Blog

Como plantar capuchinhas e quais os seus benefícios na horta

in Jardim/Horta
Como plantar capuchinhas e quais os seus benefícios na horta

Existem muitos motivos para plantar capuchinhas na horta e no jardim. São excelentes a combater pragas e ainda são comestíveis!

As capuchinhas são plantas com flores extremamente úteis e atraentes que merecem um espaço em todos os jardins e hortas.

Esta planta pertence ao género Nasturtium e à espécie Tropaeolum majus. São popularmente conhecidas como chagas, flor-do-sangue, agrião-do-méxico, nastúrcio ou nasturtiums. Esta planta ganhou estes últimos nomes comuns devido à sua semelhança com o agrião (Nasturtium officinale).

As partes comestíveis das capuchinhas são as flores, as folhas e as sementes. As flores e folhas podem ser usadas para fazer chás, infusões, sumos, omeletes, molhos e saladas. As sementes podem ser utilizadas para fazer picles.

As flores são extremamente ricas em vitamina C e as folhas em ferro. Leia também:

Como plantar capuchinhas e quais os seus benefícios na horta

Benefícios das capuchinhas na horta / jardim

As capuchinhas são plantas atraentes que florescem abundantemente. Trazem cor e beleza para as hortas e jardins. Mas também há uma série de razões muito práticas pelas quais deve cultivar esta planta.

1. Atrai insectos benéficos

As capuchinhas atraem uma série de insectos benéficos para o jardim / horta como é o caso dos polinizadores.

Ao plantar capuchinhas é uma forma de ajudar as abelhas e outras espécies de abelhas, que estão sob ameaça de extinção devido às mudanças climáticas e à actividade humana. As abelhas são importantíssimas para a nossa sobrevivência neste planeta. Portanto, é extremamente importante que, pequenos jardineiros e produtores, façam a sua parte para protegê-las e ajudá-las!

O facto de ter polinizadores no seu jardim / horta também ajudará a garantir boas colheitas!

Como plantar capuchinhas e quais os seus benefícios na horta

2. Serve de cobertura de solo

As capuchinhas podem servir de cobertura de solo ajudando a reduzir a evaporação da humidade e ainda ajudam a proteger o frágil ecossistema do solo.

A sua cobertura é espessa e a planta propaga-se rapidamente ajudando a impedir a proliferação de plantas indicadora (vulgarmente conhecidas como ervas daninhas). Utilizadas como cobertura de solo, as capuchinhas também podem ser usadas para alimentar o solo pobre ao longo do tempo. Quando usadas como uma espécie de adubo verde podem melhorar o solo de uma determinada área adicionando nutrientes quando as deixar decompor no local no final da estação de cultivo (ou cortadas e descartadas).

Como plantar capuchinhas e quais os seus benefícios na horta

3. Serve de planta companheira para frutas e vegetais

Não são apenas os polinizadores que serão atraídos pelas chagas. Essas plantas também atraem espécies de insectos-praga, como pulgões, gorgulhos e besouros, fazendo das capuchinhas uma planta companheira brilhante na horta.

Como estas pragas são atraídas pelas capuchinhas é uma forma de evitar que frutas, vegetais ou outras safras sejam atacadas.

As capuchinhas são, portanto, uma “cultura armadilha”. Como cultura armadilha ajudam a manter as pragas longe dos tomates, feijões, couves, brócolos, etc e das árvores frutíferas. É uma excelente companheira das abóbora e pepinos pois o seu aroma repele ou confunde muitas das pragas comuns que atacam essas plantas.

As capuchinhas também são excelentes para atrair insectos predadores, o que ajudará a manter as populações de pragas sob controle (por ex: as joaninhas alimentam-se de pulgões).

Como plantar capuchinhas e quais os seus benefícios na horta

4. Serve como vedação natural e cobertura de muros e paredes

Esta é uma planta de crescimento rápido podendo ser utilizada como vedação natural ou até para transformar partes pouco atraentes ou inutéis do jardim e da horta em zonas de uma beleza natural extraordinária.

Como plantar capuchinhas

As capuchinhas podem ser semeadas em vasos, floreiras ou canteiros.

Idealmente devem ser semeadas entre Março e Maio. A floração dá-se durante o Verão e o Outono.

Sementeira / plantação

As capuchinhas são muito fáceis de cultivar a partir das sementes. Também estas são comestíveis. Leia também:

Podem começar a semear as sementes dentro de casa para evitar as geadas. Mas devem evitar o choque do transplante. O melhor será semeá-las em recipientes biodegradáveis (como por ex: tubos de papel higiénico) e depois passá-los para o jardim / horta. Esta é uma forma de não danificarem as raízes.

Também pode semeá-las directamente no local definitivo com 1cmde profundidade. Também podem ser semeadas em sementeiras, bandejas ou copos de papel, sendo transplantadas quando as mudas têm 4 ou 6 folhas verdadeiras. As sementes germinam ao final de 10 a 12 dias mas este tempo pode ser acelerado se colocar as sementes de molho durante 24h.

Para propagar através do método estaquia use pedaços de ramos com 10 a 15 cm de comprimento, de preferência retirados de um ramo bem desenvolvido. Plante 2/3 do ramo no solo e mantenha o solo bem húmido para facilitar o enraizamento.

As sementes devem ser semeadas com um espaçamento de 50 a 90 cm entre plantas e 60 a 90 cm entre linhas.

Como plantar capuchinhas e quais os seus benefícios na horta

Luz e temperatura

As capuchinhas preferem um local ensolarado e relativamente protegido. Não suporta temperaturas muito baixas ou geadas.

Dará mais flores se apanhar luz solar directa mas também tolera sombra parcial (mas a luminosidade deve ser boa).

Como plantar capuchinhas e quais os seus benefícios na horta

Tipo de solo

Esta planta não é muito exigente quanto ao tipo de solo. Prosperam mesmo em solos de qualidade relativamente pobre.

Em solos muito férteis há um maior crescimento da folhagem e uma produção relativamente menor de flores.

Regas

Devem ser regadas com frequência especialmente durante o tempo quente e seco. Mas não encharque a planta.

Preste atenção à rega especialmente nas plantas em vasos ou floreiras pois podem secar mais rapidamente.

Deixe o solo secar entre as regas, mas não por muito tempo.

Como plantar capuchinhas e quais os seus benefícios na horta

Manutenção

Tente manter a área ao redor das capuchinhas livre de plantas indicadoras (vulgarmente conhecidas por ervas daninhas) para reduzir a competição.

Evite usar fertilizantes em excesso pois o solo fértil pode fazer com que as plantas produzam menos flores e mais folhagem.

Corte as flores mortas ou desbotadas para encorajar a planta a continuar a florescer durante mais tempo.

Coloque estacas ou treliças para que a planta possa se enrolar crescendo verticalmente. Caso não use nenhum tipo de suporte a planta irá espalhar-se sobre o solo.

Leia também:

Colheita

A primeira colheita pode ser feita sensivelmente 50 dias após o plantio.

As flores posem ser colhidas assim que estejam completamente abertas. Já os frutos devem ser colhidos ainda verdes.

Se colher as folhas antes da planta florescer estas terão melhor sabor. A colheita pode continuar enquanto as plantas continuarem a crescer bem.

Como plantar capuchinhas e quais os seus benefícios na horta

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *