Blog

Aprende a fazer fertilizante feito com cascas de banana

in Jardim/Horta
Fertilizante feito com cascas de banana

É muito fácil e rápido fazer um fertilizante de cascas de banana. As cascas de banana são bastante ricas em nutrientes!

Após comerem uma banana as cascas podem ser descartadas no vosso compostor ou então podem ser aproveitadas para outros fins.

Como muitos de vocês já devem saber as cascas de banana têm diversas utilidades. Para quem não sabe, leiam o nosso artigo:

10 Utilidades surpreendentes das cascas de banana

Aprende 10 utilidades surpreendentes das cascas de banana

Se não tiverem com paciência para reutilizar as cascas de banana antes de as colocarem no compostor, pelo menos aproveitem-nas para fazer um fertilizante para as plantas.

Sabemos que nem sempre têm tempo, mas é tão fácil e tão rápido que acaba mesmo por ser uma pena não aproveitarem os benefícios das cascas.

Sabiam que as cascas de banana ajudam as rosas a produzir flores mais bonitas e maiores?

A maioria das plantas necessita de uma certa quantidade destes 3 macronutrientes: nitrogénio, fósforo e potássio. Algumas plantas são mais carentes de nitrogénio, outras mais carentes de fósforo, e existem ainda outras que necessitam de níveis mais altos de potássio.

Para saberem mais sobre os macronutrientes e micronutrientes cliquem nos seguintes links: Macronutrientes – Saiba quais os nutrientes que fazem falta às suas plantas!

Micronutrientes – Saiba quais os nutrientes que fazem falta às suas plantas!

Fertilizante feito com cascas de banana


O potássio ajuda a que a água e os nutrientes circulem entre as células das plantas. Fortalece os caules das plantas e protege-as de doenças. Este nutriente ajuda no processo de floração e também se acredita que seja capaz de melhorar a qualidade dos frutos das plantas.

As cascas de banana são uma fonte fantástica de potássio. Estas contêm níveis mais altos de potássio do que as cinzas de madeira.

O cálcio presente na sua composição ajuda as plantas a absorverem mais nitrogénio. Também contêm manganês que contribui para a fotossíntese; sódio, que ajuda na circulação de água entre as células; e magnésio e enxofre que são úteis na formação de clorofila.

Não contêm nitrogénio o que as torna num excelente fertilizante para tomateiros e pimenteiros pois estes não têm uma grande necessidade deste nutriente.

Fertilizante de cascas de banana

Material:

  • 1 casca de banana
  • 1 frasco de vidro grande de boca larga
  • 1frasco de spray
  • água

Como já referimos anteriormente, este fertilizante é super fácil e rápido de fazer. Basta colocar a casca de banana dentro do frasco. Encher o frasco com água. Tapar o frasco e deixá-lo em repouso durante uma semana.

Não se esqueçam de rotular o frasco e indicar em que data o fertilizante foi feito.

Fertilizante feito com cascas de banana

Após uma semana, coe o preparado. Guarde o líquido no frasco de spray que está pronto a usar e descarte a casca de banana no seu compostor. Se ainda não tem um compostor, aprenda a fazer um:

Dica: As cascas de banana também podem ser enterradas inteiras perto de plantas que adoram potássio. Mas no nosso caso não podemos fazer isto pois o nosso lobito não vai descansar enquanto não desenterrar “este tesouro”!

Se gostaram deste fertilizante, aprendam também a fazer estes adubos naturais:

Como fazer fertilizante de algas apanhadas na praia

Adubo orgânico feito a partir de cascas de banana

Adubo orgânico feito a partir de borras de café

Adubo natural feito de farinha de cascas de ovo

Chorume de urtigas – fertilizante feito a partir de urtigas

Aprenda a fazer adubos e pesticidas orgânicos

Fertilizante feito com cascas de banana

4 Comments
  1. Posso utilizar os caules e folhas de bananeira da mesma forma?

  2. Boa tarde.
    Fiz este fertilizante de casca de banana e adorei os resultados obtidos. Coloco em tudo: plantas envasadas, flores, hortícolas, árvores de fruto e até nas suculentas e cactos. De um momento para o outro parece que “explodiram”.
    A minha única dúvida é na regularidade da aplicação. Fiz igualmente o vosso adubo de borra de café, e esse sei que pode ser aplicado uma vez por semana (também gosto do resultado).
    Tenho aplicado o fertilizante de casca de banana “a medo” porque não sei quando é demais e os resultados maus que poderão daí advir.
    Aguardo um esclarecimento para poder prosseguir com as aplicações.
    Grata pela vossa divulgação de tão bons conselhos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *