Blog

Conheça algumas plantas venenosas que poderá ter no seu jardim

in Jardim/Horta

Conheça algumas plantas venenosas que poderá ter no seu jardim

Tem alguma destas plantas no seu jardim? Tenha especial cuidado pois são venenosas!

Para quem tem crianças, ou animais, é bastante importante saber exactamente que plantas tem no seu jardim. Algumas podem ser extremamente tóxicas e até levar à morte.

Plantas venenosas

Urtiga

A urtiga é, possivelmente, a planta mais conhecida desta lista pois toda a gente sabe que causa urticária.

Mas esta planta tem outras vantagens: é considerada um super-alimento pois é extremamente rica em Ferro, Cálcio, Magnésio – muito recomendado em casos de anemia.

Pode ser ingerida após o cozimento das suas folhas.

Se quer saber as utilidades desta planta, leia também:

Receita de sopa de urtigas

Chá medicinal de urtigas

Combata a caspa e a queda de cabelo com urtigas

Conheça algumas plantas venenosas que poderá ter no seu jardim

Vinca (Vinca major)

Trata-se de uma espécie de exteriores, rastejante (cobre a totalidade de uma superfície), sendo considerada um subarbusto, ou seja, está a meio caminho entre porte herbáceo e arbustivo. As suas flores costumam ser de cor azul ou branco. É uma planta perene e mantém-se verde durante todo o ano, mesmo na época seca.

As folhas da vinca e as flores são tóxicas pois contêm alcalóides que são prejudiciais tanto para humanos como para animais.

Ervilhas-de-cheiro

Ao contrário das outras ervilhas, estas são tóxicas e as sementes não devem ser ingeridas por seres humanos ou animais de estimação.

Saiba mais sobre esta planta:

Ervilhas de cheiro – Aprenda a cuidar desta planta

Ervilhas-de-cheiro - Aprenda a cuidar desta planta

Hera

Há quem a considere uma planta ornamental de muros e jardins, outros consideram-na uma planta invasiva que deteriora paredes e que quando invade o solo impede que outras plantas se desenvolvam. No entanto, apesar de se agarrar aos troncos das árvores, a hera não é uma planta parasita, pois não se alimenta da sua seiva.

Os seus frutos, que amadurecem na Primavera, são tóxicos e não devem ser consumidos. Aliás, todas as partes da planta fresca são venenosas podendo criar certas alergias estando em contacto com elas.

Saiba mais sobre esta planta aqui.

Hera

Lantana

A Lantana é uma planta pouco exigente, gosta de climas quentes e secos, pode ser cultivada em qualquer tipo de solo e produz flores durante todo o ano.

As suas flores atraem abelhas, borboletas e beija-flores.

Ao plantá-la no seu jardim, escolha bem o local pois é considerada uma planta invasiva. Mas este não é o único problema, as bagas deste arbusto quando ingeridas podem ser fatais.

Conheça algumas plantas venenosas que poderá ter no seu jardim

Figueira (Ficus spp)

Quem tem esta árvore de fruto no jardim deve ter especial cuidado. O látex produzido por esta planta é extremamente tóxico para animais de estimação.

Leia também: Propriedades e indicações terapêuticas dos figos

Tanaceto vulgar

Esta erva já foi muito valorizada devido às suas propriedades insecticidas, mas agora está um pouco esquecida. Esta planta perene costuma ser cultivada simplesmente pelas suas flores douradas.

O tanaceto ajuda a acelerar a compostagem. É também um excelente insecticida pois repele moscas, formigas e pulgas. Leia também: Plantas repelentes que pode usar no seu jardim

Plantados em pomares, perto de árvores de fruta, framboesas e roseiras ajudam a repelir insectos indesejáveis que afectam o seu crescimento.

Mas como “nem tudo são rosas”, o tanaceto é considerado uma planta venenosa. O óleo essencial presente nas folhas é tóxico e pode causar erupções cutâneas. O seu consumo em grandes quantidades pode levar à morte. Tenha especial atenção se tiver crianças e animais de estimação.

Conheça algumas plantas venenosas que poderá ter no seu jardim

Antúrio (Anthurium sp)

As partes tóxicas são folhas, caule e látex. O antúrio possui oxalato de cálcio – uma substância extremamente tóxica. O contacto com esta substância pode provocar queimaduras, irritação das mucosas, náuseas e inchaço.

Saiba mais sobre esta planta clicando neste link a verde: Aprende tudo sobre antúrios – uma planta de fácil manutenção

Dedaleira ou Digitalis

É bastante usada como planta ornamental em jardins.

Pode ser plantada em bordaduras, floreiras ou vasos. Crescem bem em locais secos e à sombra. Mas esta planta pode ser bastante problemáticas dado ser considerada uma das mais tóxicas.

Evite plantar estas flores se tiver crianças ou animais.

Dedaleira

Fisalis ou tomate de capuz

Esta planta cresce bem na maior parte dos solos e também em vaso. Produz frutos 3 a 4 meses após o plantio.

A cor inicial das pequenas “lanternas” é verde. Esta cor muda para amarelo no final do verão. E no torna-se alaranjada. 

Este fruto ser bastante apreciado, a planta é tóxica para animais de gado e cavalos.

Saiba mais sobre esta planta aqui.

Fisalis

Hibisco (Hibiscus)

A parte tóxica são os caules, as flores e as folhas.

O hibisco é venenoso para gatos, cães. Os animais que ingerem as folhas, flores ou caules desta planta podem sofrer sintomas de envenenamento. No início os sintomas são ao nível gastrointestinal e incluem vômito, diarreia, perda de apetite e náuseas.

Cavalinha

Esta planta pertence à família Pteridopsida e ao géneroEquisetum. Este género também incui as espécies conhecidas como milho de cobra, erva-carnuda, rabo-de-rato, cauda-de-raposa, rabo-de-cobra, cana-de-jacaré, erva-canudo, lixa-vegetal, cola-de-cavalo, entre outras.

A cavalinha é uma planta perene, não possui flores nem sementes. O caule é verde, oco e com textura áspera ao tacto devido à presença de silica.

Não deixa esta planta ao alcance dos seus animais de estimação. A cavalinha é toxica para muitos animais, em especial para os animais monogástricos tais como os cães, gatos, coelhos, aves, etc. Doses excessivas podem provocar: distensão abdominal, diarréia, hipotensão arterial, taquicardia, coma e até morte.

Se quiser saber mais sobre esta planta, leia também:

Aprenda todos os benefícios do chá de cavalinha

Extracto de cavalinha – fungicida para combater doenças nas plantas

Conheça algumas plantas venenosas que poderá ter no seu jardim

Lilium longiflorum

Esta planta pertence à família Liliaceae.

Estas flores bastante parecidas com pequenas trompetes costumam ser oferecidas pela altura da Páscoa. Mas tenha algum cuidado pois são extremamente tóxicas para gatos.

Conheça algumas plantas venenosas que poderá ter no seu jardim

Jasmim-do-paraguai (Lycianthes rantonnetii)

Trata-se de um arbusto que pode chegar até aos 4 metros de altura. Além de arbustiva, pode ser conduzida como trepadora. As folhas são finas e levemente onduladas. É uma planta que gosta de Sol pleno, solos argilosos e bem drenados.

Pertencem à família das Solanáceas, a mesma que as batatas e os tomates. É uma planta tóxica, como aliás a maioria das plantas da família Solanaceae. As bagas desta espécie são venenosas se ingeridas.

Conheça algumas plantas venenosas que poderá ter no seu jardim

Se quiser conhecer mais algumas plantas consideradas venenosas leia também:

Plantas tóxicas que deve evitar ter em casa

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *