Blog

Como semear calêndulas em canteiros ou vasos

in Jardim/Horta
Como plantar calêndulas e os seus benefícios na horta e na nossa vida

É uma planta fácil de cultivar. Pode ser plantada em vasos ou directamente em canteiros nas hortas e jardins.

As suas flores, à semelhança com o que acontece com os girassóis também gostam de acompanhar a trajectória do sol. Podem ser amarelas, laranja e até esbranquiçadas com toques dourados. Fecham-se ao anoitecer e voltam a abrir ao amanhecer. Podem atingir 50 a 60 cm de altura.

Tecnicamente é uma planta perene de curta duração que se não for atingida por geadas pode viver alguns anos. A sua floração é longa e ocorre praticamente todos os meses do ano, inclusivamente nos meses de Inverno desde que este não atinja temperaturas demasiado baixas.

Por outro lado, em climas demasiado quentes, as plantas podem parar o seu florescimento voltando a retomá-lo quando a temperatura ficar mais baixa.

A única desvantagem das calêndulas é que o seu crescimento denso cria condições húmidas propícias para os caracóis e as lesmas.

As suas pétalas são comestíveis e, devido às suas propriedades medicinais anti-inflamatórias, cicatrizantes e calmantes podem ser utilizadas em tratamentos naturais (ver –> Chá de calêndulas e Tintura de calêndulas) e no fabrico de óleos herbais, pomadas caseiras, etc.

Como plantar calêndulas e os seus benefícios na horta e na nossa vida

Como semear calêndulas

Sementeira / plantação

As sementes devem ser semeadas no Outono ou na Primavera. Se as semear durante o Outono irá ter florinhas mais cedo do que só as semeando na Primavera.

As sementes de calêndula germinam melhor entre os 15º e os 25ºC e devem ser semeadas a 1,25 cm de profundidade.

As primeiras folhas surgem ao final de 6 a 15 dias após a semeadura. Já o florescimento dá-se, em média, ao final de 45 a 60 dias após a sua germinação.

Quando as plantas atingirem os 5cm de altura já podem ser transferidas para o exterior. Tenha em atenção que esta planta não gosta de transplantes. Por isso, retire-a com todo o cuidado do vaso e plante-a no solo com toda a terra que ela tenha à volta das suas raízes. O objectivo é destabilizar ao mínimo a planta para que ela não se ressinta com a mudança de condições.

Plante-as com um espaçamento de 30 a 60cm entre plantas para que tenham espaço suficiente e possam crescer em todo o seu esplendor.

Depois de as plantar no exterior, não se esqueça de as proteger do frio e dos ataques das lesmas e caracóis. Use por exemplo armadilhas de cerveja ou outra solução orgânica.

Utilize também uma cobertura morta de solo para o manter húmido e ajudar a impedir o crescimento de ervas daninhas.

Como plantar calêndulas e os seus benefícios na horta e na nossa vida

Luz e temperatura

Esta planta gosta de bastante luz, mas também tolera sombra parcial embora não seja a condição ideal.

Nos climas mais quentes, durante a tarde, deve ter sombra para manter a planta com flores durante mais tempo.

As temperaturas moderadas são o ideal, embora tolere climas mais frios desde que as temperaturas não desçam abaixo dos 3ºC. Emcaso de geadas deve proteger as plantas caso contrário estas irão morrer.

Tipo de solo

Ainda que se adapte a todos os tipos de solo prefere solos férteis e bem drenados.

Regas

Evite o excesso de regas. Esta planta é daquelas que em condições ideais “desenrasca-se” sozinha!

Durante o Verão e os dias quentes, o ideal é regar 2 a 3 vezes por semana. Já nos meses de Inverno as regas devem ser mais espaçadas bastando uma vez por semana.

Manutenção

Tal como referimos anteriormente, esta planta não requer grandes cuidados.

Se as plantas começarem a ficar demasiado altas e com os caules finos pode fazer-lhes uma poda. Evite que as plantas atinjam os 60 cm de altura para se manterem saudáveis. Se mantiver as plantas mais rasteiras, os caules ficarão mais espessos o que faz com que necessitem de menos água e aguentam melhor as rajadas de vento.

Pode ir retirando as flores mortas para novas voltarem a nascer.

Como plantar calêndulas e os seus benefícios na horta e na nossa vida

Plantas companheiras

As calêndulas costumam ser cultivadas como plantas companheiras de vegetais que necessitam ser polinizados.

Podem ser plantadas junto às ervilhas, tomates, cenouras, pepinos, espargos (ajudam a repelir os besouros), abóboras (as suas flores atraem polinizadores), alfaces, couves, etc.

Como os pulgões são atraídos pelas calêndulas acabam por afastar-se das alfaces, couves e outros vegetais de folhas.

Colheita

Enquanto você coletar as flores, elas voltarão a nascer.

Ainda que seja de exuberante beleza, as calêndulas tem uso em cosméticos para a pele, além de ser uma flor comestível, podendo se utilizada no preparo de diversos pratos.

Produtos feitos com calendulas…

As sementes de calêndula (também conhecidas por “unha-de-gato” devido às sua semelhança) são fáceis de coletar e salvar da planta. Depois de fazer o investimento inicial em sementes, você não precisará comprá-las novamente.

Quando as semente estiverem totalmente secas armazene-as num envelope ou frasco de vidro tapado e guarde-os num local fresco e seco longe da luz solar directa.

Como plantar calêndulas e os seus benefícios na horta e na nossa vida

Pragas e doenças

É susceptível ao ataque de pulgões e pode sofrer de oídio, podridão cinzenta e outros fungos.

Para acabar com os pulgões pulverize as flores com água e sabão.

No caso da podridão cinzenta (Botrytis cinerea), a planta fica coberta com um bolor acinzentado. Para evitar que isto aconteça aconselhamos que coloque a planta num local bem arejado e que evite regar em demasia. O excesso de  humidade também contribui para este problema. Depois de contraída a doença o melhor a fazer é eliminar as partes afectadas (não coloque no compostor) e aplicar um fungicida no resto da planta.

Spray de canela para combater os fungos nas plantas

Se as folhas da planta apresentarem manchas brancas é sinal de que está contaminada com oídio. Assim que se aperceber das primeiras manchas pulverize-as com enxofre ou com um fungicida. Leia também:

Sabiam que o bicarbonato de sódio ajuda a remover fungos das plantas?

Sabiam que o bicarbonato de sódio ajuda a remover fungos das plantas?

Para estar sempre a par das nossas dicas siga as nossas páginas de FACEBOOK e INSTAGRAM!

Como plantar calêndulas e os seus benefícios na horta e na nossa vida

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *