Blog

Aprenda a fazer um fertilizante natural à base de aloé vera

in Jardim/Horta
Aprenda a fazer um fertilizante natural à base de aloé vera

O fertilizante de aloé vera faz com que as plantas sejam mais saudáveis, resistentes a doenças e pragas e resistentes ao stress ambiental!

O aloé vera é uma planta bastante valorizada em termos medicinais. É conhecida pelas suas propriedades curativas, cicatrizantes, hidratantes, refrescantes, etc.

No antigo Egipto, o aloé vera era conhecido como “a planta da imortalidade” devido a todos os seus benefícios para a nossa saúde! Leia também:

Aprenda a extrair e a conservar gel de aloé vera directamente da planta

Esta planta é bastante rica em nutrientes, enzimas e antioxidantes que oferecem inúmeros benefícios quando ingerida ou usada topicamente. O aloé promove a digestão, a regeneração celular, cicatrização de feridas e ainda hidrata o organismo. Mas e se lhe dissessemos que o aloé vera para além de nos oferecer todos estes benefícios também ajuda a tratar problemas noutras plantas? É mesmo verdade! Esta planta para além de ser amiga dos humanos também ajuda a alimentar outras plantas!

Basicamente, tudo o que precisa fazer é juntar um pouco de aloé vera e água num liquidificador! Nem precisa remover a pele do aloé ou extrair o seu gel!

Benefícios do fertilizante de aloé vera

O aloé vera (A. barbadensis) é rico em nutrientes como aminoácidos, antioxidantes, carboidratos complexos, vitaminas A, B, C, E, cálcio, magnésio, zinco e muito mais. Ou seja, utilizado como fertilizante irá nutrir e impulsionar o crescimento das plantas.

Este fertilizante também pode estimular a germinação das sementes e o rápido desenvolvimento das raízes, reforçar as paredes e contribuir para a saúde, crescimento e vigor geral das plantas!

Esta planta é tão boa a promover o crescimento das plantas que é usada frequentemente como enraízador natural pois ajuda as plantas a criarem e a estabelecerem novas raízes.

Enraízador natural de aloé vera

Pode mergulhar um caule cortado em gel de aloé vera puro e a seguir plante-o. Ou então mergulhe o caule no fertilizante de aloé vera durante 6 a 12 horas antes de o plantar.

Outra opção é humedecer a terra do vaso com o fertilizante de aloé vera e só depois plantar a muda.

Dica: Também pode fazer um pequeno curativo a galhos de árvores quebrados / partidos). Basta colocar gel puro de aloé vera na zona em que os galhos partiram. Enfaixar essa zona com um pedaço de pano de forma a segurar os galhos. A planta irá cicatrizar com facilidade.

Esta planta também contém enzimas e hormonas vegetais que ajudam a reduzir o choque do transplante e aumentam a resiliência da planta à seca, ao stresse e à sua susceptibilidade a doenças. As suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais ajudam a proteger as plantas de patógenos, incluindo micróbios nocivos, fungos, leveduras, mofo ou pragas.

Os altos níveis de ácido salicílico naturalmente encontrados no aloé vera desempenham um papel fundamental no tratamento das plantas bem como também ajuda a evitar o aparecimento de doenças.

A combinação de todos estes benefícios faz com que as plantas sejam mais saudáveis, resistentes a doenças e pragas, resistentes ao stress ambiental como transplante, seca, frio, calor, contaminantes do solo, etc.

Aprenda a fazer um fertilizante natural à base de aloé vera

Fertilizante de aloé vera

Ingredientes:

  • 1 folha grande e fresca de aloé vera
  • 3,5 L de água

Num liquidificador junte as folhas de aloé vera cortadas aos pedaços juntamente com a água. Misture muito bem. Como é impossível utilizar 3,5L de água no liquidificador, use o máximo que conseguir. Depois basta colocar a mistura dentro de um regador / balda e junte a restante água. Mexa bem.

Este fertilizante deve ser utilizado nos primeiros 20 minutos após a sua preparação. Uma vez cortado, processado e exposto ao ar o aloé vera fresca fermenta rapidamente e começa-se a degradar.

Aplicação

Aplique o fertilizante depois de regar as suas plantas.

Pode regar o solo das suas plantas com o fertilizante ou então colocar um pouco desta mistura num frasco de spray e utilizar para pulverizar directamente as folhas das plantas.

Aprenda a fazer um fertilizante natural à base de aloé vera
Imagens: Pinterest

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *