Blog

Sabe o que representam os adesivos encontrados nas frutas e vegetais?

in Medicina Natural
Sabe o que representam os adesivos encontrados nas frutas e vegetais?

É muito comum encontrar adesivos colados às frutas e vegetais que compra no supermercado. Saiba para que servem!

Estes adesivos geralmente possuem um código de barras para digitalização e um código PLU (do inglês Price Look-Up). Estes códigos ajudam na identificação do tipo de fruta ou vegetal que está a comprar.

Se costuma preocupar-se com a sua saúde, aconselhamos a ler o resto do artigo porque estes adesivos contêm mais informações do que imagina!

O código PLU é o número de “pesquisa de preço” e, para além de identificar a fruta ou o vegetal, também ajuda a identificar como o produto foi cultivado. Ao ler este código, poderá descobrir se a fruta / vegetal foi geneticamente modificado, cultivado organicamente ou produzido com fertilizantes químicos, herbicidas ou fungicidas.

Sabe o que representam os adesivos encontrados nas frutas e vegetais?

Adesivos presentes nas frutas e vegetais

1. Se o PLU contém apenas quatro dígitos

Significa que o produto foi cultivado convencionalmente com recurso ao uso de pesticidas.

As quatro letras presentes no código PLU indicam simplesmente que tipo de alimento está a comprar. Ex: todas as bananas são rotuladas com o código 4011.

2. Se o PLU contém cinco dígitos e o primeiro é 8

Significa que o produto que está a comprar foi geneticamente modificado. Ex: uma banana geneticamente modificada tem o código 84011.

3. Se o PLU contém cinco dígitos e o primeiro é 9

Significa que o produto foi cultivado segundo a agricultura biológica não tendo sofrido a aplicação de fertilizantes ou pesticidas químicos nem foi geneticamente modificado. Ex: uma banana cultivada de forma orgânica tem o código 94011.

Observação: a cola utilizada para anexar os adesivos para o alimento é considerada de qualidade alimentar, mas os próprios adesivos não são seguros para consumir.

Se gostou deste artigo, leia também:

Aprenda a eliminar pesticidas de frutas e verduras

Sabe o que representam os adesivos encontrados nas frutas e vegetais?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *