Benefícios das folhas de louro

As folhas de louro são normalmente usadas para aromatizar certos pratos de culinária em todo o mundo.

São utilizadas na preparação de carnes, ensopados, caldos e sopas.

Mas o que provavelmente não sabia é que estas folhas contêm propriedades medicinais. Estas podem ser usadas no tratamento das gripes e têm um efeito calmante.

Leia também: Propriedades e indicações terapêuticas do louro

 

Benefícios das folhas de louro

Coração

As folhas de louro, em si, contêm colesterol zero. São ricas em compostos que ajudam a reduzir os riscos de aparecimento de doenças cardíacas. A pressão arterial, o stress e a ansiedade diminuem após a sua ingestão.

 

Combatem problemas respiratórios

O chá de folhas de louro possui propriedades anti-bacterianas. Este chá é recomendado em casos de febre e gripe ajudando a aliviar o congestionamento.

 

Digestão

As folhas de louro estimulam a produção de saliva e outras enzimas digestivas. Estas enzimas ajudam na quebra de partículas dos alimentos, promovendo assim a digestão saudável. O louro também combate a azia e o inchaço. O chá de folhas de louro deve ser consumido para previnir problemas de obstipação;

 

Pele

As folha de louro contêm uma variedade de antioxidantes e de compostos anti-séptico como a-pineno, ß-pineno, mirceno, limoneno, linalol, cavicol metilo, neral, a-terpineol, acetato de gernyl p-cimeno, euganol e cavicol. Estes são muito benéficos para a pele. Também são ricas em vitamina C que previne os danos dos radicais livres.

 

Benefícios das folhas de louro!

 

Diabetes

As folhas de louro aumentam a produção de insulina controlando os níveis de glicose. O chá de folhas de louro é indicado no combate à diabetes tipo 2.

 

Cancro

As folhas de louro possuem propriedades anti-cancerígenoas (quercetina, ácido cafeico, catequinas, euganol). Estes compostos restringem o metabolismo das células cancerígenas. O louro é bastante útil contra o cancro de mama, cancro cervical e leucemia.

 

Chá de folhas de louro

Coloque 4 folhas de louro num litro de água a ferver. Deixe ao lume durante 5 a 7 minutos. Coe e beba morno.

Deve beber 3 a 4 chávenas por dia para usufruir dos seus benefícios.

 

Curiosidade: Dizem que se escrevermos um desejo numa folha de louro e depois a queimar-mos esse desejo irá realizar-se. Será?

 

Benefícios das folhas de louro

 

Escrito por A Senhora do Monte

Uma homenagem ao Portugal das tradições, dos saberes e dos sabores.