Sabiam que o chá de cardo-mariano desintoxica e protege o fígado?

O cardo-mariano também é vulgarmente conhecido como cardo-de-Santa-Maria, cardo-leiteiro Pertence à espécie Silybum marianum.
O seu nome – mariano – deriva das manchas brancas que aparecem nas suas folhas depois destas estarem bem desenvolvidas.
A silimarina presente na sua constituição para além de actuar no fígado e na vesícula biliar, aumenta a produção de leite materno.
Esta substância actua directamente nas células do fígado lesionadas devido à sobrecarga de substâncias tóxicas, como por exemplo o álcool. A silimarina ajuda a regenerar as células dos fígado evitando novas lesões. Desta forma, o cardo-mariano pode ser utilizado no tratamento de hepatites, cirroses ou gordura no fígado.
Devido a todos os seus benefícios para a nossa saúde, esta planta há muito que é utilizada na indústria farmacêutica, bem como em fitoterapia.
Trata-se de uma espécie nativa de Portugal Continental e do Arquipélago da Madeira tendo sido introduzida nos Açores.
Lenda do cardo mariano
Reza a lenda que quando Maria fugia com o seu filho Jesus passou por uma destas plantas. Na sua fuga o leite escorria-lhe para fora dos peitos de tal forma que atingiu algumas folhas deste cardo acabando por manchá-las de branco. Daí derivou os seus nomes populares.

Benefícios do cardo-mariano
Reduz o colesterol
O cardo-mariano tem propriedades que inibem a produção de colesterol total.
Antioxidante natural
Este antioxidante natural ajuda a combater o stress oxidativo causado pelos radicais livres. Portanto, este cardo combate o envelhecimento precoce.
Rico em silimarina
Conforme já indicámos anteriormente, a silimarina contribui para a saúde e protecção hepática e facilita o processo digestivo por estimular o funcionamento do fígado e da vesícula biliar.
Protege o fígado
Também como já foi indicado anteriormente, um dos principais benefícios do cardo-mariano é a protecção do nosso fígado, ajudando-o a eliminar as toxinas e a renovar os seus tecidos a fim de contribuir para a sua função de filtragem de elementos tóxicos no sangue.
Melhora o funcionamento do cérebro
Devido às suas propriedades antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce, o cardo-mariano melhora o funcionamento do nosso cérebro.
Desintoxica as células
Esta planta estimula a produção de glutationa que é uma substância que ajuda a desintoxicar as células, fortalecendo as suas membranas externas protegendo-as das toxinas.
Reduz o excesso de ferro no organismo
A falta de ferro no organismo causa anemia mas o seu excesso também é prejudicial e pode provocar danos no fígado. Mais uma vez as propriedades antioxidantes do cardo-mariano promovem a eliminação do ferro em excesso.
Chá de cardo-mariano
Ingredientes:
- 2 colheres de chá de cardo-mariano
- 1 chávena de água a ferver
Coloquem os 2 ingredientes ao lume e deixem ferver durante um minuto. Retirem do lume e deixem em repouso durante 5 minutos.
Bebam 3 a 4 chávenas por dia.
Para quem não aprecia o chá, também existem cápsulas à venda em lojas de produtos naturais.

Leiam também:
Contra-indicações
- não deve ser consumido por crianças, pessoas com problemas gástricos ou renais e pessoas que sofrem de hipertensão arterial;
- quando consumido em excesso pode causar irritação no estômago e provocar queimaduras na mucosa gástrica, vómitos, náuseas e diarreia;
- gestantes e lactantes devem ter uma orientação médica ao consumir esta planta – apesar da planta aumentar a produção de leite materno ainda são necessários mais estudos para confirmar se o seu consumo não é prejudicial para a mãe ou para o bebé.
