Blog

Decoração de ovos da Páscoa com corantes naturais

in Sabores
Decoração de ovos da Páscoa com corantes naturais

Querem decorar ovos da Páscoa? Existem variados corantes naturais no vosso frigorífico e na vossa despensa!

Neste artigo vamos ensinar como podem obter cores como amarelo, cor-de-rosa, laranja, verde e azul utilizando legumes e especiarias que normalmente têm em casa.

Este é um projecto bastante interessante e educativo para fazerem com as vossas crianças e também é uma óptima forma para os manter entretidos.

Para fazerem este projecto vão precisar de ovos, uma tigela e uma colher de sopa para cada cor de ovo, água, uma panela, vinagre, paciência e criatividade!

Os corantes naturais demoram muito mais tempo a tingir os ovos do que os corantes alimentares. Os corantes naturais demoram 2 a 6 horas já os corantes alimentares bastam 10 minutos.

Ovos de Páscoa

Sugerimos que juntem os ingredientes (corantes naturais) à água da cozedura dos ovos. E fervam os ovos no mínimo de água possível.

Regra geral, se estiverem a utilizar alimentos como corantes devem usar 2 chávenas ou mais desse alimento. No caso de estarem a utilizar especiarias, usem 2 colheres de sopa dessa especiaria.

No caso do uso de sumos utilize-os para cozer os ovos e junte água somente se os ovos não estiverem totalmente cobertos.

Por fim, depois dos ovos tingidos podem esfregá-lo com um pouco de azeite para ficarem bem brilhantes e ainda mais apelativos!

Exemplo do procedimento

Se quiserem tingir 3 ovos de azul, junte 2 chávenas de folhas de repolho roxo picadas e água suficiente para cobrir os ovos.

Quando a água ferver deixem cozer durante 12 minutos. Retirem os ovos da panela e coloquem-nos numa tigela. Despejem um pouco do líquido da panela na tigela (o suficiente para cobrir os ovos) e adicionem 2 a 3 colheres de sopa de vinagre branco.

Deixem em repouso durante 10 a 30 minutos, ou até que a cor desejada seja alcançada. Para cores mais escuras coloquem a tigela com os ovos no frigorífico e verifiquem a cada duas horas ou deixem em repouso durante toda a noite.

Corante amarelo

Açafrão ou cúrcuma: O açafrão é sem dúvida o melhor corante para obterem a cor amarela. Bastam 8 minutos para tingir os ovos.

Coloquem 2 colheres de sopa de açafrão na água de cozer os ovos.

Cascas de laranja: O tingimento com cascas de laranja não é tão brilhante quanto o tingimento com açafrão.

Cozam os ovos com as cascas de laranja. Depois coloquem os ovos dentro de uma taça com água e com mais cascas de laranja e deixem em repouso, no frigorífico, durante toda a noite.

Semente de aipo: Estas sementes como corante amarelo-esverdeado.

Juntem as sementes de aipo à água da cozedura dos ovos. Após os ovos estarem cozidos deixem-nos dentro da mesma água durante 6 horas.

Chá verde: Acrescentem chá verde à água de cozedura dos ovos.produz uma cor chartreuse clara e adorável. Você pode ver meus chás favoritos para morrer de ovos neste post.

Decoração de ovos da Páscoa com corantes naturais

Corante cor-de-rosa

Sumo de beterraba: Este é, possivelmente, o número 1 de todos os corantes naturais e dos mais rápidos a tingir.

Comecem por cozer os ovos comas cascas da beterraba. Depois triturem a polpa e juntem um pouco de água para fazer sumo de beterraba. Coloquem os ovos dentro de uma taça com o sumo de beterraba e 3 colheres de vinagre branco. Ao fim de 15 a 20 minutos os ovos já devem estar tingidos.

Framboesas: Mergulhem os ovos numa chávena de framboesas trituradas durante 4 horas.

Cascas de cebola roxa: A cor fica muito ténue pelo que não aconselhamos este corante. De qualquer forma, se quiserem experimentar, basta cozerem os ovos juntamente com as cascas de cebola.

Decoração de ovos da Páscoa com corantes naturais

Corante laranja

Cascas de cebola: Cozam os ovos numa chávena e meia de água juntamente com cascas de 2 cebolas.

Colorau ou paprica: Demorou cerca de 4 horas para obter a cor desejada.

Decoração de ovos da Páscoa com corantes naturais

Corante verde

A cor verde é a mais difícil de obter com corante naturais.

Espinafres: Os espinafres funcionam muito bem e só necessitam de 2 horas para tingir os ovos.

Juntem 2 chávenas de espinafres à água da cozedura. Deixem os ovos em repouso dentro dessa água durante 2 horas.

No entanto, estavamos à espera que o tom fosse mais garrido e brilhante.

Folhas de couve: Ao contrário do que possa parecer, esta couve dá um tom mais amarelado do que verde.

Juntem 2 chávenas de folhas de couve (cortadas às tiras) à água da cozedura. Deixem os ovos em repouso dentro dessa água durante toda a noite.

Para adquirirem um tom verde mais interessante misturem o corante de açafrão com o corante de folhas de repolho roxo.

Decoração de ovos da Páscoa com corantes naturais

Corante azul / roxo

Amoras: As amoras dão uma cor linda.

Usem 1 chávena de amoras trituradas. Coloquem os ovos mergulhados no sumo de amora durante 2 a 4 horas.

Sumo de uvas roxas: Cozam os ovos no sumo de uvas.

Folhas de repolho roxo: dá a cor mais bonita de todos os tempos e é um dos corantes mais rápidos. Utilizar 2 chávenas de folhas de repolho cortadas às tiras na água da cozedura e por fim coloque 2 colheres de sopa de vinagre branco.

Chá de hibisco: Usar 3 colheres de sopa deste chá juntamente com 2 colheres de vinagre branco na água da cozedura. Ao final de 10 minutos os ovos já devem estar tingidos.

Mirtilos: Os mirtilos dão um tom azul escuro. Podem utilizar mirtilos congelados. Usem 2 chávenas de mirtilos triturados e coloquem na água da cozedura.

Dica: Outra opção será mergulhar os ovos em vinho tinto!

Decoração de ovos da Páscoa com corantes naturais

Corante castanho

Café ou chá preto: Utilizem café feito e chegarão ao tom em uma ou duas horas.

Decoração de ovos da Páscoa com corantes naturais


Conclusão

Houve certos corantes que não deveriam resultar na cor castanha como é o caso do sumo de uvas roxas e as cascas de cebola roxa. Achamos que o mesmo se deve à qualidade dos produtos utilizados, e que pode variar bastante dependendo dos produtos que vocês estão a usar.

Se souberem que variedades ou outros produtos que funcionem melhor deixem nos comentários!

Decoração de ovos da Páscoa com corantes naturais

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *