Blog

Saiba quais são os benefícios do consumo de espargos!

in Medicina Natural

Saiba quais são os benefícios do consumo de espargos!

Os espargos são valorizados como iguaria gastronómica e como medicamento natural há, pelo menos, 200 anos A.C. Conheça os seus benefícios!

Os espargos possuem substâncias antioxidantes que agem contra o desenvolvimento de doenças crónicas como as cardiovasculares e o cancro. Por este motivo é importante incluir os espargos à sua dieta diária.

Este vegetal é conhecido desde a Roma Antiga como fortalecedor do sistema imunológico e na eliminação das toxinas presentes no organismo.

Se gosta de espargos, leia também:

Aprenda a cultivar espargos

Saiba que plantas são companheiras dos espargos

Benefícios dos espargos

Propriedades terapêuticas

Os espargos possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, diuréticas, anti-cancerígenas e diuréticas. Na antiguidade, os espargos eram conhecidos pelas suas propriedades afrodisíacas.

Saúde cardiovascular

Os elevados níveis de antioxidantes, fibras e as suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a prevenir doenças ligadas ao coração.

Os espargos também contêm um aminoácido chamado – asparagina – que ajuda a limpar o excesso de sal presente no organismo.

Pele

A presença do antioxidante glutationa ajuda a proteger a pele dos danos causados pelo sol e pela poluição.
A glutationa também é conhecida por desacelerar o processo de envelhecimento.

Fortalecimento do sistema imunológico

Este vegetal é uma fonte de vitamina E que, para além de proteger o corpo contra os radicais livres, fortalece o sistema imunológico.
Consuma espargos com azeite  – o organismo absorve melhor a vitamina E quando esta está acompanhada de gordura.
Saiba quais são os benefícios do consumo de espargos!

Ajuda a emagrecer

Por conterem poucas calorias mas oferecerem parte dos nutrientes que o organismo necessita, os espargos são uma excelente escolha para quem deseja emagrecer.

Os espargos também contêm fibras. Estas promovem a sensação de saciedade logo ajudam a controlar o apetite. Já a vitamina K, encontrada neste vegetal, age como um diurético natural ajudando a combater a retenção de líquidos bem como a sensação de inchaço.

Regula os níveis de açúcar no sangue

Graças à presença de vitamina B6 na sua composição, os espargos ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue.

Humor

Os espargos contêm vitamina B12 e ácido fólico, estes ajudam a evitar a irritabilidade.

este vegetal também contém quantidades significativas de triptofano – um aminoácido que também já foi associado à melhoria do humor.

Fonte de vitamina K

A vitamina K presente nos espargos auxilia o corpo a absorver cálcio, um mineral importante para a saúde dos ossos.

Esta vitamina também é importante para equilibrar a coagulação do sangue necessária para parar uma hemorragia depois de sofrer um ferimento.

Sopa de espargos

Digestão

Devido ao seu teor em proteínas e fibras, os espargos auxiliam a movimentação dos alimento dentro do intestino e a aliviar o desconforto que pode surgir durante a digestão.

Estudos comprovaram que este vegetal possui uma fibra alimentar que está directamente ligada a um bom funcionamento digestivo. Esta somente é digerida no intestino grosso e auxilia a absorção de nutrientes, reduz os riscos de desenvolvimento de cancro do cólon e ainda ajuda a eliminar alergias!

Contra-indicações:
  • pessoas com alergia a cebolinho, cebolas e alhos normalmente têm uma tendência a terem também alergia a espargos;
  • pessoas que sofram de excesso de ácido úrico e cálculos renais não devem consumir espargos;
  • a asparagina, na sua composição, pode fazer com que a urina fique com um aroma desagradável – mas este odor não tem qualquer efeito prejudicial para o seu organismo.

Saiba quais são os benefícios do consumo de espargos!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *