Blog

Resíduos de cozinha que podem ser úteis na sua horta

in Jardim/Horta
Resíduos de cozinha que podem ser úteis na sua horta

Existem alimentos ou restos de alimentos que podem ser úteis na sua horta. Alguns têm a acção repelente, outros servem de fertilizante ou até de herbicida natural!

Sabia que pode usar cascas de laranja para matar formigas? Ou que o sal Epsom ajuda a tornar os tomates mais saudáveis?

As nossas cozinhas possuem imensos recursos que podem ser aproveitados ou reaproveitados no seu jardim / horta. E o factor mais interessante é que estará a poupar dinheiro, elimina o uso de produtos químicos não prejudicando o meio ambiente.

Resíduos de cozinha que podem ser úteis na sua horta

Resíduos de cozinha que podem ser úteis na sua horta

Cascas de laranja

As cascas de laranja podem ser colocadas no composto. Mas também podem servir de repelente de formigas!

Num liquidificador, triture 4 cascas de laranja juntamente com 2 chávenas de água. A seguir, coloque a mistura nos seus vasos.

Se quiser saber mais sobre as diferentes utilidades das cascas de laranja, leia também:

Café

Recebeu familiares ou amigos em sua casa e sobrou café? Não ponha fora. Este pode servir de repelente de lesmas e caracóis!

Coloque o café dentro de um frasco de spray e pulverize as suas plantas.

Para além disto, também pode utilizar grãos de café e fazer uma pequena espécie de “cerca” à volta do seu jardim. Os grãos de café também são um óptimo complemento para o solo pois as minhocas adoram-nos.

Vinagre

O vinagre é um óptimo substituto para o glifosato, que todos sabemos o quanto é tóxico e perigoso para a nossa saúde.

Uma mistura de vinagre branco, água, sabão líquido natural e sal faz um óptimo herbicida natural.

Para saber a receita completa, leia também:

Mas o vinagre também tem outras utilizações como por exemplo pode ser utilizado como fertilizante para plantas que gostem de solos ácidos, como é o caso das azáleas, begónias, gardénias, rododendros, azevinho, magnólias, etc.

Se as plantas que gostam de solo ácido estiverem a ficar amareladas, pode fazer o seguinte fertilizante:

Ingredientes:

  • 1L de água
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco

Misture bem os 2 ingredientes e regue essas plantas com esta mistura. Repita este processo a cada 2 semanas para que as plantas deixem de estar amarelas e voltem ao verde original.

Água da cozedura

Sempre que cozer batatas, massa, vegetais, ovos, etc, não deite fora a água. A água da cozedura serve de fertilizante para as suas plantas. Tenha em atenção que a água não deve conter sal.

Depois da água arrefecer pode reutilizá-la para regar as plantas.

Cascas de nozes, amêndoas e avelãs

As cascas dos frutos secos são uma óptima opção para misturar na terra dos seus vasos. Desta forma a água da rega escorre com mais facilidade e torna também o solo mais arejados.

Ou seja, depois de utilizar o quebra-nozes para partir as cascas, guarde-as num frasco para as reutilizar quando estiver a trabalhar no seu jardim/ quintal.

Também pode optar por utilizar as cascas como cobertura morta de solo. Leia também:

Cascas de ovos

As cascas de ovos são compostas por mais de 95% de minerais. Um deles é o carbonato de cálcio, que é um elemento essencial necessário para o crescimento das plantas. As cascas de ovos também contêm magnésio, potássio, ferro e fósforo, além de proteínas. Estas podem servir para fazer um fertilizante – carregue neste link a verde para aprender a fazer um Fertilizante feito de cascas de ovos

Leia também:

Cascas de banana

As cascas de banana, tal como outras sobras de cozinha, podem ser adicionadas ao seu compostor ou então podem ser usadas como fertilizante natural. Leia também:

Cascas de alho e de cebola

As cascas de alho e de cebola podem ser utilizadas para fazer um spray repelente de pragas. Mas este spray para além de funcionar como repelente / pesticida natural também funciona como adubo! Leia também:

Pimenta-caiena e outros pimentos

Os restos que não utiliza para cozinhar, como os topos e as sementes podem ser utilizados para afastar pragas no jardim / horta.

Misture os restos dos pimentos com água e uma colher de sabão líquido natural. Triture tudo num liquidificador e guarde a mistura num frasco de spray. Utilize para pulverizar as plantas que estão a sofrer ataques.

Lembre-se que este repelente / pesticida também pode afastar outros insectos benéficos. Por isso, deve ser usado com cuidado e só em zonas de grandes ataques de pragas.

Resíduos de cozinha que podem ser úteis na sua horta

Sal de Epsom

Os sais de Epsom são utilizados nos jardins / hortas como fertilizante “secreto”. Estes são solúveis em água, ajudam a aumentar a absorção de nutrientes e não deixam qualquer tipo de resíduos químicos.

O sulfato de magnésio que estimula o crescimento das raízes das plantas, especialmente a do tomate.

O magnésio é fundamental para a germinação das sementes, para a produção de clorofila e dos frutos. O magnésio ajuda a fortalecer as paredes celulares e melhora a absorção de nitrogénio, fósforo e enxofre.

Ingredientes:

  • 1L de água morna
  • 2 colheres de sopa de sal Epsom
  • 1 chávena de sumo de maçã (sem açúcar)

Dissolva os sais de Epsom na água morna e adicione o suco de maçã. Mexa bem.

Esta mistura deve ser utilizada de imediato. Faça furos na terra (solo) pré-humedecida ao redor da borda mais distante das suas plantas e despeje a mistura. Este tratamento deve ser feito uma vez por mês para obter bons resultados.

Ao invés de fazer esta mistura, também pode optar por adicionar 1 colher de chá de Sal de Epsom directamente na terra – este é um óptimo fertilizante para os tomateiros.

Resíduos de cozinha que podem ser úteis na sua horta

Imagens: Pinterest

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *