Aprenda a fazer sabonete de aloé vera

Aprenda a fazer sabonete de aloé vera. A sua pele irá agradecer!

A preparação dos próprios produtos de higiene evita o uso de substâncias tóxicas presentes nos produtos comercializados (parabenos, sulfato, etc), dá-nos a oportunidade de personalizar os ingredientes ao nosso gosto e ir experimentando variadas fórmulas para ver qual a mais indicada para o nosso tipo de pele.

O sabonete de aloé vera é indicado para todos os tipos de pele ajudando a manter a sua hidratação natural sem a engordurar em demasia.

Possui propriedades regeneradoras, anti-inflamatórias, calmantes e anti-oxidantes. É indicado para pessoas que sofram de acne.

Devido as suas propriedades calmantes, antioxidantes, anti-inflamatórias e regeneradoras, muitos produtos cosméticos contêm gel de babosa.

 

Ingredientes:

  • 65ml de água destilada
  • 3 colheres de sopa de gel de aloé vera (45g)
  • 220g de azeite
  • 3 colheres de sopa de soda cáustica (28g)
  • 15 gotas de óleo essencial de lavanda (opcional)

 

Receita de sabonete de aloé vera

 

Numa taça de vidro adicione a soda caústica e de seguida a água. Tenha cuidado com os salpicos e com os vapores – mantenha uma janela aberta para arejar o ambiente. A água vai aquecer, com uma colher de madeira vá mexendo, e procure não respirar o fumo.

Num tacho aqueça o azeite, em lume brando. Quando este atingir os 40ºC retire do lume e adicione, com muito cuidado, a soda cáustica. Mexa muito bem a mistura com uma colher de pau e, antes que arrefeça, adicione o gel de aloé vera e as gotas de óleo essencial. Continue a mexer de forma a que a mistura fique homogénea (reacção de saponificação).

 

Gel de aloé vera

 

Por fim, quando começar a sentir a mistura a solidificar coloque a mistura em moldes e cubra-a com um pano para manter o calor.

Deixe em repouso durante 1 semana. Retire do molde e mantenha o sabonete num local fresco e seco para que este endureça durante 2 meses.

Escrito por A Senhora do Monte

Uma homenagem ao Portugal das tradições, dos saberes e dos sabores.

  • Celina Aguilar

    É sempre bom aprender algo novo! Ou buscar aperfeiçoar o que já se sabe dentro da área da saboaria.

  • Francisca

    Adorei as receitas !!!

    • A Senhora do Monte

      Obrigado por nos acompanhar! 🙂