Blog

Levístico – uma erva com aroma a Knorr que todos devem plantar!

in Jardim/Horta
Levístico - uma erva com aroma a Knorr que todos devem plantar!

O levístico é uma planta usada desde os tempos antigos, nativa da região mediterrânica e o seu nome científico é Levisticum officinale.

Esta planta pertence à mesma família que a salsa, o aipo e a cenoura.

O nome “Levisticum” deriva do latim “ligusticum“, que se refere à antiga região italiana de Ligúria, onde a erva era tradicionalmente cultivada e utilizada na culinária e em medicina.

Na Grécia antiga era utilizada para tratar problemas digestivos, enquanto que na Roma antiga era considerada uma planta afrodisíaca sendo utilizada para fazer poções de amor. No século XVI, a planta começou a ser cultivada em jardins medicinais na Europa e era frequentemente usada para tratar problemas renais e hepáticos.

Além das suas propriedades medicinais, também pode ser usada na culinária como tempero especialmente porque tem o mesmo aroma que os famosos caldos Knorr.

Levístico - uma erva com aroma a Knorr que todos devem plantar!

As suas folhas e caules têm um sabor semelhante ao aipo e são frequentemente usados em sopas, ensopados e molhos. As raízes da planta também são comestíveis e têm um sabor picante semelhante ao gengibre.

Hoje em dia, sabe-se que esta planta pode ser utilizada em remédios naturais para tratar problemas de digestão, problemas respiratórios e infecções do trato urinário. No entanto, a planta também pode tornar-se tóxica se consumida em grandes quantidades.

Embora o levístico seja uma planta praticamente desconhecida nos dias de hoje, é definitivamente uma grande adição ao seu jardim de ervas aromáticas.

Levístico - uma erva com aroma a Knorr que todos devem plantar!

Como plantar levístico

Sementeira / plantação

Semeie as sementes a uma profundidade de cerca de 1cm e com uma distância de 30 a 60 cm entre as plantas. As sementes podem ser semeadas directamente no solo ou em vasos.

Transfira as mudas para o solo assim que elas atingirem 10cm de altura.

Temperatura e luz

Escolha um local que receba sol pleno ou sombra parcial.

Tipo de solo

O levístico gosta de solos soltos e arejados, ricos em nutrientes (adubados), bem drenados e com pH entre 6,0 e 7,0.

Regas

Esta planta necessita receber regas regulares para crescer bem. Mantenha o solo húmido mas não encharcado.

Manutenção e fertilização

O levístico requer pouca manutenção, mas é importante garantir que a planta não fique muito molhada caso contrário irá haver um apodrecimento das raízes.

Aplique um fertilizante equilibrado de vez em quando para promover o crescimento saudável.

Colheita

As folhas e raízes podem ser colhidas assim que a planta atingir cerca de 30 cm de altura. Opte por colher as folhas jovens antes da floração pois as mais velhas são demasiado duras e amargas.

Corte as folhas e os caules na base da planta e desenterre as raízes com a ajuda de uma pá. A planta se regenerará e continuará produzindo folhas e caules novos.

Levístico - uma erva com aroma a Knorr que todos devem plantar!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *