Couves de Bruxelas – Propriedades e indicações terapêuticas
As couves de bruxelas são mais nutritivas do que imagina! Estas mini couves funcionam como um desintoxicante para o nosso organismo.
As couves de bruxelas, ou “repolhinho”como é popularmente chamada, é um vegetal capaz de proporcionar altos níveis de vitamina C e outros nutrientes que aumentam a imunidade.
Pertence à família das brássicas. Esta família engloba também o repolho, a couve flor, os bróculos, mostarda, nabo agriões e rabanetes.
Este vegetal tem uma composição nutricional particular, apresentando compostos bioactivos que se destacam quanto à protecção das células relativamente a certas doenças, como é o caso do cancro.
As pessoas que comem grandes quantidades de couve de bruxelas e outras couves têm menos risco de desenvolver cancro de próstata, de pulmão e do cólon.
Por serem extremamente ricas em sulforafano, que é um desintoxicante cancerígeno e que ajuda a prevenir danos no DNA, quando consumido regularmente pode ajudar a minimizar a propagação do cancro de mama.
A vitamina K presente na sua composição confere-lhes um efeito anti-inflamatório, pois actua directamente na regulação das respostas inflamatórias, o que pode ser interessante para evitar certos estados de inflamação.
Propriedades e indicações terapêuticas
- ricas em potássio
- ricas em vitamina C e K
- ricas em ácido fólico
- ricas em fibras
- anti-inflamatória
- aumenta o sistema imunitário
- degeneração macular
- promove a saúde dentária
- ajuda a eliminar cálculos renais
- combate a obesidade
- previne o envelhecimento precoce
- previne a obstipação
- problemas gástricos e digestivos
- combate a hipertensão arterial
- previne o aparecimento de cataratas
- promove a cicatrização de tecidos
- ajuda a manter uma boa saúde óssea
- problemas cardiovasculares
- problemas intestinais
- problemas hepáticos
- previne o aparecimento e propagação de certos tipos de cancro
- colesterol
Couves de bruxelas
Escolha couves verdes e brilhantes, sem presença de folhas amarelas.
A melhor forma de as cozinhar para que não percam os seus nutrientes é ao vapor. Mas não podem ser demasiado cozidas caso contrário irá destruir o seu teor em vitamina C e pode acabar por lhes alterar o sabor e ficarem amargas.