Esterilização de frascos para conservação de produtos
Deve ter sempre a precaução de preparar bem os frascos onde vai armazenar os seus produtos em conserva para garantir o sucesso na durabilidade dos mesmos.
Basicamente tem de esterilizar as embalagens para garantir que elimina quaisquer micro-organismos. Para isto convém antes de mais ter frascos limpos e todos com respectivas tampas. Após uma boa lavagem normal, à mão ou à máquina, deixe os frascos secar.
Em paralelo deve preparar também um delicioso molho ou polpa de tomate, uma geleia ou compota de fruta, um marinada, etc.
Quando terminar o preparado, tem duas opções:
Esterilizar frascos
Levar os frascos ao forno a uma temperatura entre os 160º a 170º. Mal atinja esta temperatura pode desligar o forno.
ou
Ferver os frascos em água, completamente submersos, durante 5 a 10 minutos.
As tampas acompanham o processo escolhido.
Logo após este processo tem os frascos prontos a encher e selar – sendo que após selar deve voltar a ferver, desta vez com os frascos apenas parcialmente submersos – cerca de 15 minutos para garantir a eliminação de oxigénio dentro dos frascos.
Deve também procurar encher sempre os frascos sempre até ao cimo em vez da fervura já com os frascos cheios. Também pode inverter os frascos logo após fechá-los.
Agora é pôr mãos à obra!
Leia também:
Polpa ou Molho de Tomate Caseiro
Maravilhoso este blog,muito util,
Obrigada por tudo o que nos ensina!
Deus lhe pague com muita saude para si e para os seus
Um abraço MARIA
🙂 Obrigado!
eu nunca provei coompta de tomate com gengibre, mas parece-me bem. costumo fazer com canela, fica muito bom com pauzinhos de canela e9 uma perdie7e3o, ne3o he1 bolacha ou tosta que aguente!
Muito útil este site..obrigado