Blog

Truque para conservar mirtilos frescos durante semanas

in Jardim/Horta, Saberes
Truque para conservar mirtilos frescos durante semanas

Para conseguir manter mirtilos frescos durante várias semanas, sem que estes apodreçam, utilize este truque!

Os mirtilos são pequenas bagas repletas de benefícios para a saúde. Estas frutos deliciosos são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

O consumo regular de mirtilos está associado a uma melhoria na saúde cardiovascular, fortalecimento do sistema imunitário e até mesmo benefícios para a saúde ocular. Além disso, são baixos em calorias e ricos em fibras, o que os torna um excelente aliado para quem procura manter uma alimentação saudável.

Conservar as frutas de forma adequada é fundamental para garantir a sua durabilidade e qualidade. Ao conservá-las, não só prolongamos a vida útil das frutas, mas também preservamos os seus nutrientes essenciais.

É importante armazenar as frutas correctamente, seja no frigorífico, em temperatura ambiente ou em locais específicos, de acordo com as necessidades de cada tipo de fruta. Algumas exigem refrigeração para manter a frescura, enquanto outras se conservam melhor em locais frescos e arejados. Leia também:

Evitar impactos físicos, separar frutas maduras das mais verdes e remover frutas danificadas também são práticas importantes para prolongar a sua conservação. Além disso, usar recipientes adequados e evitar o contacto directo com o ar ou a humidade excessiva pode ajudar a prevenir o apodrecimento precoce.

A conservação adequada das frutas não apenas reduz o desperdício alimentar, mas também nos permite desfrutar por mais tempo dos seus sabores e benefícios nutricionais, contribuindo para uma alimentação mais saudável e sustentável.

Truque para conservar mirtilos frescos durante semanas

Como conservar mirtilos

Os mirtilos, como qualquer fruto, normalmente contêm esporos de fungos que ao final de alguns dias se tornam em bolor e desencadeia o processo de apodrecimento.

Este procedimento deve ser feito logo no próprio dia em que comprar os mirtilos. Para que tenha sucesso deve cumprir todas as nossas indicações e cumpri-las à risca.

Basicamente irá necessitar de um frasco ou recipiente de vidro que se feche hermeticamente, água e vinagre (5% de acidez)!

Descarte os mirtilos que já estão em fase de apodrecimento.

Numa tigela grande, de vidro ou inox, coloque 3 chávenas de água (de preferência de nascente) e 3 colheres de sopa de vinagre de sidra (ou de vinho branco). Coloque os mirtilos dentro desta mistura e deixe-os de molho durante 2 ou 3 minutos.

Não deixe os mirtilos de molho durante demasiado de tempo.

Ao lavar os mirtilos com vinagre ajuda a matar os esporos e evita que eles se estraguem!

Retire os mirtilos da mistura, coloque-os num passador grande para escorrer o excesso de água.

A seguir, disponha os frutos num tabuleiro forrado com um pano. O pano serve para absorver o resto de água presente nos mirtilos. Coloque outro pano em cima dos mirtilos e esfregue gentilmente para secá-los. O objectivo é que estes fiquem secos por completo antes de serem guardados.

Truque para conservar mirtilos frescos durante semanas

Assim que as bagas estiverem secas, coloque uma folha de papel de cozinha absorvente (ou um pedaço de pano limpo) no fundo do recipiente de vidro. A seguir, acomode os mirtilos, delicadamente, dentro do recipiente. Tape e guarde no frigorífico.

Observações:

Não reutilize a mistura da água com vinagre para repetir o processo com outros alimentos.

O recipiente de vidro deve estar totalmente seco antes de guardar os mirtilos.

Gostou desta dica? Não se esqueça de a partilhar com os seus amigos e familiares!

Truque para conservar mirtilos frescos durante semanas

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *