Aprenda a receita e quais os benefícios do óleo de calêndulas
A calêndula – Calendula officinalis – é uma planta que produz flores amarelas e cor de laranja. Com esta planta podemos fazer um óleo terapêutico.
São plantas comestíveis que podem ser utilizadas em culinária, chás, tratamentos caseiros e cosméticos.
Existem várias maneiras de extrair as várias propriedades medicinais desta planta. Para uso interno podemos fazer uma tintura ou utilizar o seu chá. Para uso externo podemos utilizar o seu óleo que serve como base para cremes, pomadas, protectores labiais, etc. Leia também:
Este óleo é muito fácil de fazer, bastam 2 ingredientes – pétalas de calêndulas e um óleo base. Pode utilizar azeite, óleo de amêndoas doces, óleo de coco, óleo de rícino, óleo de girassol, etc.
O óleo de calêndulas é um produto imprescindível para ter no seu armário de casa-de-banho / caixa de primeiros socorros.
Benefícios do óleo de calêndulas
As calêndulas possuem muitas propriedades terapêuticas anti-inflamatórias, cicatrizantes, calmantes, regenerativas, clareadoras, etc.
Este óleo pode ser utilizado no tratamento de acne, rugas, dermatites, feridas, queimaduras, picadas de insectos, etc. Nos casos de acne pode aplicar o óleo directamente nas manchas criadas na pele.
Também pode ser utilizado para o tratamento de lábios secos e para hidratar e amenizar o aparecimento de rugas no pescoço.
Quando utilizado no cabelo promove o seu crescimento, combate a caspa e hidrata o couro cabeludo.
O óleo de calêndulas pode ser utilizado inclusivamente por crianças, por exemplo no tratamento de assaduras causadas pelo uso frequente de fraldas.
Óleo de calêndulas
Ingredientes:
- pétalas secas ou frescas de calêndulas
- azeite
- frascos de vidro
Caso utilize pétalas frescas certifique-se de que as mesmas não estão molhadas do orvalho ou de chuva. A altura ideal será colher as pétalas num dia de sol. Após colhê-las, deixe-as a secar ao sol durante 24h antes de as utilizar para fazer o óleo.
Coloque as pétalas dentro dos frascos de vidro e cubra-as totalmente com o azeite. Feche os frascos e agite bem. Coloque-os num local quente durante 4 a 6 semanas. Os frascos devem ser agitados de 2 em 2 dias.
Por fim, basta coar e guardar o óleo num local seco e escuro. As pétalas podem ser reutilizadas no fabrico de sabonetes.
Também pode optar por um método mais rápido que consiste em aquecer as pétalas e o azeite em banho-maria durante 1 a 2 horas. A duração do banho-maria vai influenciar a concentração do óleo – quanto mais tempo o mantiver ao lume mais concentrado ficará.
Validade: 1 ano
Contra-indicações:
Os efeitos secundários são extremamente raros. Por este motivo praticamente toda a gente pode utilizar produtos feitos à base de calêndulas.
Evite utilizar o óleo em feridas abertas.
Se gosta desta planta incrível e quer saber mais sobre ela, leia também:
Tratamentos naturais com chá de calêndulas
Pomada cicatrizante de flores de calêndulas