Blog

Como plantar coentros em canteiros ou vasos

in Jardim/Horta
Como plantar coentros em canteiros ou vasos

O nome científico do coentro é Coriandrum sativum. Se consomem coentros em grande quantidade aprendam como podem plantá-los e a tê-los sempre à mão.

Uns adoram-no outros não o suportam e dizem que sabe a sabão. Cá em casa somos doidos por esta erva aromática e não passamos sem ela. Por isso lembrámo-nos de fazer um artigo a ensinar como podem plantá-los/semeá-los!

As folhas dos coentros são bastante parecidas com as da salsa – daí muitos fazerem confusão. As folhas dos coentros são mais arredondadas e o seu sabor e aroma são totalmente diferentes.

Esta erva aromática possui diversas propriedades tónicas, diuréticas, estimulantes, refrescantes, etc. Para saberem mais sobre as propriedades dos coentros leiam também:

Dica: Para além de poder ser usado como condimento (tanto as folhas como as sementes), a sua infusão ajuda a combater o cansaço, a fadiga e as enxaquecas.

Como plantar coentros

Os coentros podem ser plantados em canteiros, vasos e floreiras. Se optar por canteiros plante 6 a 8 plantas por metro quadrado. No caso de vasos ou floreiras estes devem ter um diâmetro de 15 a 20cm e 30cm de profundidade; e só deve plantar 2 a 3 plantas por vaso.

O seu ciclo de vida é anual e a sua floração é branca.

Sementeira / plantação

A sementeira deve ser feita em março-abril, maio-junho, julho-agosto; mas pode plantar em qualquer época do ano.

Os coentros não suportam bem o transplante. De qualquer forma é possível ser plantado em pequenos recipientes e depois transplantá-lo para o local definitivo – mas tenham cuidado pois não devem mexer muito nas raízes.

Como plantar coentros em canteiros ou vasos

Temperatura

Não aprecia temperaturas baixas, cresce melhor se cultivado em regiões de clima quente. Nos dias mais quentes de verão devem ser mantidos o mais à sombra possível caso contrário começam a grelar.

Em condições favoráveis (estufa ou dentro de casa) conseguem manter a planta sempre fresca e verde o ano inteiro.

Tipo de solo

Gostam de solos bem drenados.

Colheita

A colheita é feita 2 meses após a sementeira ou 15 dias a 1 mês após a plantação.

Regas

Quando a planta ainda é jovem devem manter o solo sempre húmido (sem encharcá-lo). Quando as plantas estiverem bem desenvolvidas as regas devem ser moderadas pois não gostam de água em excesso nem da secura extrema. Por isso, nos dias mais quentes de verão necessitam de mais água.

Manutenção

Vão cortando as hastes à medida das vossas necessidades. Colham as folhas dos coentros em pontos diferentes pois fará com que tenham um fornecimento contínuo de folhas. Aconselhamos que tenham vários vasos semeados em diferentes alturas do ano. Tenham em atenção que esta é uma planta sensível e não dura muito tempo.

Plantas companheiras

A consociação de plantas é uma técnica que comprova que certas plantas crescem melhor ao lado de outras enquanto outras podem inibir o crescimento das plantas vizinhas.

Os coentros devem ser utilizados nos jardins / hortas pois para além de atraírem insectos benéficos que se alimentam de outros insectos prejudiciais também estimulam o crescimento de algumas plantações, como é o caso por exemplo dos espinafres.

As suas flores são um óptimo alimento para polinizadores e ainda atraem outros insectos benéficos.

Os coentros atraem moscas-das-flores (sirfídeos) cujas larvas alimentam-se de pulgões. Esta aromática também ajuda a afastar os escaravelhos da batata.

Para saber quais as plantas que deve plantar perto dos coentros e quais deve evitar, leia também:

Como plantar coentros em canteiros ou vasos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *