Blog

Truque para conservar morangos frescos durante três semanas!

in Jardim/Horta, Saberes
Truque para conservar morangos frescos durante três semanas!

Reutilize frascos de conservas e use-os para guardar os seus morangos e mantê-los frescos durante semanas!

De certeza que já vos aconteceu comprarem morangos e ao final de poucos dias os mesmo começarem a apodrecer. Normalmente acabam sempre por pôr alguns para o lixo (ou para o compostor).

Mas existe uma forma de conservar morangos durante várias semanas. E para que eles durem tanto tempo frescos terá de fazer um pequeno procedimento antes de os guardar.

Este procedimento deve ser feito logo no próprio dia em que comprar os morangos.

Para que tenha sucesso deve cumprir todas as nossas indicações e cumpri-las à risca.

Basicamente irá necessitar de um frasco que se feche hermeticamente (serve um frasco comum de compotas ou conservas), água e vinagre 5% de acidez)!

Decerto que já está super curioso/a e certamente está ansioso/a por aprender este truque. Depois de ver o resultado vai ficar bastante surpreendido/a!!!

Truque para conservar morangos frescos durante três semanas!

Conservação de morangos

Os morangos normalmente contêm esporos de fungos que, ao final de alguns dias, se tornem em bolor e começa o processo de apodrecimento. Mas e se lhe dissermos que pode atrasar este processo?

Ao lavar os morangos com vinagre ajuda a matar os esporos e evita que eles se estraguem!

Procedimento

Numa taça grande de vidro junte 1/4 de chávena de vinagre de vinho branco (ou de sidra) e 10 chávenas de água. Coloque os morangos dentro desta mistura e deixe-os de molho durante 2 ou 3 minutos.

Não exceda o tempo de repouso dos morangos na mistura caso contrário estes começarão o processo de fermentação.

Retire os morangos da mistura, coloque-os num passador grande para escorrer o excesso de água.

A seguir, disponha os morangos num tabuleiro forrado com um pano. O pano serve para absorver o resto de água presente nos morangos. Ao final de umas 2h, mude os morangos de posição. O objectivo é que estes fiquem secos por completo antes de serem guardados.

Assim que a fruta estiver seca, coloque uma folha de papel de cozinha absorvente (ou um pedaço de pano limpo) no fundo de um frasco de vidro. A seguir, acomode os morangos, delicadamente, dentro do frasco. Tape e guarde-o no frigorífico.

Truque para conservar morangos frescos durante três semanas!

Observações:

A água com vinagre não deve ser reutilizada!

Certifique-se de que o frasco de vidro que utilizar está totalmente seco.

No dia seguinte, ao ter guardado os seus morangos no frasco, deverá verificar se houve condensação (veja se o frasco está molhado por dentro).

Caso tenha havido condensação e a fruta se mantiver seca basta tirar o frasco do frigorífico, retirar a tampa e deixe o frasco a secar aberto durante algumas horas. Assim que secar, volte a tapá-lo e coloque-o no frigorífico novamente.

Caso a fruta não esteja totalmente seca, volte a dispô-la num tabuleiro forrado com um pano limpo para secarem. Seque muito bem o interior do frasco e coloque um novo pedaço de papel absorvente no fundo. Assim que os morangos estiverem secos volte a colocá-los dentro do frasco, tape-o e guarde-o no frigorífico.

No segundo dia, volte a observar se houve condensação. Se houver, repita o procedimento acima descrito. Não necessita “controlar” o estado do frasco e da fruta a não ser nos primeiros 2 a 3 dias. A partir daí, se não houve condensação os seus morangos irão durar pelo menos 3 semanas!

Se retirar morangos do frasco e depois acabar por não os consumir, opte por os congelar dentro de um saco selado e use-os por exemplo para fazer batidos de frutas.

Gostou desta dica? Não se esqueça de a partilhar com os seus amigos e familiares!

Truque para conservar morangos frescos durante três semanas!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *