Blog

Aprenda como as fases da lua influenciam o crescimento das plantas!

in Jardim/Horta
Aprenda como as fases da lua influenciam o crescimento das plantas!

As fases da lua bem como o seu posicionamento no céu afectam o desenvolvimento e o crescimento das plantas!

O calendário lunar é considerado por muitos o mais antigo da Terra, respeita a natureza e as forças envolvidas resultando num desenvolvimento saudável das plantas, microrganismos e demais seres vivos presentes na terra. Esta é uma forma de favorecer as suas culturas e garantir boas colheitas.

Esta ferramenta deve ser utilizada com sabedoria juntamente com práticas agrícolas ecológicas e sustentáveis!

Cada fase da lua exerce uma força gravitacional diferente sobre a vida na terra. No caso das plantas, irá provocar uma movimentação distinta da água e da seiva no interior da planta.

Com base na movimentação da lua, podemos dizer que esta tem 4 fases:

  • Lua Nova – A lua encontra-se alinhada com a terra e com o Sol. Portanto, durante este período a luz solar não ilumina a face da lua que está virada para a terra.
  • Lua Cheia – A face da lua que está virada para a terra fica completamente iluminada pelos raios solares. É durante este período que a lua ganha a sua máxima força.
  • Lua Crescente – Nesta fase a luz solar começa a iluminar parte da lua. Com o passar dos dias a iluminação vai ficando cada vez maior e a lua vai “crescendo”.
  • Lua Minguante – Após a lua cheia, os raios solares incidentes na lua vão diminuindo, portanto a sua parte visível também. Nesta fase, a força gravitacional diminui.

Além da importância das fases da lua sobre o crescimento e desenvolvimentos das plantas, devemos também considerar a influência da sua posição relativamente ao desenvolvimento dos vegetais.

A posição da lua não está relacionada com a sua fase mas sim com a sua localização durante as voltas que dá à terra. Essa posição pode estar bastante alta ou bastante baixa (quando se encontra próxima à linha do horizonte). Isto quer dizer que a lua pode estar em qualquer fase e estar num posicionamento mais alto ou mais baixo. Durante 14 dias a lua ascende, ou seja, sobe, e durante outros 14 dias a lua desce. E conforme a
lua ascende a sua força gravitacional é mais forte.

Lua Ascendente

Na posição ascendente a seiva é atraída para a parte superior do vegetal. Isto quer dizer que, neste período, o crescimento das folhas e o desenvolvimento de frutos é maior.

Para quem quer ter um alto rendimento, porém com baixa durabilidade, deve colher flores, folhas e frutos, durante a lua cheia. A lua ascendente em combinação com a lua cheia resultam na força total gravitacional. Portanto irá colher alimentos em maior quantidade, mais nutritivos, doces e ricos em energia.

Caso prefira obter frutos com uma maior durabilidade não colha durante este período (lua ascendente + lua cheia).

Os frutos que são ricos em água como a melancia, melão, etc, amadurecem mais rapidamente neste período (lua ascendente + lua cheia).

Lua descendente

Durante este período, a lua vai-se aproximando cada vez mais do horizonte. Por isso, a atracção da seiva e da água começa a diminuir e a concentrar-se na parte inferior da planta. O desenvolvimento de raízes e tubérculos é favorecido nesta posição.

Semeie vegetais de raíz e tubérculos durante a lua minguante + lua descendente.

Os tubérculos colhidos neste período, durante a lua minguante (mais próximo da lua nova) conservam-se durante mais tempo. Colha também vegetais de raíz (cenoura, rabanete, beterraba, etc.) durante a lua minguante.

Transplante vegetais que deseja aproveitar também as flores durante a lua minguante + lua descendente.

Transplante vegetais da família das solanáceas (tomate, beringela, etc.) durante a lua crescente + lua descendente.

Dica: O período ascendente é indicado para corte de lenha, pois esta fica mais porosa, o que facilita a sua queima. No período descendente é indicado o corte de madeira para tábuas para construções pois esta tem mais resistência e dificulta o ataque de termitas e outros insectos!

Aprenda como as fases da lua influenciam o crescimento das plantas!

Fases da lua

Lua Nova

Nesta fase da lua é um bom momento para a preparação do solo, manutenção de canteiros e jardins.

Como a lua está com menos força gravitacional a água existente no solo fica concentrada na terra e no sistema
radicular (raízes).

Nesta fase, deve-se tomar especial cuidado com pragas e doenças veiculadas através do solo. Por este motivo, não é aconselhado fazer plantações nesta altura, a menos que sejam plantas “de folha” que não formem “cabeças”, como por exemplo: ervas aromáticas.

Prepare o solo fazendo regos e covas para receber novas mudas.

Aplique cal no solo para corrigir possíveis deficiências químicas.

Como nesta fase da lua existe uma menor quantidade de água nos caules e troncos, esta é a melhor altura para cortar lenha – a sua durabilidade é muito maior.

Semeie ou transplante vegetais de folha, por ex: alface, cebolinho, coentros, espinafre, repolho e aipo.

Colha frutos secos como nozes e castanhas. Como nesta altura contêm menos água irão durar muito mais tempo quando armazenadas.

Lua Cheia

Normalmente esta fase da lua é conhecida como a fase dos frutos.

A água do solo é atraída para a parte superior das plantas / árvores e a seiva fica concentrada nos ramos e nas folhas.

Este é, portanto, o melhor momento para colher frutos pois estão mais suculentos e doces. Para além disso duram muito mais quando colhidos nesta fase.

Como não há bela sem senão, as pragas e doenças estão mais susceptíveis de aparecerem na parte aérea das plantas / árvores.

Semeie ou plante vegetais de raíz (beterraba, cenouras, etc), arbustos perenes e frutíferas – pegue as estacas e divida as plantas. Ex: maçã, batata, couve, repolho, alface, couve-flor, rúcula, espargos, brócolos e ruibarbo.

Esta também é uma boa altura para transplantar mudas, trepadeiras, arbustos, flores, etc.

Colha ervas aromáticas e plantas medicinais pois a concentração dos seus óleos essenciais estão no seu auge.

Os vegetais que nascem nesta fase da lua são mais resistentes à seca.

Lua Crescente

Esta é a fase dos ramos e das folhas.

Quando a lua passa para a sua fase crescente, a força gravitacional aumenta e a seiva fica concentrada nos caules, nos ramos e nas folhas das plantas / árvores. Por este motivo, este é um bom momento para fazer enxertias, para semear e plantar tudo o que se desenvolve acima do solo.

Se quiser implantar um relvado no seu jardim / quintal, esta é a altura ideal pois o seu crescimento é favorecido.

Faça podas (próximo da chegada da lua cheia) de plantas que deseja que cresçam mais depressa e em altura.

Faça transplantes e enxertos de árvores, arbustos e trepadeiras também próximo da chegada da lua cheia.

Esta altura é propícia para plantar frutos (pimentos, tomates, melões, abóboras, etc), feijões, flores, trepadeiras, coberturas de solo e árvores.

Faça fertilizações foliares, que consiste em pulverizar fertilizantes dissolvidos em água directamente sobre as folhas das plantas para lhes fornecer micronutrientes.

Lua Minguante

Como a força gravitacional está neste momento a diminuir, esta é a fase das raízes e dos tubérculos.

Com a diminuição da força gravitacional a água e a seiva começam a concentrar-se na parte inferior da planta. Por isso, tudo aquilo que se desenvolve em baixo do solo possui mais força, cresce e desenvolve-se melhor.

Este é um óptimo momento para a germinação de sementes, mergulhias, propagação de estacas, desenvolvimento de raízes e tubérculos.

Esta também é uma boa altura para controlar pragas e doenças. Faça também a monda das plantas indicadoras mais próximo à lua nova.

Aproveite para podar plantas que estão crescendo rápido demais, principalmente na primavera e verão, como o gramado, algum arbusto ou árvore que você queira controlar o tamanho.

Plante vegetais e plantas que se desenvolvem sob o solo, como cebolas, alhos, cenouras, rabanetes, beterrabas,nabos e bolbos.

Fertilize o solo com composto e em especial com potássio, fósforo e micronutrientes. Aproveite também para aplicar cobertura morta de solo à volta das plantas. Leia também:

Faça podas de limpeza para eliminar galhos e ramos secos, doentes e mal formados. A cicatrização dos cortes é mais rápida nesta fase da lua. Leia também:

Aprenda como as fases da lua influenciam o crescimento das plantas!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *