Blog

Utilidades da cinza de madeira na horta e no jardim

in Jardim/Horta
Utilidades da cinza de madeira na horta e no jardim

Está oficialmente aberta a época da lareira! Mas sabiam que as cinzas têm diversas utilidades tanto na horta como no jardim?

As cinzas de madeira queimada trazem imensos benefícios desde a eliminação de pragas até à melhoria do nível de pH do solo!

As cinzas de madeira são ricas em potássio, magnésio, fósforo e outros nutrientes que estimulam o crescimento das plantas. Além disso, usar cinzas no jardim traz também outros benefícios.

Portanto, se tiver uma lareira ou um fogão a lenha, aproveite as cinzas e não as deite fora!

Utilidades da cinza de madeira na horta e no jardim

Utilidades da cinza de madeira

1. Afasta caracóis e lesmas

Espalhe algumas cinzas perto da base das suas plantas. Esta é uma maneira de combater os ataques dos caracóis e lesmas. Quando estes bichinhos se aperceberem da presença das cinzas irão sentir-se desencorajados a trepar pelos caules e comer as folhas das suas plantas.

Para se ver livre de animais que atacam as suas plantas, leia também:

2. Afasta as formigas

As formigas podem ser boas para o seu jardim mas caso sejam em número elevado podem acabar por comer as suas plantas.

A melhor maneira de as controlar é espalhar uma pequena quantidade de cinzas à volta das plantas que estão cheias de formigas.

Se quiser saber mais dicas para afastar as formigas, leia também:

3. Melhora a qualidade do composto

Se costuma colocar muita fruta no seu composto este pode ficar demasiado ácido, o que pode afectar o crescimento das plantas.

As cinzas da madeira ajudam a reduzir o nível de acidez do composto. Para isso basta espalhar cinzas em cada camada de composto que aplicar.

Não exagere na quantidade de cinza pois pode afectar as bactérias e os minhocas presentes no composto. Leia também:

4. Melhora o crescimento dos tomateiros

Os tomateiros necessitam de potássio para crescerem bem e produzirem em quantidade. E como as cinzas provenientes da madeira contêm cerca de 5 a 7% de potássio são um opção excelente para fertilizar os seus tomateiros.

Leia também:

Utilidades da cinza de madeira na horta e no jardim

5. Incentiva os pimenteiros a dar frutos saudáveis

As cinzas de madeira contêm a maioria dos nutrientes essenciais que o solo fornece para a planta crescer. Um desses nutrientes é o nitrogénio que ajuda os pimenteiros a produzir frutos grandes e saudáveis.

Quando os pimenteiros começam a florescer a planta já esgotou a maior parte do nitrogénio presente no solo. Por isso necessitam de mais nitrogénio para produzir mais frutos.

Leia também:

Utilidades da cinza de madeira na horta e no jardim

6. Corrige o nível de pH do solo

A maioria das cinzas de madeira contém uma boa quantidade de carbonato de cálcio. Por isso se o solo da sua horta / jardim for muito ácido e tiver um valor de pH de 5,5 ou inferior, poderá corrigi-lo.

Ao adicionar cinzas no solo pode ajudar a aumentar o nível do seu pH, o que é favorável para o crescimento da maioria das plantas.

7. Protege as plantas dos danos causados pela geada

Quando as temperaturas começam a cair durante o Outono as plantas devem ser protegidas para não ficarem queimadas com a geada.

As cinzas de madeira ajudam a minimizar os danos causados pelo gelo. Basta polvilhar cinzas por cima das plantas antes da chegada da geada.

8. Fornece cálcio às plantas

As cinzas são extremamente ricas em cálcio. O seu uso na horta / jardim pode nutrir e ajudar no crescimento das suas plantas dado que o cálcio desempenha um papel fundamental no mundo vegetal.

O cálcio ajuda a manter o equilíbrio químico do solo, reduz a salinidade e ainda melhora a penetração da água nas plantas.

Se quiser saber mais sobre a função do cálcio nas plantas, leia também:

9. Ajuda os brócolos a crescerem saudáveis

Como já foi dito anteriormente, o cálcio é essencial para todas as plantas. Mas sem dúvida que os bróculos, a couve-flor e os repolhos são dos que mais beneficiam com a presença deste macronutriente.

Além de alterar o nível de pH do solo, o cálcio também pode ajudar a melhorar a absorção de água.

Se quiser saber mais sobre este vegetal, leia também:

10. Fornece nutrientes às árvores de fruto

As cinzas de madeira fornecem muitos nutrientes ao solo e aumentam o seu nível de pH, o que ajuda as árvores de fruto a crescerem ainda mais.

Se tem árvores de fruto, leia também:

Utilidades da cinza de madeira na horta e no jardim

11. Remove os maus odores na horta / jardim

Um dos principais motivos pelo mau cheiro na horta / jardim é a presença de composto.

Se o composto estiver muito húmido irá produzir um cheiro a potrefação semelhante a ovos podres. Para evitar que isto aconteça, espalhe cinza na horta / jardim para neutralizar os maus odores.

12. Muda a cor das hortênsias

As cores rosa e azul das hortênsias são influenciadas pela alcalinidade do solo. Se adicionar cinzas de madeira ao solo onde crescem as hortênsias pode ajudar a mudar-lhes a cor de azul para rosa. Também pode fazer com que o tom rosa claro fique mais escuro.

Pode aplicar as cinzas três vezes por ano – uma vez no Inverno, outra em meados de Maio e novamente em Junho. A cor das hortênsias irá mudar numa temporada. Leia também:

Utilidades da cinza de madeira na horta e no jardim

13. Promove o crescimento da relva

As cinzas da madeira fornecem às gramíneas uma quantidade significativa de potássio.

As cinzas têm as mesmas propriedades que a cal que é utilizada ​​para aumentar o pH do solo. Já as gramíneas preferem crescer em solo ligeiramente ácido logo as cinzas podem ajudar a modificar o nível de pH para fazer com que a relva cresça mais rápido.

14. Retarda o crescimento de algas

Ter um lago na sua horta / jardim é óptimo. Mas com o tempo pode começar a notar o aparecimento de algas – estas podem afectar o crescimento de outras plantas aquáticas. Ao alimentar essas plantas com cinzas de madeira (ricas em potássio) estas irão prosperar. Como resultado, as algas ficarão sem nutrientes e acabam por morrer.

Utilidades da cinza de madeira na horta e no jardim

15. Protege as colmeias

Caso tenha colmeias na sua horta / jardim não se esqueça de aproveitar as cinzas.

Diz-se que uma colmeia produz até 60 a 90 Kg de mel por ano. Porém, a presença das formigas pode roubar uma boa quantidade de mel que a colmeia pode produzir. A melhor solução para isso é espalhar um círculo de cinzas à volta das colmeias para afastar as formigas.

Utilidades da cinza de madeira na horta e no jardim

16. Suplemento alimentar para as galinhas

Como a cinza de madeira é rica em minerais (cálcio e potássio), e quando dada em pequenas quantidades, é um bom suplemento alimentar para as galinhas.

Ao adicionar cinzas de madeira à ração dos frangos pode ajudar a estender o período de postura da galinha e ainda a amenizar o cheiro dos excrementos.

Dica: O carvão também pode ser dado às galinhas, em pequeníssimas quantidades, para ajudar a prevenir a diarreia e combater os parasitas intestinais.

Se tem uma capoeira, leia também:

Se gosta de passar tempo no seu jardim, semear flores e cultivar os seus vegetais e árvores de fruto, leia também:

Utilidades da cinza de madeira na horta e no jardim

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *