Blog

Aprenda a fazer os seus próprios sacos reutilizáveis!

in Soluções para casa
Aprenda a fazer os seus próprios sacos reutilizáveis!

Desista dos sacos plásticos e comece a usar sacos reutilizáveis quando vai às compras!

Sabia que cerca de metade da produção anual de sacos de plástico é destinada a ser usada uma única vez? Por ano estima-se que sejam utilizados, no mundo inteiro, quatro triliões de sacos de plástico! E só apenas 1% desses sacos é reciclado.

Outro pormenor é que a maioria das zonas não tem a capacidade para reciclar os sacos plástico, mesmo que quisessem.

Muitos supermercados e mercearias estão a começar a incentivar o uso de sacos reutilizáveis para transportar as suas compras, mas ainda assim oferecem sacos descartáveis na secção de legumes e frutas. Também algumas destas superfícies comerciais já optaram por substituir esses sacos descartáveis por sacos de plástico biodegradáveis. Mas este esforço por parte dos comerciantes acaba por ser em vão pois vários estudos apontam que esses sacos supostamente biodegradáveis ao final de três anos continuam a não se decompôr.

Por isso, a solução está nas nossas mãos – teremos de começar a usar sacos reutilizáveis e dizermos não aos de plástico. Para além disso, podemos personalizar os sacos ao nosso gosto, que passa pelo tamanho, padrão, tipo de tecido, etc.

Aprenda a fazer os seus próprios sacos reutilizáveis!

Uma excelente ideia é reutilizar, por exemplo, lençóis velhos ou camisas para fazer os seus sacos!

Se preferir, pode usar tecido de rede (daquele usado para fazer forros de calções de banho). Este tecido é muito barato e é fácil de encontrar em qualquer loja de tecidos. Ou então puxar pela criatividade e fazer alguns sacos em crochet!

Aprenda a fazer os seus próprios sacos reutilizáveis!

Para terminar, leve uma cesta de verga para transportar todas as compras que fizer – para além de darem imenso jeito ainda por cima estão na moda!

Como fazer sacos reutilizáveis

O que vai precisar:

  • pedaços de tecido
  • agulha e linha de coser
  • fitas de tecido
  • tesoura
  • 1 alfinete de dama

Comece por recortar os pedaços de tecido nos tamanhos pretendidos (pode fazer sacos de vários tamanhos consoante a utilidade que lhes quiser dar).

Dobre a parte de cima do tecido, cerca de 2cm, onde a fita irá passar e use o ferro para vincar a dobra. Deixe uma margem de 0,5cm nas laterais.

A seguir, comece a coser a dobra por onde a fita vai passar. E depois deverá coser as laterais do saco.

Aprenda a fazer os seus próprios sacos reutilizáveis!

Vire do avesso e com a fita presa a um alfinete de dama, insira o alfinete numa das aberturas e passe-o até à outra abertura.

Dê um nó juntando os dois lados da fita e está pronto!

Aprenda a fazer os seus próprios sacos reutilizáveis!
Imagens: Natural Living Ideas

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *