Blog

Aprenda como plantar, colher e conservar tupinambos

in Jardim/Horta
Aprenda como plantar, colher e conservar tupinambos

Esta planta nativa da América do Norte chamada tupinambo, também é popularmente conhecida por girassol batateiroalcachofra-girassol.

Pertence à espécie Helianthus tuberosus e à família Asteraceae.

Estas bonitas flores não só iluminam a paisagem como também proporcionam uma fartura de alimento.

Tanto as pétalas das flores como os seus tubérculos são comestíveis. Para saber mais sobre os benefícios, leia também:

As flores são bastante atractivas para as borboletas e outros insectos polinizadores para o seu jardim. Leia também:

Como plantar tupinambos

Esta planta vivaz pode atingir os três metros de altura sendo ideal para formar barreiras de protecção contra o vento de forma a proteger a sua horta / jardim.

Dica: Estudos apontam para a sua utilização depois de desbravar silvas, já que plantá-los no seu lugar parece ser uma prática com bons resultados!

Semear / plantar

As sementes são parecidas com as dos girassóis (os pássaros também as adoram). Estas podem ser semeadas, mas o mais comum é a plantação dos tubérculos.

Plante-os tal como faz com as batatas. Se forem pequenos podem ser plantados inteiros, se forem maiores pode cortá-los mas cerifique-se que cada pedaço tem, pelo menos, 2 ou 3 brotos.

Mantenha-os espaçados entre 30 a 60cm e plante-os a uma profundidade de 10 a 15 cm. As fileiras devem ficar espaçadas 50 cm a um metro entre si.

Pode também semear as sementes em vasos e mais tarde transplantar as plantas para o solo. Mas normalmente esta cultura faz-se já no local definitivo.

O plantio deve ser feito durante a Primavera.

Aprenda como plantar, colher e conservar tupinambos

Tipo de solo

Prefere solos férteis, ricos em matéria orgânica, bem drenados e sem pedras ou outros possíveis obstáculos que impeçam os tubérculos de se multiplicarem. Mas também podem ser cultivados em solos pobres.

O tamanhos dos tubérculos irá variar consoante o solo seja ou não fértil.

Luz e temperatura

Esta planta precisa de luz solar direta pelo menos por algumas horas diariamente. A maioria das cultivares produz melhor em locais com dias longos (portanto a produtividade geralmente é menor em regiões tropicais).

O tupinambo cresce melhor em locais de clima temperado, mas pode ser cultivado em regiões com outras condições climáticas, embora a produtividade seja normalmente menor. As baixas temperaturas matam as folhas e caules da planta, mas os tubérculos resistem a temperaturas muito baixas, rebrotando quando as condições de temperatura se tornam favoráveis.

Ao plantar escolha já um local protegido do frio

Regas

Mantenha o solo húmido mas nunca encharcado para evitar o apodrecimento dos tubérculos.

Esta planta também suporta bem curtos períodos de seca quando se encontra bem desenvolvida. Mas os tubérculos têm uma melhor qualidade quando não lhes falta água.

Propagação

A sua multiplicação é feita através da plantação dos tubérculos a partir do mês de Fevereiro.

Aprenda como plantar, colher e conservar tupinambos

Manutenção

Enquanto a planta ainda é pequena, é importar fazer um desbaste de outras plantas invasoras (plantas indicadoras) que estejam a concorrer por nutrientes e outros recursos.

Esta planta se encontrar as condições ideais para o seu crescimento pode tornar-se invasiva. Portanto limite a área de plantio e no fim do cultivo não deixe nenhum tubérculo no solo.

Assim que os tupinambos atingirem uns 30 cm de altura deve amontoar terra junto aos seus caules (15 cm de altura). Desta forma as plantas ficarão mais estáveis e não correm tanto o risco de tombarem. Também pode optar por colocar estacas para apoiar as plantas.

Assim que começarem a florir, pode cortar as flores para que as plantas concentrem toda a sua energia nos tubérculos. Esta técnica vai aumentar a produtividade!

Dica: Não coloque as flores fora! Use as suas pétalas em saladas pois são comestíveis!

Colheita

Se fizer a plantação na Primavera já poderá fazer a colheita no final do Outono. Mas só deve colher os tubérculos assim que a parte aérea da planta estiver seca.

Colheita de tupinambos

Colha apenas o que necessita para a sua alimentação diária. Como os tubérculos não podem ser armazenados muito tempo, o ideal é mantê-los na terra até serem usados.

No entanto recomendamos que colha todos os tubérculos antes que estes voltem a brotar na Primavera. Assim evitará a produção excessiva de plantas por área.

Aprenda como plantar, colher e conservar tupinambos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *