Blog

Saiba que plantas pode e deve plantar perto das alfaces

in Jardim/Horta
Saiba que plantas pode e deve plantar perto das alfaces

Existem plantas que prosperam ao lado das alfaces mas outras terão problemas com estas vizinhas ou até podem inibir o seu crescimento!

A alface é utilizada na alimentação humana desde cerca do ano 500 a.C., sendo hoje em dia mundialmente cultivada para o consumo em saladas.

A alface é uma escolha popular na maioria das hortas porque é saborosa (cá em casa nunca falta), é benéfica para a nossa saúde, cresce facilmente e é um dos primeiros vegetais a surgir na Primavera.

É rica em vitamina K essencial na coagulação sanguínea. Também possui quantidades consideráveis de vitamina A (importante para a saúde da pele e das mucosas e ajuda a promover o bom funcionamento dos órgãos da visão) e vitamina C (ajuda na cicatrização, combate infecções, evita a fragilidade óssea e má formação dentária). Leia também:

Algumas plantas companheiras da alface, como é o caso dos rabanetes, ficam mais macios e com uma textura muito melhor se forem plantados perto de alfaces.

Saiba que plantas pode e deve plantar perto das alfaces

Plantas companheiras das alfaces

O cebolinho e o alho ajudam a repelir naturalmente os pulgões que tanto gostam de atacar as alfaces.

A beterraba que é uma raíz, utiliza o espaço subterrâneo para crescer. Enquanto que as alfaces têm raízes muito rasas e crescem acima do solo. Ou seja, plantar beterrabas junto de alfaces é uma excelente ideia na medida em que estas não competem pela mesma área – esta é uma forma de maximizar o espaço do seu jardim. Leia também:

No caso das calêndulas, estas são grandes amigas das alfaces pois atraem lesmas. E como as lesmas adoram alimentar-se de alfaces, aproveite para plantar calêndulas afastadas das alfaces. As lesmas vão ser atraídas pelas calêndulas e acabam por deixar as suas alfaces em paz!

Lista dos “melhores amigos” das alfaces

Saiba que plantas pode e deve plantar perto das alfaces

Plantas antagónicas

Evite plantar vegetais da família das couves perto de alfaces.

Apesar do funcho atrair insectos benéficos para a horta / jardim, não combinar bem com a maioria dos outros vegetais pois inibe o seu crescimento atrofiando-os ou até mesmo matando-os.

Saiba que plantas pode e deve plantar perto das alfaces

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *