Blog

Saiba quais são os benefícios da companhia de animais de estimação

in Medicina Natural
Saiba quais são os benefícios da companhia de animais de estimação

Para quem já tem um animal de estimação, muitos destes benefícios não o irão surpreender.

No entanto, estudos feitos revelam algumas vantagens que muitos desconhecem.

Um animal de estimação é bem mais que “um animal de estimação”; é um membro da família, uma companhia leal e uma forma de relacionamento não-verbal que se torna tanto ou mais intensa como a relação interpessoal entre humanos.

Quem tem um cão, um gato, um pássaro, um coelho, etc, sabe bem os sentimentos que revelam uma relação para a qual muitas vezes não existem palavras.

Está provado em diversos estudos que estes amigos trazem-nos muitas alegrias e benefícios. Incluímos este artigo na categoria de medicina natural pois sentimos que os nossos bichinhos são terapêuticos.

Leia também:

Saiba quais são os benefícios da companhia de animais de estimação

Benefícios da companhia de animais de estimação

  • Nas crianças, ajuda no desenvolvimento de capacidades de relacionamento e gera um sentimento mais apurado de responsabilidade face a crianças que não tiveram amigos de 4 ou 2 patas.
  • Em adultos, tranquilizam em caso de doença, combatem a solidão, aumentam a auto-estima e até diminuem o risco de morte.

Um estudo inglês provou que os donos de animais de estimação vão menos ao médico, e mesmo em situação de internamento em hospital saem em média 2 dias antes que pacientes “normais”. Serão saudades dos companheiros de 4 patas?

Saiba quais são os benefícios da companhia de animais de estimação

O passeio de animais, normalmente cães, permite mais relacionamentos com outros humanos que pessoas que passeiam “desacompanhadas”. Ao mesmo tempo, os donos de animais acabam por passear mais quando acompanhados pelos seus enérgicos “cãopanheiros”.

Um estudo americano revelou que ao possuir um animal doméstico, as tarefas caseiras rotineiras tornam-se menos pesadas, pois a interacção com animais liberta endromina, serotonina e dopamina – responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade. Ou seja, estes nossos amigos trazem-nos grandes momentos de alegria! Dá para perceber pelo ar palerma destes dois…

Saiba quais são os benefícios da companhia de animais de estimação

Um outro estudo demonstrou que casais com animais de estimação tendem a ter menos discussões; ao mesmo tempo que no caso das mulheres a adopção de um animal aumenta a produção de ocitocina – conhecida como a hormonal do amor responsável pela alegria que a Mãe sente durante a maternidade.

No caso da terceira idade, está provado que a companhia de um animal reduz sintomas de depressão, solidão e isolamento – tornando os donos mais sociáveis e activos.

Nas crianças, ter um animal ajuda a desenvolver capacidades físicas (é muita brincadeira), a disciplina e o sentido de responsabilidade, ao mesmo tempo que permite um melhor relacionamento com a morte. A presença de animais num lar também está provado que reduz entre 30 a 50% a tendência das crianças em desenvolver alergias a fungos e poeiras.

Como as animais são como se fossem eternas crianças que nunca atingem a maturidade é importante saber se tem alguma planta no seu jardim que seja tóxica:

Segundo pesquisas, a presença de um animal de estimação num lar reduz a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicéridos – servindo como prevenção para ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares.

Saiba quais são os benefícios da companhia de animais de estimação

Numa perspectiva de terapia ocupacional, o relacionamento com animais reduz níveis de agressividade e egoísmo, ao mesmo tempo que alivia o stress e reduz o peso das preocupações.

Muitos animais são já usados em terapias diversas, desde cavalos a cães, para variadas situações e condições de saúde. São verdadeiros milagres sempre prontos a dar amor incondicional sem esperar mais que o mesmo em troca. Infelizmente são milhares os animais mal-tratados e abandonados, devido a donos não informados sobre o que estão a “perder”.

E você, já tem um animal de estimação? 🙂

Leia também:

Alimentação saudável para animais de estimação

Saiba quais são os benefícios da companhia de animais de estimação

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *