Desinfectante enzimático feito com restos de cozinha

Aprenda a fazer um desinfectante enzimático – um produto multifacetado que pode ser utilizado na limpeza da sua casa e do seu carro!
Comprar álcool e gel para desinfectar as mãos não é a única solução preventiva. Para além de desinfectarem as mãos, com frequência, também devem adoptar certas medidas preventivas na vossa casa e no vosso local de trabalho.
Os desinfectantes contêm substâncias activas, que permitem eliminar bactérias, fungos e vírus. Além de funcionais, devem ser seguros para o ambiente em que estão a ser utilizados, incluindo para o seu utilizador.
Qualquer produto de limpeza desinfectante necessita ficar a actuar, pelo menos 5 a 10 minutos, após a sua aplicação. Só assim consegue eliminar qualquer agente biológico.
Dica: A lixívia desinfecta mas não limpa – a lixívia é um poderoso agente desinfectante, mas para actuar as superfícies têm de estar limpas. Para isso, têm de utilizar previamente um detergente antes da lixívia.
Leia também:

Receitas de desinfectantes naturais para as mãos
Este desinfectante enzimático é tão multifacetado que pode ser utilizado com diversas finalidades: como spray multiusos para limpar superfícies, sanitários, azulejos, entre outros; ajuda a remover manchas e maus odores das roupas; pode ser utilizado para eliminar pesticidas de frutas e verduras; como repelente natural de insectos; para lavar o carro; óptimo para neutralizar os maus odores provenientes dos animais de estimação, ajuda também a remover o cheiro de urina tanto de cães como de gatos, etc.
Para terminar, este produto é 2 em 1 pois as cascas das frutas utilizadas podem ser reutilizadas para fazer uma pasta de limpeza!
Os ingredientes são só 4 e são facílimos de encontrar. O único ponto desfavorável é que este produto pode demorar 3 meses a fermentar. Mas não se assustem! Para acelerar o processo podem acrescentar levedura em pó e a mistura ficará pronta em 2 a 3 semanas.
Vantagens
- é natural;
- não contém substâncias tóxicas;
- é amigo do ambiente;
- é feito com restos de cozinha;
- é eficaz;
- pode fazer 2 produtos de limpeza num só.

Desinfectante enzimático
Ingredientes:
- 1L de água destilada ou de nascente
- 300g de cascas de citrinos ou cascas de ananás
- 100g de açúcar amarelo
- 1 colher de chá de levedura em pó
- 1 garrafa com capacidade para 2L
Coloque o açúcar, a levedura, a água e as cascas das frutas cortadas em pedaços pequenos dentro de um liquidificador. Misture bem. Guarde a mistura numa garrafa tapada.
Agite bem a garrafa, durante 1 minuto para que o açúcar se dissolva.
Desenrosque ligeiramente a tampa para deixar sair qualquer gás produzido durante o processo e guarde a garrafa num local fresco e escuro durante um mês. Agite a garrafa pelo menos 3 vezes por semana ou sempre que se lembre (não se esqueça de apertar a tampa e voltar a deixá-la desenroscada para evitar explosões).
Após a fermentação, coe a mistura. O líquido pode ser diluído em água (destilada ou de nascente) – ½ chávena de líquido fermentado para 1L de água. Guarde o preparado dentro de uma garrafa, devidamente rotulada e tapada dentro do frigorífico.
Não ponha as cascas fora pois podem ser utilizadas para fazer uma pasta de limpeza.
A levedura é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e em supermercados bio!
Validade: 1 mês

Utilizações
Multisuperfícies – Adicionem ½ chávena do líquido fermentado a 1L de água destilada ou de nascente.
Limpeza de sanitários – 1 parte de líquido fermentado para 10 partes de água destilada ou de nascente.
Maus odores provenientes dos ralos dos lava-loiças ou de sanitários – Utilizem directamente o líquido fermentado sem o diluir.
Eliminar pesticidas de legumes e frutas – 1 parte de líquido fermentado para 10 partes de água destilada ou de nascente.
Limpeza do chão – 1 parte de líquido fermentado para 20 partes de água destilada ou de nascente. Reutilizem a água para regar as plantas.
Repelente natural de insectos (formigas e baratas) – Utilizem directamente o líquido fermentado sem o diluir.
Remoção de manchas e odores persistentes – Utilizem directamente o líquido fermentado sem o diluir.
Máquina de loiça ou de roupa – Utilizem directamente ¼ de chávena do líquido fermentado, sem o diluir, na máquina.
- Utilizem para loiça e roupa 1/4 de chávena de enzima na máquina
Lavar o carro – 1 parte de líquido fermentado para 20 partes de água destilada ou de nascente.
