Já conhece a tradição dos manjericos?

Os manjericos são parentes próximos do Manjericão, sendo também uma erva aromática.

O manjerico também é chamado de Erva dos Namorados e é planta popular das festas de São João, no Porto, e de Santo António, em Lisboa.
Segundo a tradição dos manjericos, na altura das festas, em Junho, os namorados oferecem às namoradas um manjerico. A planta é acompanhada de um cravo colorido feito em papel e uma pequena bandeira com um verso popular alusivo ao amor.
As namoradas que forem presenteadas devem manter e cuidar dos majericos durante um ano, até às festas seguintes. Nessa altura o majerico deve ser substituído.
Oferecer um manjerico, é quase como fazer um voto ou um pedido à sua cara metade.
Esta planta é de tal forma parecida com o manjericão que os seus aromas são realmente semelhantes. Os amnjericos são comestíveis e podem ser usadas como condimento.
É considerada uma planta medicinal podendo ser usada no tratamento de gripes, constipações, problemas digestivos e flatulência.
É muito comum cultivar-se majericos em floreiras próximo de janelas e portadas pois estes actuam como repelente de insectos.
Já conhece a tradição dos manjericos?

Mitos sobre o manjericão

Segundo a sabedoria popular diz-se que para sentir o aroma do manjerico se deve tocar na planta com a palma da mão e cheirar a mão. E nunca cheirar directamente a planta pois esta pode morrer.
Esta afirmação é totalmente falsa. Contudo, os manjericos reagem mal à proximidade de álcool e de alho. Talvez alguns hálitos tenham fortalecido este mito.

 

O manjerico é uma planta aromática que exige muitos cuidados:

É uma planta anual, pelo que é difícil manter de um ano para o outro, mas não impossível. Pode apresentar um comportamento perene se estiverem reunidas as condições ideais de temperatura, água e exposição solar mas no nosso país quase sempre dura apenas uma época.

Os manjericos necessitam de muita luz mas não devem estar expostos à luz solar directa. A luz directa pode provocar queimaduras nas folhas e a planta pode morrer.

Caso esteja exposto directamente ao sol, o manjerico deve estar bem regado.

A Erva dos Namorados prefere temperaturas amenas e alguma humidade ambiental. Não tolera temperaturas excessivas como as geadas e o calor intenso.
Para manter o seu manjerico saudável nunca deixe a terra secar completamente. Esta planta gosta de bastante água.

Muitos afirmam que os manjericos secam após as festas, mas a verdade é que as pessoas se esquecem de os regar correctamente.

Mantenha o manjerico em vasos de barro, com uma boa drenagem para que as raízes respirem e não haja acumulação de fungos.

Coloque um prato com água debaixo do vaso para ajudar a manter a humidade nas horas de maior calor. Se retirar o prato com água à noite ajuda a prolongar a vida do seu manjerico.
Pode as flores mal comecem a nascer para prolongar a vida do manjerico.

Já conhece a tradição dos manjericos?

 

Oração ao Santo António

 

“Santo António, tu que és o protetor dos namorados,

olha por mim, pela minha vida, pelos meus anseios.

Defende-me dos perigos,

afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos.

Faz com que eu seja realista, confiante, digna(o) e alegre,

E que eu encontre um(a) namorado(a) que me agrade,

Que seja trabalhador(a), virtuoso(a) e responsável.

Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois

com a disposição e a alegria

 de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada

e uma missão especial.

Que o meu namoro seja feliz e o meu amor não tenha medidas.

Que todos os namorados procurem a mútua compreensão,

a comunhão de vida e o crescimento na fé.

Assim seja.”

Save

Escrito por A Senhora do Monte

Uma homenagem ao Portugal das tradições, dos saberes e dos sabores.