Blog

10 Razões para plantar orégãos no seu quintal

in Jardim/Horta, Medicina Natural
10 Razões para plantar orégãos no seu quintal

Os orégãos podem ser utilizados de diversas formas. Não só dão um excelente sabor aos cozinhados como têm um grande poder medicinal!

Esta erva aromática perene é excepcionalmente fácil de cultivar e prospera nas mesmas condições que o tomilho. Tal como o tomilho, os orégãos são uma excelente planta para locais quentes, secos e soalheiros. Podem desenvolver-se no interior se receberem luz direta suficiente, como numa janela virada para sul ou oeste.

Algumas das ervas aromáticas mais populares também possuem benefícios curativos. O alecrim, o tomilho e a salva podem ter uma dupla função no jardim, ao mesmo tempo que são uma óptima opção para usar na comida!

10 Razões para plantar orégãos no seu quintal

Razões para plantar orégãos

1. É uma planta perene

O orégão é uma planta perene que não precisa de ser replantada todos os anos. Pode crescer ao ar livre no jardim ou no interior se colocar o vaso em parapeitos de janelas ensolaradas.

A colheita dos orégãos é um processo fácil. Basta cortar o caule perto do nível do solo quando atingir 10 a 12cm de altura. Leia também:

2. Atrai insectos polinizadores

Os espigões de flores cor-de-rosa, roxas e brancas que adornam as pontas dos orégãos não são apenas bonitos de se ver, são também apelativos para polinizadores.

3. Ajuda a repelir as pragas no jardim / horta

Os orégãos são uma óptima planta para repelir pragas, incluindo mosquitos e escaravelhos que atacam os pepinos. Os crisopídeos gostam tanto de orégãos que se aproximam deles em busca de néctar ou de ovos – quando estes pequenos insectos eclodem, alimentam-se de pulgões e moscas brancas!

10 Razões para plantar orégãos no seu quintal

4. São resistentes à seca

Os orégãos são uma planta resistente que se desenvolve em condições difíceis. É uma planta endémica da região mediterrânica e pode crescer em qualquer lugar com solo rochoso e seco!

Os orégãos precisam de muito pouca atenção – apenas a luz solar direta e um solo bem drenado farão maravilhas por eles, sem necessidade de qualquer ajuda extra de fertilizantes ou rega.

Invernos amenos também não são algo que esta erva resistente tenha dificuldade em suportar; é conhecida por sobreviver a temperaturas tão baixas como -17ºC, por isso não terá problemas em cultivar orégãos.

5. É uma erva versátil

O sabor dos orégãos muda drasticamente quando são secos. A secagem da planta deixa-o com uma especiaria mentolada e terrosa que pode ser usada para melhorar receitas de molho de tomate ou sopas, adicionando um toque especial pratos.

6. Combinam bem com sabores fortes

O sabor terroso dos orégãos é uma combinação natural com muitos pratos, incluindo alho, limão e peixe. Também funciona bem em molho de tomate ou como ingrediente para cozinhar carnes!

7. Ajudam a aliviar dores de garganta e tosse

Se tiver uma dor de garganta, experimente beber um chá de orégãos. Além disso, a inalação do vapor do chá também ajuda a aliviar a congestão e os sintomas relacionados com infecções nos seios perinasais causados por gripes e constipações.

10 Razões para plantar orégãos no seu quintal

8. Possui propriedades antifúngicas

Com as suas poderosas propriedades antifúngicas, o óleo de orégãos é uma óptima opção para as pessoas que se querem tratar a si próprias ou aos seus entes queridos com infecções causadas por Cândida. A Cândida não cria resistência ao óleo de orégãos quando é tratada a longo prazo, por isso não hesite em experimentá-lo! Leia também:

9. Possui propriedades antibacterianas

Os orégãos são uma poderosa planta antioxidante e antibacteriana que é óptima para usar como reforço imunitário. Também pode ser transformado em óleos medicinais como o óleo de orégãos, que contém o ingrediente activo carvacrol para combater várias infecções tanto em humanos como em animais!

Um estudo descobriu que os compostos de carvacrol presentes no óleo de orégãos são eficazes no combate a estirpes de bactérias resistentes a medicamentos, como o Staphylococcus. Os investigadores combinaram-nos com nanopartículas de prata para criar um tratamento mais potente. Leia também:

10. Possuem propriedades digestivas

As propriedades antifúngicas dos orégãos tornaram-no um remédio antigo para a saúde digestiva. Contém carvacrol e timol, que também se encontram no tomilho – um forte aliado contra infecções fúngicas

Esta erva tem sido utilizada por culturas de todo o mundo como uma cura natural para curar qualquer tipo de perturbação, incluindo as que infectam o estômago!

O óleo de orégãos tem sido um remédio antigo para as doenças do estômago, acreditando-se que combate o crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado.

10 Razões para plantar orégãos no seu quintal

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *