Conheça o kefir do leite e quais os seus benefícios para a nossa saúde!
O kefir é uma bebida fermentada extremamente rica em nutrientes e probióticos.
A palavra kefir vem provém do turco “Keif”, que significa “sentir-se bem” ou “bem estar”.
Diz-se que o kefir é originário do Cáucaso, uma região que divide a Europa Oriental e a Ásia Ocidental.
Conta a lenda que o povo desta região terá recebido os grãos como presente de Alá – daí ser conhecido como o Grão da Vida.
Os grãos eram colocados em leite de vaca, cabra ou ovelha e depois eram armazenados em bolsas de couro – onde este fermentava e se transformava num iogurte azedo.
Dizem que as pessoas daquela região atingiram uma maior longevidade devido ao consumo do kefir.
Basicamente, o kefir é uma colónia de leveduras e microorganismos. Esta simbiose complexa contém mais de 30 tipos de microflora que formam os grãos. Enquanto a cultura fermenta o açúcar presente no leite, a colónia vai crescendo e proliferando formando novos grão – sendo este um processo infinito.
A sua aparência faz lembrar a couve-flor.
No processo de fermentação, o kefir fica nutricionalmente mais rico e cheio de probióticos. São mais de 30-40 tipo de lactobacilos/bactérias diferentes.
Estas bactérias resistem aos sucos gástricos e sais biliares (durante a digestão) e irão repovoar o nosso intestino. Desta forma, as bactérias chegam vivas e em quantidade suficiente para promover os efeitos benéficos no nosso organismo.
Um dos efeitos benéficos acontece durante o processo de fermentação – a quantidade de lactose presente no leite diminui drásticamente – fazendo com que este produto possa ser consumido por intolerantes à lactose.
Tenha atenção que o kefir não é comercializado!
Para conseguir este produto natural e fantástico terá de encontrar alguém que o tenha e lhe dê uma parte. Existem variados grupos de doadores de kefir tanto no Facebook como no Instagram. É só fazer uma pesquisa rápida.
Kefir e os seus benefícios:
- rico em vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas ( vitamina A, B2, B12, D e K; cálcio, fósforo e magnésio)
- rico em triptofano ( aminoácido que age no sistema nervoso combatendo a depressão e o stress)
- propriedades antibióticas
- propriedades anti-fúngicas
- previne problemas de digestão
- previne problemas cardíacos
- previne o aparecimento de diversos tipos de cancro
- combate alergias
- ajuda a regular a hipertensão
- promove o sistema imunitário
Como deve introduzir o kefir na sua alimentação?
Todos nós deveríamos incluir nas nossas dietas diárias alimentos fermentados.
Inicialmente o gosto do kefir pode não ser muito agradável, especialmente para as crianças. O seu sabor é parecido com um iogurte natural mas com um gosto mais ácido. Experimente misturá-lo com frutas, vai ver que resolverá esse problema facilmente.
É importante referir que o kefir não pode ser aquecido acima dos 40ºC, caso contrário perderá todo o seu efeito probiótico!
Observações:
Não existe uma quantidade diária recomendada nem tão pouco qualquer tipo de contra-indicação, quanto ao seu seu consumo.
Como qualquer alimento novo que introduza na sua dieta diária, deve ser consumido em pequenas quantidades, no início, até que o seu organismo se habitue.
Comece por beber 1/4 de copo de kefir por dia e vai aumentando a dose gradualmente.
onde posso adquirir o kefir
A filosofia do Kefir é a doação, pelo que se procurar no facebook encontra muitos grupos sobre o tema e muitas pessoas disponíveis para dar Kefir 😉