Blog

Aprenda a fazer velas com aroma a café e baunilha

in Soluções para casa
Aprenda a fazer velas com aroma a café e baunilha

Fazer as próprias velas só traz benefícios para a nossa saúde bem como são um óptima ideia para presentes baratos em épocas festivas.

Quem não gosta de acender umas velinhas para tornar a casa mais acolhedora? Mas sabiam que este acto aparentemente inofensivo pode encher a sua casa de químicos prejudiciais para a sua saúde.

Especialistas dizem que os perfumes presentes nas velas, nos ambientadores e em produtos de limpeza contêm limoneno, que ao reagir com outros gases no ar transforma-se em formaldeído. Numa sala mal ventilada os níveis de formaldeído podem alcançar níveis bastante perigosos. Investigadores descobriram ainda que o formaldeído criado quando o limoneno entra em contacto com o ozono presente no ar atinge níveis que podem provocar cancro (no nariz e na garganta). Também pode causar sintomas como tosse, dores de garganta, comichão nos olhos, etc.

As velas feitas com cera de soja não são tóxicas nem emitem qualquer fuligem que possa escurecer as paredes nem largam substâncias cancerígenas para o nosso organismo. Para além disso, estas velas são bio-degradáveis ​​e fáceis de remover de qualquer superfície.

Em termos de custos, o óleo de soja reduz o ponto de fusão da vela, o que significa que a vela dura mais tempo do que as velas de parafina.

Leia também:

Velas caseiras de café e baunilha

Material:

  • cera de soja para velas
  • pavios
  • recipientes de vidro
  • extracto de baunilha
  • grão de café
  • vagem de baunilha picada

Esta receitinha não tem quantidades pois é muito fácil de fazer “a olho”!

Comece por colar os pavios no fundo dos recipientes.

Aprenda a fazer velas com aroma a café e baunilha

A seguir, aqueça a cera em banho maria. Adicione um pouco de extracto de baunilha (1 colher de chá por recipiente). Despeje uma pequena camada de cera e adicione os grãos de café e os pedaços da vagem de baunilha. Pode usar um pauzinho para mexer a cera e redistribuir o café e a baunilha.

Leia também:

Aprenda a fazer as suas próprias velas de cera de abelha

Aprenda a fazer extractos aromatizados

Preencha o resto do recipiente com a cera segurando na ponta do pavio. No final, quando a cera endurecer basta aparar o pavio para não ficar demasiado comprido.

Aprenda a fazer velas com aroma a café e baunilha
Imagens: Arsenic and Old Place

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *