Blog

Truque para conservar morangos frescos durante três semanas!

in Jardim/Horta, Saberes
Truque para conservar morangos frescos durante três semanas!

Reutilize frascos de conservas e use-os para guardar os seus morangos e mantê-los frescos durante semanas!

De certeza que já vos aconteceu comprarem morangos e ao final de poucos dias os mesmo começarem a apodrecer. Normalmente acabam sempre por pôr alguns para o lixo (ou para o compostor).

Mas existe uma forma de conservar morangos durante várias semanas. E para que eles durem tanto tempo frescos terá de fazer um pequeno procedimento antes de os guardar. Esta dica também funciona com mirtilos! Leia também:

Este procedimento deve ser feito logo no próprio dia em que comprar os morangos.

Para que tenha sucesso deve cumprir todas as nossas indicações e cumpri-las à risca.

Basicamente irá necessitar de um frasco que se feche hermeticamente (serve um frasco comum de compotas ou conservas), água e vinagre 5% de acidez)!

Decerto que já está super curioso/a e certamente está ansioso/a por aprender este truque. Depois de ver o resultado vai ficar bastante surpreendido/a!!!

Truque para conservar morangos frescos durante três semanas!

Conservação de morangos

Os morangos normalmente contêm esporos de fungos que, ao final de alguns dias, se tornem em bolor e começa o processo de apodrecimento. Mas e se lhe dissermos que pode atrasar este processo?

Ao lavar os morangos com vinagre ajuda a matar os esporos e evita que eles se estraguem!

Procedimento

Numa taça grande de vidro junte 1/4 de chávena de vinagre de vinho branco (ou de sidra) e 10 chávenas de água. Coloque os morangos dentro desta mistura e deixe-os de molho durante 2 ou 3 minutos.

Não exceda o tempo de repouso dos morangos na mistura caso contrário estes começarão o processo de fermentação.

Retire os morangos da mistura, coloque-os num passador grande para escorrer o excesso de água.

A seguir, disponha os morangos num tabuleiro forrado com um pano. O pano serve para absorver o resto de água presente nos morangos. Ao final de umas 2h, mude os morangos de posição. O objectivo é que estes fiquem secos por completo antes de serem guardados.

Assim que a fruta estiver seca, coloque uma folha de papel de cozinha absorvente (ou um pedaço de pano limpo) no fundo de um frasco de vidro. A seguir, acomode os morangos, delicadamente, dentro do frasco. Tape e guarde-o no frigorífico.

Truque para conservar morangos frescos durante três semanas!

Observações:

A água com vinagre não deve ser reutilizada!

Certifique-se de que o frasco de vidro que utilizar está totalmente seco.

No dia seguinte, ao ter guardado os seus morangos no frasco, deverá verificar se houve condensação (veja se o frasco está molhado por dentro).

Caso tenha havido condensação e a fruta se mantiver seca basta tirar o frasco do frigorífico, retirar a tampa e deixe o frasco a secar aberto durante algumas horas. Assim que secar, volte a tapá-lo e coloque-o no frigorífico novamente.

Caso a fruta não esteja totalmente seca, volte a dispô-la num tabuleiro forrado com um pano limpo para secarem. Seque muito bem o interior do frasco e coloque um novo pedaço de papel absorvente no fundo. Assim que os morangos estiverem secos volte a colocá-los dentro do frasco, tape-o e guarde-o no frigorífico.

No segundo dia, volte a observar se houve condensação. Se houver, repita o procedimento acima descrito. Não necessita “controlar” o estado do frasco e da fruta a não ser nos primeiros 2 a 3 dias. A partir daí, se não houve condensação os seus morangos irão durar pelo menos 3 semanas!

Se retirar morangos do frasco e depois acabar por não os consumir, opte por os congelar dentro de um saco selado e use-os por exemplo para fazer batidos de frutas.

Gostou desta dica? Não se esqueça de a partilhar com os seus amigos e familiares!

Truque para conservar morangos frescos durante três semanas!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *