Blog

Aprenda a fazer óleo caseiro de abacate

in Medicina Natural

Aprenda a fazer óleo de abacate

Fazer óleo de abacate é bastante simples. Este óleo é extraído através da pressão a frio do abacate, por isso é classificado como óleo vegetal e não essencial.

Este óleo possui propriedades anti-oxidantes e regenerativas sendo extremamente útil no tratamento de pele seca e rachada.

O óleo de abacate é rico em vitamina A e E, proteínas, ácidos gordos, etc. O seu alto teor em gorduras essenciais e calorias torna-o num óleo benéfico para a hidratação da pele e uma correcta nutrição.

 

Como fazer óleo de abacate

 

Ingredientes

  • 2 abacates

 

Comece por extrair a polpa dos 2 abacates.

 

Se usar 2 abacates obterá, aproximadamente, 25 ml de óleo. Caso queira uma maior quantidade basta duplicar o número de abacates.

 

Guarde o caroço caso queira plantar um pera abacateiro num vaso.

Bata bem a polpa num liquidificador até ficar com a consistência de um puré.

Espalhe, muito bem, a polpa / puré num tabuleiro ou numa forma de ir ao forno de forma a criar uma camada fina. O mais certo será precisar de outra forma pois uma só não será suficiente para espalhar todo o puré de abacate.

 

Quanto mais fina for a camada, mais rápido secará.

A seguir, deixe o abacate secar ao sol durante 1 ou 2 dias ou, use o forno para acelarar o processo de secagem.

Se usar o forno, selecione a temperatura de 50ºC e o calor por cima e por baixo. Coloque as formas e deixe no forno durante 4 a 5 horas.

Tenha cuidado para não deixar queimar. Deverá ir verificando para se certificar de que o puré seca de forma adequada e não se queima.

Quando estiver seco o abacate irá aquirir uma cor bastante escura, retire-o do forno e, com a ajuda de uma espátula, raspe todo o abacate.

O próximo passo requer algum trabalho e força:

Coloque as raspas do abacate numa gaze e enrole-a. Ponha um recipiente por baixo da gaze e esprema-a o máximo que puder para extrair o óleo. Este óleo caseiro deverá ter uma coloração amarela esverdeada.

Ponha o óleo num frasco tapado e guarde-o num local fresco e seco.

 

Óleo caseiro de abacate

3 Comments
  1. boa noite. Gosto muito deste sitio.

  2. Boa tarde

    Sobre o quê fala o livro Senhora do Monte?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *