Blog

Aprenda a fazer tintura de pétalas de calêndulas para tratamentos naturais

in Medicina Natural
Aprende a fazer tintura de pétalas de calêndulas

As calêndulas não servem apenas para decorar os nossos jardins! Estas podem ser utilizadas para fazer uma tintura medicinal!

As pétalas das calêndulas são comestíveis e podem ser utilizadas em saladas, bolos, arroz, etc. E também podem ser utilizadas para fazer um chá medicinal para variados tratamentos de saúde. Leia também:

Tratamentos naturais com chá de calêndulas

Tratamentos naturais com chá de calêndulas

Aproveite e aprenda também a fazer óleo terapêutico de calêndulas. Leia também:

No entanto, quando necessitamos de uma concentração mais elevada da substância activa e pretendemos ter um efeito mais forte no nosso corpo, preferimos utilizar as calêndulas em forma de tintura.

Esta tintura  é excelente para  para problemas de acne, dermatites, inflamações de garganta e até cólicas abdominais, etc.

Para fazer tintura de calêndulas é muito fácil, só precisa de dois ingredientes: álcool (vodka ou aguardente) e pétalas frescas ou secas de calêndulas.

Nos tempos medievais, a calêndula era usada em sopas, no arroz e misturada à manteiga. Os antigos acreditavam que esta evitava todas as doenças.

As calêndulas são plantas incríveis que têm muito para nos oferecer!
Experimente fazer esta tintura e depois conte-nos os resultados!

Tintura de calêndulas

Ingredientes:

  • pétalas de calêndulas
  • vodka ou aguardente
  • frasco de vidro de boca larga
  • frasco de vidro conta-gotas

Encha o frasco de vidro de boca larga com as pétalas de calêndulas e encha o frasco com vodka ou aguardente na proporção de uma parte de pétalas para 5 partes de vodka. É importante que todas as pétalas fiquem totalmente cobertas pelo álcool.

Feche o frasco e coloque-o num local fresco e escuro, por exemplo na despensa. Agite o frasco nos primeiros 5 dias. Deixe a mistura em repouso durante 4 a 6 semanas.

Aprende a fazer tintura de pétalas de calêndulas

Coe a mistura e utilize uma gaze ou um pano fino para espremer bem as pétalas para aproveitar ao máximo o líquido.

Por fim, guarde o líquido dentro do frasco conta-gotas.

Dose diária: 15 gotas diluídas em pouca água 3 vezes por dia. Aplique as gotas debaixo da língua ou diluídas em pouca água.

Validade: Como a tintura é sensível à luz e ao ar se for armazenada correctamente num local fresco e escuro pode durar até 5 anos.

Se desejar criar uma tintura sem álcool pode simplesmente substituir o álcool (vodka / aguardente) por vinagre de maçã. Basta colocar as pétalas num frasco de vidro e cobri-las com vinagre de maçã e feche o frasco. Coloque o frasco num local quente e ensolarado durante 4 a 6 semanas. Agite o frasco de 2 em 2 dias.

Validade: 1 ano

Aplicações

  • Dores de garganta, laringite, amigdalite, tosse seca e inflamações nas gengivas – Junte 10 gotas de tintura de calêndulas num copo com água e gargareje;
  • Feridas, inchaço e úlceras na pele – Aplicar nas zonas afectadas para reduzir a dor e o inchaço (inflamação) e também para tratar feridas e úlceras que não cicatrizam;
  • Acne – As calêndulas possuem propriedades adstringentes que reduzem a inflamação e evitam a propagação de infecções na pele. Também ajuda a uma cicatrização mais rápida. Aplique directamente na pele, basta adicionar algumas gotas da tintura ao seu creme hidratante facial / corporal;
  • Comichão e irritação do couro cabeludo – Com uma compressa humedecida na tintura aplique nas zonas afectadas;
  • Cólicas menstruais
  • Problemas hepáticos
Aprende a fazer tintura de pétalas de calêndulas

Contra-indicações:

  • Nunca aplicar esta tintura numa ferida aberta;
  • Em caso de uso em crianças deverá ter um especial cuidado e atenção.
Aprenda a fazer tintura de pétalas de calêndulas para tratamentos naturais

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *