Saiba quais são os benefícios do consumo de espargos!
Os espargos são valorizados como iguaria gastronómica e como medicamento natural há, pelo menos, 200 anos A.C. Conheça os seus benefícios!
Os espargos possuem substâncias antioxidantes que agem contra o desenvolvimento de doenças crónicas como as cardiovasculares e o cancro. Por este motivo é importante incluir os espargos à sua dieta diária.
Este vegetal é conhecido desde a Roma Antiga como fortalecedor do sistema imunológico e na eliminação das toxinas presentes no organismo.
Se gosta de espargos, leia também:
Saiba que plantas são companheiras dos espargos
Benefícios dos espargos
Propriedades terapêuticas
Os espargos possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, diuréticas, anti-cancerígenas e diuréticas. Na antiguidade, os espargos eram conhecidos pelas suas propriedades afrodisíacas.
Saúde cardiovascular
Os elevados níveis de antioxidantes, fibras e as suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a prevenir doenças ligadas ao coração.
Os espargos também contêm um aminoácido chamado – asparagina – que ajuda a limpar o excesso de sal presente no organismo.
Pele
Fortalecimento do sistema imunológico
Ajuda a emagrecer
Por conterem poucas calorias mas oferecerem parte dos nutrientes que o organismo necessita, os espargos são uma excelente escolha para quem deseja emagrecer.
Os espargos também contêm fibras. Estas promovem a sensação de saciedade logo ajudam a controlar o apetite. Já a vitamina K, encontrada neste vegetal, age como um diurético natural ajudando a combater a retenção de líquidos bem como a sensação de inchaço.
Regula os níveis de açúcar no sangue
Humor
este vegetal também contém quantidades significativas de triptofano – um aminoácido que também já foi associado à melhoria do humor.
Fonte de vitamina K
A vitamina K presente nos espargos auxilia o corpo a absorver cálcio, um mineral importante para a saúde dos ossos.
Esta vitamina também é importante para equilibrar a coagulação do sangue necessária para parar uma hemorragia depois de sofrer um ferimento.
Digestão
Devido ao seu teor em proteínas e fibras, os espargos auxiliam a movimentação dos alimento dentro do intestino e a aliviar o desconforto que pode surgir durante a digestão.
Estudos comprovaram que este vegetal possui uma fibra alimentar que está directamente ligada a um bom funcionamento digestivo. Esta somente é digerida no intestino grosso e auxilia a absorção de nutrientes, reduz os riscos de desenvolvimento de cancro do cólon e ainda ajuda a eliminar alergias!
- pessoas com alergia a cebolinho, cebolas e alhos normalmente têm uma tendência a terem também alergia a espargos;
- pessoas que sofram de excesso de ácido úrico e cálculos renais não devem consumir espargos;
- a asparagina, na sua composição, pode fazer com que a urina fique com um aroma desagradável – mas este odor não tem qualquer efeito prejudicial para o seu organismo.