Blog

Caládio – Aprenda a cuidar desta planta ornamental

in Jardim/Horta
Caládio - Aprenda a cuidar desta planta ornamental

Gosta desta planta mas não sabe como cuidar dela? Não se preocupe, leia as nossas dicas! Se esta planta for bem cuidada pode durar anos!

Os caládios também são conhecidos popularmente como: coração-de-Jesus devido às suas folhas terem o formato de um coração.

Esta planta tropical possui uma folhagem multicolorida, rajada ou pintalgada, que pode ser verde, branca, vermelha ou rosa. Existem mais de 1000 variedades de caládios, algumas são mais indicadas para o jardim e outras devem ser cultivadas em ambientes internos.

Apesar de se tratar de uma planta bastante bonita deve ter especial cuidado com crianças e animais pois é considerada tóxica. Leia também:

Caládio

Os caládios são plantas de baixíssima manutenção. Podem ser encontrados à venda em vasos ou em bolbos.

Além de poder ser mantida em vasos em casa (próximo de janelas ou varandas) também pode ser plantada em canteiros ou bordaduras.

No outono e na região Sul esta planta começa a secar e as folhas acabam por cair, entrando o bolbo em dormência até à Primavera. Se tiver a planta em vaso páre com as regas.

Os bolbos podem ser retirados e guardados até à Primavera para serem novamente plantados.

Caládio - Aprenda a cuidar desta planta ornamental

Cultivo

Na maior parte das vezes cada bolbo possui um grande rebento (broto) que geralmente é rodeado por outros mais pequenos. Para facilitar o crescimento desses brotos mais pequenos,após o plantio, pode cortar o broto grande com uma faca afiada.

Se plantar os bolbos em vasos, dentro de casa, mantenha os vasos numa divisão quente com bastante luz até que as temperaturas exteriores estejam quentes o suficiente para o transplante.

Os bolbos devem ser plantados com cerca de 2,5 a 5cm de profundidade. As protuberâncias / brotos devem ficar voltados para cima. Embora, por vezes, isso possa ser difícil de distinguir em algumas variedades, aquelas que são plantadas de cabeça para baixo ainda irão brotar, apenas mais lentamente.

Se optar por plantá-los no jardim certifique-se de que o bolbo fica enterrado com 10 a 15cm de profundidade e 10 a 15cm de distância entre eles.

Assim que iniciar o calor notará o bolbo a começar a brotar.

Caladium - Aprenda a cuidar desta planta ornamental

Tipo de solo

Estas plantas crescem em solos húmido, soltos, bem drenados e ricos em matéria orgânica.

Luz

Gosta de luminosidade intensa mas indirecta e meia sombra.

Caládio - Aprenda a cuidar desta planta ornamental

Regas

Os caládios apreciam a humidade mas não toleram ficar encharcado.

Precisam ser regados regularmente, especialmente durante condições secas. Recomenda-se regá-los semanalmente.

Quando plantados em vasos devem ser verificados diariamente e regados conforme necessário.

Aplique uma cobertura morta de solo à volta das plantas para ajudar a conservar a humidade, mesmo quando plantados em vasos. Leia também:

Propagação

Multiplica-se por separação dos bolbos quando a planta entra em repouso.

Esta técnica é feita antes da brotarem, no final do Inverno. Com uma faca limpa e afiada, corte os bolbos em pedaços. Coloque cada pedaço sobre uma folha de jornal para que se forme uma película na zona do corte.

A seguir, plante cada bolbo em vasos individuais. Mantenha o solo húmido mas não em demasia e cubra os vasos com plástico.

Mantenha em estufa com temperatura entre os 19ºC e os 21ºC. Ao final de 2 semanas já será possível ver um broto a surgir.

Manutenção

Como se trata de uma planta considerada perene, devem ser desenterrados no Outono e armazenados em ambientes fechados durante Inverno intensos.

Quando a folhagem fica amarela e começa a cair, os caladiums podem ser cuidadosamente retirados do solo. Coloque as plantas num local quente e seco durante algumas semanas, de forma a secarem. A seguir, corte a folhagem e coloque os bolbos num saco ou numa caixa e cubra-os com turfa seca. Armazene os bolbos num local fresco e seco.

Na primavera pode voltar a plantá-los ao ar livre.

Caso tenha a planta em vasos, estas podem passar o Inverno dentro de casa.

Caládio - Aprenda a cuidar desta planta ornamental

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *