Blog

Aprenda todos os benefícios do chá de cavalinha

in Medicina Natural
Aprenda todos os benefícios do chá de cavalinha

A cavalinha é uma das fontes mais abundantes de sílica no reino vegetal, tanto que pode até ser usada para polir metais.

Esta planta pertence à espécie Equisetum arvense L.

Antigamente era utilizada em forma de sumo, chá ou tintura para tratar certos problemas de saúde: tuberculose, inchaço, perda súbita de peso, diabetes, problemas renais, problemas de bexiga, artrite e outras infecções.

Esta planta é extremamente rica em várias substâncias benéficas que ajudam a combater inflamações e infecções. Por isso, não é de admirar que tenha a capacidade para tratar uma variedade de doenças.

– Vitamina E
– Vitamina B1 – tiamina
– Vitamina B2 – riboflavina
– Vitamina B3 – niacina
– Vitamina B5 – ácido pantoténico
– Vitamina B6 – piridoxina
– Ácido fólico
– Vitamina C
– Vitamina K
– Potássio
– Sódio
– Cálcio
– Magnésio
– Ferro
– Zinco
– Cobre
– Compostos fenólicos
– Sílica
– Ácido quinurénico
– Clorofila

Aprenda todos os benefícios do chá de cavalinha

Benefícios da cavalinha

1. Tratamento de feridas e queimaduras

Já nos tempos antigos a cavalinha era usada para curar feridas mais rapidamente, úlceras, inflamações da pele e estancar hemorragias.

Para tratar feridas e queimaduras aplique chá de cavalinha directamente na zona afectada com a ajuda de uma compressa embebida na infusão.

Também pode aplicar uma pomada feita à base de cavalinha.

2. Fortalece os cabelos e as unhas

Como já foi mencionado, a cavalinha é uma das fontes naturais mais ricas em sílica. A sílica é um nutriente conhecido por melhorar a saúde da pele, cabelos e unhas pois promove a criação de colagénio. À medida que a pele envelhece, o colagénio decompõe-se naturalmente e a pele tem menor capacidade de o restaurar. Desta forma a cavalinha combate o envelhecimento e tonifica a pele.

Pode utilizar chá de cavalinha directamente na pele ou internamente.

3. Fortalece os ossos

Devido ao seu alto teor em sílica (um mineral necessário para a saúde dos ossos), a cavalinha fortalece os ossos.

A sílica estimula os osteoblastos (responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea) a aumentarem a síntese de colagénio. O colagénio é uma proteína que fornece a estrutura dos ossos, enquanto que o cálcio e outros minerais preenchem e fortalecem essa estrutura.

Também inibe os osteoclastos – células que reabsorvem o tecido ósseo). A reabsorção óssea ocorre quando os osteoclastos quebram o tecido ósseo e libertam os minerais necessários para uma boa saúde óssea.

4. Remove os metais pesados do organismo

A planta cavalinha retira os metais pesados ​​presentes no solo ajudando a remineralizá-lo. Esta planta faz exactamente o mesmo com o nosso corpo.

Os metais pesados ​​causam um grande impacto no nosso organismo. Provocam distúrbios no sistema nervoso (demência e Alzheimer), afectam negativamente o tracto digestivo, desencadeiam doenças auto-imunes e até provocam o aparecimento de cancro.

5. Reduz inflamações

A cavalinha possui propriedades anti-inflamatórias. Por isso não é de admirar que esta erva faça “milagres” em pessoas com doenças articulares degenerativas.

Inflamações de pele também podem ser aliviadas com chá de cavalinha aplicado directamente nas zonas afectadas por acne, eczemas, etc.

Junte 1/2 chávena de cavalinha a uma chávena de água de água a ferver. Deixe repousar até repousar. Coe e adicione o chá num frasco de spray. Lave primeiro as zonas afectadas e depois aplique o spray.

6. Ajuda a relaxar e induz o sono

A cavalinha possui substâncias sedativas seguras e suaves na sua composição.

Também é rica em cálcio que é um mineral responsável por acalmar os nervos. O chá de cavalinha ajuda a reduzir a irritabilidade, a hiperactividade e as insónias.

7. Combate o cancro

As propriedades antioxidantes e antiproliferativas da cavalinha ajudam a inibir o crescimento de células cancerígenas.

Aprenda todos os benefícios do chá de cavalinha

8. Fungicida natural para a horta / jardim

A cavalinha possui propriedades antifúngicas e o seu extracto pode ser utilizado para combater pragas e doenças nas suas plantas! Leia também:

Tratamentos naturais

Esta planta pode ser usada interna ou externamente.

Faça uma infusão forte com um punhado de ervas secas de cavalinha em 2 chávenas de água a ferver. Deixe a ferver durante 10 minutos. Retire do lume e deixe em repouso durante uma a sete horas. Quanto mais tempo deixar em repouso mais forte será a infusão.

Uso interno:

Beba 1 chávena de chá de cavalinha durante 2 semanas.

Uso externo:

Tónico para a pele – Utilize uma máscara de tecido embebida na infusão de cavalinha. Deixe actuar durante meia hora.

Cabelos – Após lavar o seu cabelo molhe-o com a infusão. Deixe o cabelo secar ao natural.

Dores de garganta / Gengivites – Misture um pouco de flor de sal à infusão e gargareje com essa mistura algumas vezes por dia até que os sintomas comecem a diminuir.

Infecções urinárias – Coloque 10 colheres de chá de ervas secas de cavalinha num litro de água a ferver. Deixe em repouso durante 10 a 15 minutos. Adicione a infusão à água do banho. Os banhos devem durar pelo menos 15 minutos e devem ser feitos duas a três vezes por semana.

Observação: A cavalinha quando consumida em grande quantidade, e durante um grande período de tempo, pode causar a perda de minerais importantes para o organismo. Os sintomas normalmente são: dores de cabeça, desidratação, diarreia, perda de peso, alteração da frequência cardíaca e fraqueza muscular, etc. Por isso limite o seu uso, por exemplo: utilize durante 2 semanas e páre durante uma semana.

Contra-indicações:

  • pessoas com histórico familiar de pedras nos rins
  • pessoas com hipertensão renovascular
  • pessoas com insuficiência cardíaca
  • lactantes

Já começaram a consumir chá de cavalinha? De que estão à espera?

Aprenda todos os benefícios do chá de cavalinha

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *