Sabia que as folhas das videiras são comestíveis?
Sabia que as folhas das videiras são comestíveis?
As folhas podem ser comidas sozinhas ou então recheadas, sendo o recheio tradicional arroz com especiarias e ervas aromáticas. Claro que pode recheá-las com outros ingredientes ao seu gosto.
As folhas da videira contêm imensos benefícios para a nossa saúde:
- ricas em vitamina A, C, E, K e vitaminas do grupo B;
- Contêm cálcio, ferro, magnésio, potássio;
- cada folha contém cerca de 1/3 de 1g de fibra
- 3 calorias por folha;
- livres de colesterol, gordura e sódio;
- combatem a perda de memória (Alzheimer);
- possuem propriedades anti-inflamatórias;
- combatem a retenção de líquidos;
- ricas em anti-oxidantes que protegem a pele contra queimaduras solares e envelhecimento precoce;
- combate a fibrose hepática;
Folhas de videira recheadas
Ingredientes
- 1 cebola grande cortada aos cubos
- 1 colher de chá de raspas de limão
- 1 chávena de arroz branco (indicado para fazer rissotto)
- 2 caldos de carne caseiros
- 1 colher de chá de açafrão
- 1 colher de sopa de cebolinho fresco picado
- 1 colher de sopa de salsa fresca picada
- 1 colher de sopa de endro fresco picado
- sal q.b.
- pimenta preta q.b.
- azeite
- sumo de limão
- 10 folhas de videira lavadas
Comece por fazer um refogado com a cebola e as raspas de limão. Quando a cebola estiver aloirada, adicione o arroz e mexa bem durante uns 2 minutos.
A seguir, adicione-lhe o arroz, 1 caldo de carne, o cebolinho, o açafrão, a salsa, o endro, sal e a pimenta. O arroz deve ser assim cozido previamente, em lume brando, durante 10 a 15 minutos. Deve ir mexendo sempre o arroz.
Quando o líquido tiver sido completamente absorvido, tape e retire do lume. Transfira o arroz para uma tigela e deixe-o arrefecer.
À parte, coloque uma panela grande com água ao lume. Quando a água começar a ferver escalde as folhas das videiras durante 3 a 4 minutos. Depois passe as folhas por água fria e seque-as com papel absorvente.
A seguir, numa tábua de madeira, estenda uma folha, com a parte brilhante virada para baixo – coloque 1 ½ colher de sopa de arroz perto do final da haste da folha. Corte a haste da folha. Dobre a ponta da haste sobre o recheio, e em seguida, dobre ambos os lados laterais. Enrole o resto da folha com cuidado para não a rasgar. Deixe alguma folga entre a parra e o arroz pois este, ao cozer, vai expandir o seu tamanho. Repita o procedimento com as restantes folhas.
Num pirex disponha os rolos feitos com as parras. Por cima acrescente o azeite, o outro caldo de carne e o sumo de limão. Encha o pirex com água até que as folhas fiquem quase cobertas. A seguir coloque outro pirex, mais pequeno e cheio de água, por cima dos rolos, de forma a mantêm-los debaixo de água.
Asse a 160ºC no forno durante 30 a 40 minutos.
Por fim, com a ajuda de uma escumadeira retire os rolos da água e disponha-os numa travessa. Coloque a travessa no frigorífico para arrefecer. Decore com rodelas de limão e sirva juntamente com maionese de alho.
Leia também:
Sabia que as flores de abóbora e curgete são comestíveis?
Sabia que as folhas de abóbora são comestíveis?