Blog

Aprenda a plantar bagas goji em canteiros ou vasos

in Jardim/Horta
Aprenda a plantar bagas goji em canteiros ou vasos

Conhecem o arbusto de bagas goji? Estes frutos são bastante conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes e anticancerígenas!

O goji é um pequeno arbusto perene que pode chegar entre 1 a 4 metros de altura. As raízes são profundas e conseguem ir buscar água mais longe. As suas folhas são pequenas e caducas. Os seus frutos são bagas vermelhas e dentro destes existem 10 a 60 pequenas sementes amarelas.

As folhas deste arbusto são ricas em vitaminas (B, B2, B6, C e E) e minerais (ferro, cálcio, magnésio, potássio zinco e selénio). Já os frutos (bagas) são ricos em 18 aminoácidos, polissacáridos e carotenoides (convertidos em vitamina A). Porque a sua composição é tão completa os frutos são considerados um superalimento!

Este fruto é usado há milénios pela medicina tradicional chinesa como tratamento natural de diversas doenças.

A maior produtora do mundo de bagas goji é Ningxia – uma província chinesa. Em Portugal já existem produtores no Alentejo e no Algarve.

Benefícios das bagas goji

  • possuem propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir várias doenças;
  • possuem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas: o seu consumo frequente pode contribuir para a diminuição da mortalidade de pessoas que sofram de doenças inflamatórias crónicas;
  • possuem propriedades anticancerígenas: o consumo diário de sumo destas bagas diminuiu significativamente a proliferação de células cancerígenas e impede a morte de células saudáveis prevenindo casos de necrose;
  • possui propriedades hipoglicémicas: ou seja, ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue de pessoas diabéticas;
  • estimula o sistema imunitário: ajudam na produção dos glóbulos brancos e anticorpos que ajudam o organismo a lutar contra micro-organismos que causam doenças;
  • combate a degeneração da visão: os componentes fitoquímicos presentes nestas bagas protegem as células da retina contra danos, sejam eles causados por doenças ou por envelhecimento normal do corpo;
  • aumenta os níveis de energia ajudando a diminuir estados de fadiga, etc.

Como plantar bagas goji

O plantio e a sementeira devem ser feitos na Primavera.

Se optar por usar vasos estes têm de ser bastante grandes – com capacidade para 20 litros pois este arbusto gosta de criar raízes profundas. Certifique-se também que os vasos possuem vários orifícios de drenagem para a evitar que as raízes apodreçam com o excesso de humidade.

A germinação das sementes dá-se ao final de 7 a 14 dias.

As flores são pequenas, de cor roxa. A floração dá-se entre os meses de Julho a Setembro.

A planta começa a produzir bagas um ano após a sua plantação.

Este arbusto pertence à mesma família que os tomates por isso necessitam de condições semelhantes.

É uma planta perene com uma vida útil de 30 a 35 anos.

Aprenda a plantar bagas goji em canteiros ou vasos

Sementeira / plantação

Esta planta pode ser propagada através de sementes ou estacas.

As sementes devem ser semeadas a uma profundidade de 1 cm.

As plantas devem ter cerca de 5 metros de distância, mas pode plantá-las com um espaçamento de 2 metros e 2,5 metros entre linhas para criar uma cerca viva ou incentivá-las a trepar por uma parede ou treliça.

O arbusto de Goji tem o mesmo hábito de crescimento que as framboesas, por isso será mais fácil colher as bagas se “treinar” o suporte dos seus ramos ao longo de treliças ou outro ripo de suporte.

Plante ou semeie em solo húmido. Deixe o solo secar antes de regar novamente.

Propagação

As estacas devem ser cortadas na Primavera ou Verão da parte da manhã. Escolha pontas de galhos saudáveis e corte estacas com 10 a 15 centímetros de comprimento.

Corte directamente sob um dos nós das folhas. Remova a folhagem da parte inferior da estaca e mergulhe a ponta num enraízador natural. Leia também:

Coloque as estacas num vaso com terra de boa qualidade e mantenha o solo húmido.

Temperatura e luz

Este arbusto gosta de pleno sol com apenas um pouco de sombra à tarde.

A temperatura óptima para esta planta situa-se entre os 18 e os 24 ºC.

Tipo de solo

Gosta de solos limosos ou arenosos, leves, férteis e bem drenados com um pH de 6,5 a 8,1.

Aprenda a plantar bagas goji em canteiros ou vasos

Regas

As plantas devem ser bem regadas durante o primeiro ano. Evite que o solo seque demasiado entre regas. Faça as regas de manha cedo ou ao final da tarde.

Regue somente a base da planta e não as suas folhas para evitar o aparecimento de doenças.

Manutenção

Pode aplicar uma camada de mulching na base da planta e ir fazendo a monda de ervas daninhas. Leia também:

Uma boa poda pode ajudar a maximizar a colheita de frutos. Mas não faça podas no primeiro ano. As podas só devem ser feitas após a planta estar bem estabelecida e forte.

Durante o Inverno pode os galhos fracos e finos juntamente com os que estiverem mortos ou doentes.

No segundo ou terceiro ano, quando muitos novos galhos brotarem da base da planta escolha um desses galhos mais fortes e rectos para ser o tronco principal do arbusto. Corte este ramo principal de forma a que fique com 50 a 60cm de comprimento para estimular o crescimento lateral. Na estação de crescimento, remova quaisquer ramos dominantes para estimular o crescimento lateral. Remova o excesso de rebentos e a maior parte dos ramos velhos deixando apenas 2 ou 3 hastes velhas.

Fertilização

Se o solo for fértil não é necessário fertilizar ou utilizar composto. Caso o solo seja pobre em nutrientes certifique-se que o corrige antes de fazer a sua plantação.

Pode sim fertilizar uma vez por ano mas adicione uma pequena quantidade de fertilizante sem exageros.

Plantas companheiras

Alface, alhos, cebolas, tomates, videiras, mirtilos, framboesas, groselhas, salsa, manjericão, hortelã, calêndulas e borragem.

Colheita e armazenamento

A colheita é feita durante o Verão e o Outono.

As bagas devem ser colhidas quando apresentarem um cor vermelha escura. Isto normalmente acontece 35 dias após o desaparecimento das flores.

Colha pequenas quantidades para usar imediatamente pois estas bagas não aguentam bem o armazenamento. Estes frutos estragam-se com facilidade, por este motivo é muito raro encontrá-los frescos à venda.

Os frutos normalmente são comidos desidratados. Mas também pode comer o fruto inteiro, fazer sumos e chás, geléias, colocar as bagas em sobremesa.

Aprenda a plantar bagas goji em canteiros ou vasos

Como secar as bagas goji:

  1. Escolha as bagas maduras e sem bolor, lave-as e seque-as com um pano.
  2. Coloque uma folha de papel vegetal no tabuleiro do forno e disponha as bagas ao longo deste. As bagas não devem tocar-se entre si.
  3. Coloque o tabuleiro no forno a uma temperatura de 65ºC durante 4 a 12 horas. DEixe a porta do forno entreaberta para que as bagas não sequem demasiado.
  4. O tempo da desidratação dependerá da temperatura do forno, da quantidade de bagas, da quantidade de humidade que a sua cozinha tiver e da água que as bagas contenham.
  5. Quando as bagas de goji estiverem secas desligue o forno e deixe-as arrefecer por completo.
  6. Guarde-as num frasco de vidro com tampa na despensa.

Pragas e doenças

Esta planta costuma ser atacada por afídeos, ácaros, pulgões, escaravelho da batata e pássaros. Pode sofrer de certas doenças como o míldio, oídio e antracnose. Leia também:

Sabiam que o bicarbonato de sódio ajuda a remover fungos das plantas?

Sabiam que o bicarbonato de sódio ajuda a remover fungos das plantas?

Aprenda a plantar bagas goji em canteiros ou vasos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *