Blog

Torne as regas mais eficientes com esta técnica ancestral!

in Jardim/Horta
Torne as regas mais eficientes com esta técnica ancestral!

É incrível que com um simples vaso de barro e um prato se pode fazer um sistema de auto-irrigação para a horta / jardim!

Este sistema de auto-irrigação é ideal para quem gosta de jardinagem e para quem está sempre a tentar encontrar soluções eficazes e simples. Especialmente para quem também tem horários sobrecarregados, durante as férias ou períodos de doença ou em qualquer altura em que se encontre longe do jardim / horta durante longos períodos de tempo.

Torne as regas mais eficientes com esta técnica ancestral!

Ollas ou Oyas de Barro

O termo “olla” vem da palavra espanhola que significa “pote“.

São vasilhas de barro poroso tradicionalmente feitas à mão e sem esmalte que servem para uma irrigação mais eficiente economizando tempo e água!

Estes recipientes têm sido utilizados há séculos pelas comunidades indígenas como método engenhoso e eficaz de regas de forma a conservar água e nutrir as plantas.

Existem ollas à venda em certas lojas agrícolas e também em lojas online. No entanto, descobrimos que podem acabar por ser caras e caso necessite de mais volume, existem poucas versões comerciais e as que existem são muito caras! Por isso resolvemos fazer este artigo onde ensinamos como se utilizam as ollas de barro, para que servem e como podem fazer as vossas a um custo bastante baixo.

Como se utilizam?

1 – Estas vasilhas devem ser enterradas perto das plantas que queremos regar.

2 – Enterra-se a olla deixando a abertura exposta ao nível do solo para facilitar o acesso.

3 – Enche-se a olla com água. Esta água irá, lentamente, atravessar as paredes de barro irrigando as raízes das plantas. 

4 – Com o tempo, as raízes das plantas fixam-se na parte externa da olla absorvendo água conforme necessário. Portanto, a planta irá receber exactamente a quantidade de água que necessita, nem mais, nem menos! 

Estes vasos são melhores para os vegetais que têm sistemas de raízes profundas e fibrosas. Legumes como o tomate, a beringela, a melancia e a abóbora podem beneficiam bastante desta técnica.

É preferível utilizar um vaso por cada 4 plantas. Em jardins mais pequenos é mais eficaz utilizar um vaso por planta.

Torne as regas mais eficientes com esta técnica ancestral!

Como funciona?

Uma vez que os vasos de barro são porosos, permitem que a água se infiltre lentamente através das suas paredes, o que, por sua vez, rega o solo circundante.

Como se trata de uma infiltração lenta, evita-se que as plantas sejam regadas em demasia e ajuda potencialmente a utilizar menos água ao longo do tempo.

Dicas:

As ollas são óptimas para ajudar a manter as plantas regadas, na sua ausência, ou durante longos períodos sem chuva!

Pode utilizar as ollas de barro juntamente com coberturas mortas de solo para reter a humidade na terra durante o tempo quente!

Torne as regas mais eficientes com esta técnica ancestral!

Como posso fazer uma Olla sem gastar dinheiro?

Neste caso basta utilizar um vaso de barro (sem esmalte). Tape o furo de escoamento com uma rolha de cortiça, enterre o vaso no solo, enche-o com água e tape-o com um prato para evitar a evaporação e a entrada de detritos.

Torne as regas mais eficientes com esta técnica ancestral!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *