Blog

Receita de vinagre de flores e folhas de capuchinhas

in Sabores
Receita de vinagre de flores e folhas de capuchinhas

As capuchinhas, também conhecidas por chagas, para além de bonitas são comestíveis. Mas sabiam que podem um vinagre medicinal e delicioso com esta planta?

Em certas regiões do país podem encontrar capuchinhas em terrenos, nas beiras das estradas, etc. As suas flores variam entre o amarelo, laranja, rosa e vermelho. É impossível ficar indiferente perante tal beleza.

Dizem que um azar nunca vem só, mas neste caso é exactamente o oposto! Para além de serem plantas ornamentais, lindas de morrer, também são comestíveis e o seu consumo traz diversos benefícios para o nosso organismo. Esta planta é considerada um verdadeiro antibiótico natural! Leiam também:

Por isso, se ainda não têm esta planta nos vossos jardins – toca a semeá-la! Os vossos quintais vão-se tornar em autênticos jardins do Éden e ainda tornar-se numa fonte de alimento medicinal.

Quando plantada perto de hortícolas, as capuchinhas atraem para si insectos, de forma a que lhes afasta a atenção dos vegetais. Leiam também: Plantas companheiras ou consociação de plantas

Receita de vinagre de flores e folhas de capuchinhas

As flores e as folhas têm um toque apimentado. Podem ser consumidas cruas em saladas. As folhas podem ser recheadas com arroz ou carne ou cozidas / salteadas como espinafres e as suas sementes podem ser transformadas em picles – mais conhecidos por “alcaparras dos pobres”:

Benefícios das capuchinhas

As flores de capuchinhas são ricas em vitamina C e em luteína, um importante carotenóide para a saúde ocular. A luteína é melhor absorvida combinada com gordura, portanto um molho para a salada feito com azeite e vinagre de capuchinhas é um prato perfeito para a nossa saúde!

Receita de vinagre de flores e folhas de capuchinhas

Vinagre de capuchinhas

Esta é uma receita bastante simples e fácil. No fundo trata-se de uma infusão da planta em vinagre.

Basta colher várias flores e folhas jovens. Não utilize partes da planta que tenham um aspecto doente ou danificado.

Ponham as flores e as folhas dentro de um frasco de vidro e depois basta encher o frasco com vinagre de vinho branco.

Receita de vinagre de flores e folhas de capuchinhas

A seguir, tapem o frasco e apaixonem-se por ele pois fica lindo! Mas o que vai ficar mesmo bonito é o vinagre quando estiver pronto.

O preparado deve ficar em repouso durante 2 a 3 semanas num local fresco e escuro. Ao final de alguns dias o vinagre vai ficar com um tom amarelado, alaranjado ou avermelhado, consoante a cor das flores que utilizaram.

Receita de vinagre de flores e folhas de capuchinhas

Quando estiver pronto a usar, devem coar a infusão e guardar o vinagre numa garrafinha de vidro. Vai durar imenso tempo!

Este vinagre pode ser utilizado para temperar saladas, marinadas, legumes grelhados, etc.

Dica: Molho agridoce – misturem 3 colheres de sopa do vinagre de capuchinhas a 3 colheres de mel.

Se gostou desta receita, experimente também:

Vinagre balsâmico feito com morangos

Vinagre de dentes-de-leão

Vinagre de flores de cebolinho

Vinagre de agulhas de pinheiro

Receita de vinagre de flores e folhas de capuchinhas



Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *