Blog

7 Utilidades das folhas dos tomateiros

in Jardim/Horta
6 Utilidades das folhas dos tomateiros

Sabia que as folhas dos tomateiros, surpreendentemente têm diversas utilidades tanto no jardim quanto na cozinha?

Se costuma podar / capar os seus tomateiros decerto já pensou que poderia aproveitar as folhas. Ou então, costuma ignorar por completo estas partes da planta pois pensa que são venenosas.

Antes de considerar qualquer uma das utilidades que se seguem – particularmente as receitas – é importante desmistificar a preocupação relativamente às toxinas presentes nas folhas dos tomateiros.

As folhas de tomate contêm tomatina e solanina, alcalóides presentes em vários outros membros da família das solanáceas, incluindo as batatas. Estes compostos são considerados tóxicos para os seres humanos quando consumidos em grandes quantidades, criando suspeitas sobre se as folhas de tomate podem ser ingeridas ou não.

A maioria das pessoas precisaria consumir uma tonelada de folhas de tomate para sofrer quaisquer efeitos negativos.

Sabia que estes compostos também estão presentes nos tomates verdes? No entanto estes são consumidos com bastante frequência e utilizados em muitas receitas!

Algumas pessoas são mais sensíveis a estes alcalóides do que outras, por isso é melhor ter algum cuidado.

Se já sofreu algum problema associado à ingestão de tomates verdes ou mesmo tomates vermelhos maduros, evite folhas de tomate. Caso contrário, a sua ingestão é completamente segura desde que seja em pequenas quantidades.

Utilidades das folhas dos tomateiros

1. Chá de folhas de tomateiro

Para os amantes de chá que gostam de secar as suas próprias plantas e fazer combinações interessantes e únicas, considere adicionar folhas secas de tomate à sua despensa.

Embora não seja muito comum, é possível fazer chá com as folhas do tomateiro, tanto frescas como secas – o sabor é muito mais subtil do que o forte aroma da planta.

Assista ao vídeo:

2. Guarnição para ensopados

O sabor pungente das folhas de tomate é uma adição maravilhosa para pratos de carne como ensopados. Semelhante a outras ervas como o alecrim, as folhas podem ser secas e polvilhadas para aumentar o sabor.

3. Pesto de folhas de tomate

Nas receitas com folhas de tomate começamos com o uso mais popular – o pesto. As folhas de tomate têm um sabor que funciona bem no pesto. Também permite que utilize grande parte da sua colheita de uma só vez, fazendo uma pasta deliciosa que dura até 5 dias no frigorífico.

Observação: embora as folhas de tomate sejam comestíveis não deve consumi-las em grandes quantidades tal como faz, possivelmente, com outros verduras.

Ingredientes:

  • 1 punhado de folhas de tomate (sem os caules)
  • 15g de orégãos fresco ou secos
  • 2 folhas de manjericão
  • 2 dentes de alho picados
  • 40ml de azeite
  • sumo de ½ limão
  • sal marinho q.b.
  • pimenta preta q.b.

Macere as folhas de tomate num almofariz juntamente com os orégãos, o manjericão e o alho até formar uma pasta. Adicione o azeite e misture bem. Também pode utilizar um processador de alimentos.

Guarde a mistura num frasco de vidro tapado dentro do frigorífico.

Validade: até 5 dias

7 Utilidades das folhas dos tomateiros

4. Azeite aromatizado com folhas de tomate

O azeite aromatizado com ervas está na moda! Felizmente é facílimo fazê-lo em casa e não ter de gastar balúrdios com os azeites vendidos nos supermercados.

Basta colocar algumas folhas de tomate numa garrafa de vidro com azeite e deixar em repouso durante algumas semanas.

Se preferir um sabor mais intenso, triture as folhas de tomate e regue com o azeite em lume brando. Assim que o óleo começar a borbulhar, retire do lume e deixe arrefecer.

Coe a mistura e guarde-a numa garrafa de vidro.

Dica: Este azeite fica óptimo em pão acabado de cozer ou para adicionar um toque extra a pizzas frescas.

5. Spray antifúngico de folhas de tomateiro

A mancha negra é uma doença causada por fungos que ataca unicamente roseiras. Começam a formar-se manchas amarelo-acastanhadas a pretas no lado superior das folhas e que se podem espalhar rapidamente. A consequência é uma queda prematura das folhas, pelo que as plantas já só têm poucas folhas no fim do verão. A humidade favorece esta doença.

Para aprender a fazer este spray, leia também:

6. Spray insecticida de folhas de tomateiro

Os pulgões são uma das pragas de jardim mais comuns, principalmente em hortas. Podem dizimar rapidamente plantações inteiras se não forem controlados rapidamente devido à sua rápida reprodução e disseminação. Mas com as folhas de tomateiros pode fazer o seu próprio spray inseticida para combater pulgões.

Os alcalóides naturais encontrados nos tomates são tóxicos para os pulgões, mas o spray é seguro para pessoas e animais de estimação.

Ingredientes:

  • 1 punhado de folhas de tomate
  • 2 chávenas de água

Junte os 2 ingredientes num liquidificador e misture bem. Deixe em repouso durante 24h e depois coe as folhas picadas.

Coloque o líquido num frasco de spray para borrifar as suas plantas, especialmente na parte inferior das folhas onde os pulgões gostam de se esconder.

7. Compostor

As folhas e os caules dos tomateiros, ricas em nutrientes, podem ser utilizados em pilhas de compostagem que necessitem de um aumento de nitrogénio. Mas infelizmente, existem alguns riscos envolvidos. Como os tomates são altamente propensos a doenças, as suas folhas e caules devem ser cuidadosamente inspecionados antes de serem compostados.

Qualquer doença presente nos tomateiros tem o potencial de se espalhar pela pilha de compostagem e depois para o resto do jardim quando usada. Portanto, deve ter um especial cuidado antes de colocar as folhas/caules no seu compostor!

Conhecem mais utilidades das folhas dos tomateiros? Partilhem connosco!

6 Utilidades das folhas dos tomateiros

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *