Blog

10 Utilidades extraordinárias do vinagre no jardim e na horta

in Jardim/Horta
Utilidades extraordinárias do vinagre no jardim e na horta

O vinagre de vinho branco é produto natural que tem diversas utilidades no jardim e na horta. Saiba quais!

A maioria dos pesticidas e fertilizantes químicos para além de serem caros também são prejudiciais ao meio ambiente e para a nossa saúde. Por isso se está à procura de opções mais ecológicas o vinagre é uma óptima solução.

O vinagre de vinho branco tem bastantes utilidades seguras e ecológicas na protecção da sua horta e das ferramentas de jardinagem. É um produto extremamente barato, fácil de encontrar e mais importante que isso, é totalmente inofensivo tanto para a sua família como para o seu jardim.

Utilidades do vinagre na horta

1. Formigas

O vinagre actua como insecticida orgânico.

Aplique vinagre em todas as zonas onde encontrou formigas. Faça reaplicações de 3 em 3 dias para se livrar delas e mantê-las longe dos seus vegetais.

2. Limpar a ferrugem das ferramentas de jardinagem

Limpe as ferramentas enferrujadas com vinagre não diluído. Mergulhe-as em vinagre durante alguns minutos. A seguir, passe as ferramentas por água e seque-as antes de as guardar.

3. Lesmas e caracóis

O vinagre de vinho branco mantém as lesmas e os caracóis longe do seu jardim. Gostamos de chamar ao vinagre – produto “anticaracol”!!!

4. Cães, gatos, ratos, toupeiras, coelhos e outros roedores

Estes animais odeiam o cheiro de vinagre. Por isso se o seu “filho de 4 patas” gosta de ir fazer asneiras na sua horta / jardim borrife vinagre à volta das suas plantas.

Outra dica é mergulhar roupas velhas em vinagre e pendurá-las em estacas no jardim. Sempre que chover lembre-se que deve voltar a molhar as roupas com vinagre.

Utilidades extraordinárias do vinagre no jardim e na horta

5. Mosca da fruta

Faça uma armadilha para a mosca da fruta. Numa garrafa de plástico junte 1 copo de água, 1/2 chávena de vinagre branco, 1/4 chávena de açúcar e 1 colher de sopa de mel. Mexa bem.

Pendure a garrafa destapada numa árvore de fruto que esteja a ser afectada. Também pode optar por tapar a garrafa e fazer um furo a meio da garrafa. Certifique-se de que o furo é grande o suficiente para as moscas conseguirem entrar.

6. Germinação de sementes

Use vinagre branco para germinar sementes de plantas que não germinam facilmente.

7. Prolongar a vida de flores em jarras

Para que as suas flores durem mais tempo misture 2 colheres de sopa de vinagre branco, 1 colher de chá de açúcar num litro de água. A seguir, apare os caules das flores.

Troque a solução a cada 5 dias ou antes, se necessário.

8. Refrescar plantas que gostam de acidez

Plantas como as gardénias, rododendros e azáleas gostam de acidez. Adicione uma chavena de chá de vinagre a 3 L de água e regue estas plantas. As plantas vão crescer mais rapidamente!

9. Limpeza de vasos de barro

Os vasos de barro (por serem porosos) ajudam a manter a terra húmida o suficiente mas não demasiado encharcada e ainda protegem as raízes das plantas do sobreaquecimento no Verão.

A sua cor alaranjada dá um aspecto bonito aos nossos jardins. Porém, os vasos de barro absorvem minerais, cálcio e sal provenientes da água e dos fertilizantes. Por este motivo acabam por ficar com manchas. Mas o vinagre ajuda a devolver-lhes a sua cor natural.

Remova os resíduos e as crostas dos vasos com uma escova. Depois de limpar a sujidade superficial, mergulhe os vasos numa solução de vinagre com água durante meia hora – 1 chávena de vinagre branco para 3 ou 4 chávenas de água. Para resíduos mais difíceis como os que ficam no rebordo dos vasos use vinagre puro para limpá-los.

Leia também:

10. Herbicida natural

Num jardim, numa horta ou numa quinta existem muitas zonas de convívio, trabalho e passagem onde crescem persistentemente as chamadas “ervas daninhas“.

Opte por um herbicida natural feito com vinagre. Leia também:

Se gosta de dicas naturais e ecológicas para o jardim / horta, leia também:

Utilidades extraordinárias do vinagre no jardim e na horta

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *