Blog

Desinfectante enzimático feito com restos de cozinha

em Soluções para casa
Desinfectante enzimático feito de cascas de frutas

Aprenda a fazer um desinfectante enzimático – um produto multifacetado que pode ser utilizado na limpeza da sua casa e do seu carro!

Comprar álcool e gel para desinfectar as mãos não é a única solução preventiva. Para além de desinfectarem as mãos, com frequência, também devem adoptar certas medidas preventivas na vossa casa e no vosso local de trabalho.

Os desinfectantes contêm substâncias activas, que permitem eliminar bactérias, fungos e vírus. Além de funcionais, devem ser seguros para o ambiente em que estão a ser utilizados, incluindo para o seu utilizador.

Qualquer produto de limpeza desinfectante necessita ficar a actuar, pelo menos 5 a 10 minutos, após a sua aplicação. Só assim consegue eliminar qualquer agente biológico.

Dica: A lixívia desinfecta mas não limpa – a lixívia é um poderoso agente desinfectante, mas para actuar as superfícies têm de estar limpas. Para isso, têm de utilizar previamente um detergente antes da lixívia.

Leia também:

Receitas de desinfectantes naturais para as mãos

Receitas de desinfectantes naturais para as mãos

Este desinfectante enzimático é tão multifacetado que pode ser utilizado com diversas finalidades: como spray multiusos para limpar superfícies, sanitários, azulejos, entre outros; ajuda a remover manchas e maus odores das roupas; pode ser utilizado para eliminar pesticidas de frutas e verduras; como repelente natural de insectos; para lavar o carro; óptimo para neutralizar os maus odores provenientes dos animais de estimação, ajuda também a remover o cheiro de urina tanto de cães como de gatos, etc. 

Para terminar, este produto é 2 em 1 pois as cascas das frutas utilizadas podem ser reutilizadas para fazer uma pasta de limpeza!

Os ingredientes são só 4 e são facílimos de encontrar. O único ponto desfavorável é que este produto pode demorar 3 meses a fermentar. Mas não se assustem! Para acelerar o processo podem acrescentar levedura em pó e a mistura ficará pronta em 2 a 3 semanas. 

Vantagens

  • é natural;
  • não contém substâncias tóxicas;
  • é amigo do ambiente;
  • é feito com restos de cozinha;
  • é eficaz;
  • pode fazer 2 produtos de limpeza num só.

Desinfectante enzimático feito de restos de cozinha

Desinfectante enzimático

Ingredientes:

  • 1L de água destilada ou de nascente
  • 300g de cascas de citrinos ou cascas de ananás
  • 100g de açúcar amarelo
  • 1 colher de chá de levedura em pó 
  • 1 garrafa com capacidade para 2L

Coloque o açúcar, a levedura, a água e as cascas das frutas cortadas em pedaços pequenos dentro de um liquidificador. Misture bem. Guarde a mistura numa garrafa tapada.

Agite bem a garrafa, durante 1 minuto para que o açúcar se dissolva. 

Desenrosque ligeiramente a tampa para deixar sair qualquer gás produzido durante o processo e guarde a garrafa num local fresco e escuro durante um mês. Agite a garrafa pelo menos 3 vezes por semana ou sempre que se lembre (não se esqueça de apertar a tampa e voltar a deixá-la desenroscada para evitar explosões).

Após a fermentação, coe a mistura. O líquido pode ser diluído em água (destilada ou de nascente) – ½ chávena de líquido fermentado para 1L de água. Guarde o preparado dentro de uma garrafa, devidamente rotulada e tapada dentro do frigorífico.

Não ponha as cascas fora pois podem ser utilizadas para fazer uma pasta de limpeza.

A levedura é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e em supermercados bio!

Validade: 1 mês

Desinfectante enzimático feito de restos de cozinha

Utilizações

Multisuperfícies – Adicionem ½ chávena do líquido fermentado a 1L de água destilada ou de nascente. 

Limpeza de sanitários – 1 parte de líquido fermentado para 10 partes de água destilada ou de nascente.

Maus odores provenientes dos ralos dos lava-loiças ou de sanitários – Utilizem directamente o líquido fermentado sem o diluir.

Eliminar pesticidas de legumes e frutas – 1 parte de líquido fermentado para 10 partes de água destilada ou de nascente.

Limpeza do chão – 1 parte de líquido fermentado para 20 partes de água destilada ou de nascente. Reutilizem a água para regar as plantas.

Repelente natural de insectos (formigas e baratas) – Utilizem directamente o líquido fermentado sem o diluir.

Remoção de manchas e odores persistentes – Utilizem directamente o líquido fermentado sem o diluir.

Máquina de loiça ou de roupa – Utilizem directamente ¼ de chávena do líquido fermentado, sem o diluir, na máquina.

  • Utilizem para loiça e roupa 1/4 de chávena de enzima na máquina

Lavar o carro – 1 parte de líquido fermentado para 20 partes de água destilada ou de nascente.

Desinfectante enzimático feito de cascas de frutas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *