Blog

Aprenda como deve plantar beterrabas em canteiros e em vasos

in Jardim/Horta
Aprenda como deve plantar beterrabas em canteiros e em vasos

A beterraba é um vegetal que não pode faltar no seu jardim comestível! E que tal aprender a plantar beterrabas em canteiros ou em vasos?

Existem várias variedades de beterrabas, mas as mais conhecidas são as roxas avermelhadas e as amarelas. O formato habitual é o arredondado mas também existem variedades achatadas, cilíndricas ou até afuniladas. A variedade amarela, em Portugal, costuma ser utilizada como alimento para o gado.

Os romanos baptizaram esta planta com o nome de “beta” e os árabes chamavam-lhe “selg” (tendo passado para o português como celga ou acelga pelas semelhanças das folhas).

A rama da beterraba é comestível e pode ser cozinhada salteada, em sopas, guisados, etc. As folhas jovens podem ser usadas cruas em saladas.

É muito comum ser indicada no tratamento de anemias por esta possuir ferro e ácido fólico na sua composição e por se tratar de uma excelente solução para restaurar energias. Também costuma ser indicada em caso de gravidez devido ao seu teor em ácido fólico. Este tem um papel importantíssimo na formação da coluna vertebral do feto.

Leia também:

Como plantar beterraba

Sementeira / plantação

As sementes de beterraba podem demorar algum tempo a germinar devido à sua casca externa resistente. Para acelerar este processo pode mergulhá-as em água morna ou vinagre branco durante 1 hora.

Geralmente é cultivada na Primavera ou no Outono.

Se optar por vasos estes devem ter, pelo menos, 30 cm de profundidade e 30 a 60 cm de largura.

Certifique-se que os orifícios na zona inferior do vaso se encontram desimpedidos para permitir uma boa drenagem. Existem variedades mais pequenas de beterrabas – pode optar por cultivar essas em vasos.

Plante as sementes com espaçamento de 5 a 8 cm entre elas. Como a terra nos vasos pode secar rapidamente mantenha o solo húmido.Mantenha a panela bem regada, pois o solo pode secar rapidamente em potes.

A beterraba não gosta de transplantes e facilmente pode ser semeada directamente a partir da semente. Para uma colheita mais longa, a beterraba pode ser plantada em sucessão a cada três semanas.

Aprenda como deve plantar beterrabas em canteiros e em vasos

Pode semeá-las em canteiros e quando as plantas já têm uma altura de 10 cm podem ser desbastadas.

A beterraba cresce com uma parte da raiz acima do solo portanto as sementes não necessitam ser plantadas profundamente – basta 2,5 a 3 cm de profundidade. Disponha as sementes com cerca de 5 a 8 cm de distância entre elas.

Quando as folhas começam a crescer estas fornecem alguma sombra para as raízes. Embora possa plantar as sementes em fileiras é mais fácil simplesmente espalhar as sementes nos canteiros e depois desbastar as plantas. As plantas desbastadas também podem ser consumidas, não as ponha fora!

Pode usar o velho truque de plantar rabanetes na mesma fileira das beterrabas. Os rabanetes demoram 21 dias a estar prontos para serem colhidos e ainda ajudam a soltar o solo. Quando as beterrabas começam a desenvolver-se os rabanetes estão prontos para serem colhidos.

Outro truque de germinação é cobrir as sementes com vermiculite – assim irá manterá as sementes húmidas e quentinhas mas não as impedirá de brotar à superfície. Este truque é muito útil em jardins com solo abaixo do ideal.

Luz e temperatura

Gostam de sol pleno e sombra parcial. Pode intercalá-las entre outras plantas altas na sua horta.

A beterraba cresce melhor em climas amenos e húmidos. Não é tão tolerante ao frio como por exemplo os bróculos mas conseguem tolerar geadas leves. Para as proteger do frio pode cobri-las com palha.

Tipo de solo

A beterraba prefere solos ácidos, leves e bem drenados.

Retire pedras, paus, etc que possam interferir no desenvolvimento da raíz. é o melhor.

Aprenda como deve plantar beterrabas em canteiros e em vasos

Regas

Necessita de regas regulares para que as raízes não enrijeçam. Use uma cobertura morta de solo para ajudar a evitar que a terra seque e fique demasiado quente. Leia também:

Manutenção / fertilização

Os cuidados de cultivo das beterrabas não são muitos. Para evitar raízes deformadas, mantenha a área livre de ervas daninhas – faça mondas regulares.

Nunca deixe a terra secar demasiado.

Como a beterraba necessita de boro para prevenir o aparecimento de folhas deformadas e manchas negras nas raízes pode utilizar extracto de algas marinhas como correctivo do solo.

Dica: solos demasiado ricos em nitrogénio levam à produção de muitas folhas e pouca raíz!

Colheita

As beterrabas estão prontas a ser colhidas ao final de 50 a 70 dias, mas as suas folhas demoram apenas 30 dias a estarem prontas a serem usadas.

Pode começar a colher as folhas das beterrabas quando estas tiverem alguns centímetros de altura. As folhas são mais tenras antes de atingirem 15 cm de altura.

As beterrabas (raízes) estão prontas para serem colhidas quando atingirem 5 a 6 cm de diâmetro. As raízes maiores são mais duras e fibrosas.

A grande vantagem da beterraba é que pode ficar na terra e ir sendo colhida à medida que é necessária.

Como colher beterrabas

Puxe as beterrabas do solo pelos talos ou cavando. Deixe, pelo menos, 2,5 cm do caule para evitar “sangramento” durante o cozimento.

A beterraba produz flores e sementes no segundo ano de vida. Por isso, deixe algumas plantas no local caso queira produzir as suas próprias sementes. Caso haja geadas não se esqueça de as proteger.

Nas zonas em que clima é frio pode ser colhida no Outono e conservada em areia.

Leia também:

Conservação

As beterrabas podem ser armazenados durante 3 a 4 meses. Pode ser congelada ou enlatada. Leia também:

Plantas companheiras

Cebolas, espinafres, feijões rasteiros, couve-rábano, alface, alho francês e repolhos. Leia também:

Aprenda que plantas são companheiras das beterrabas

Aprenda que plantas são companheiras das beterrabas

Pragas e doenças

As beterrabas podem ser atacadas por pulgões e escaravelhos pretos (Phyllotreta criciferae).

Aprenda como deve plantar beterrabas em canteiros e em vasos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *