Blog

Óleo dos 4 ladrões – Aprenda a fazer este óleo essencial multiusos

em Medicina Natural
Óleo dos 4 ladrões - Aprenda a fazer este óleo essencial multiusos

Como o próprio nome indica, este óleo é uma adaptação da receita do vinagre dos 4 ladrões.

Este vinagre teve e tem tanto sucesso que alguém se lembrou de fazer uma versão em óleo, igualmente potente!

O óleo dos 4 ladrões nada mais é que uma mistura de óleos essenciais com propriedades bastante potentes. Pode ser utilizado em casos de dores de cabeça, constipações, sinusites, picadas de insectos, etc, e até mesmo para a limpeza da sua casa.

Óleo dos 4 ladrões

Ingredientes:

  • 40 gotas de óleo essencial de cravinho (Eugenia caryophyllata)
  • 35 gotas de limão essenciais
  • 20 gotas de óleo essencial de canela
  • 15 gotas de óleo essencial de eucalipto
  • 10 gotas de óleo essencial de alecrim
  • frasco de vidro escuro

Com a ajuda de um pequeno funil junte todos os ingredientes dentro frasco e agite bem.

Utilizações

Massagens

Esta mistura de óleos essenciais pode ser utilizado para massagens. Mas primeiro deve ser diluído num óleo base, por exemplo: óleo de coco, óleo de amêndoas doces, óleo de jojoba, azeite, etc.

Lembre-se que não deve aplicar óleos essenciais directamente na pele, a não ser que os mesmos estejam diluídos num óleo base.

Para uso tópico, faça a diluição da seguinte forma: uma parte (1) de óleo dos 4 ladrões para cinquenta (50) partes de óleo base.

Por exemplo: use 1 gota de óleo dos 4 ladrões para 50 gotas de óleo de amêndoas doces para esfregar nas articulações ou nos músculos (Taxa de diluição de óleo essencial de 2%).

Em caso de peles sensíveis, dilua uma (1) gota de óleo dos 4 ladrões em 100 gotas de óleo base neutro (Taxa de diluição de óleo essencial de aproximadamente 1%).

Usar em caso de constipações, gripes, bronquites (massagem no peito), dores musculares ou nas articulações (massagens).

Loções e cremes

Também pode adicionar óleo dos 4 ladrões a cremes e loções sem aroma / perfume. Estas preparações podem inclusivamente ser usadas para acalmar, limpar ou ajudar na cicatrização de feridas e também em pomadas analgésicas.

Mas tal como acontece com os óleos de massagem deverá diluir o óleo dos 4 ladrões no creme ou na loção antes de aplicá-los na pele. A concentração final do óleo essencial deve ser de 1 a 2,5% por cento para peles normais e de 0,5 a 1% para peles sensíveis.

Também pode aplicar um creme feito com óleo dos 4 ladrões e aplicá-lo na planta dos pés antes de dormir para potenciar o seu sistema imunitário. Esfregar o creme nas mãos tem um efeito desinfectante

Spray para dores de garganta

Adicione 1 a 2 gotas de óleo dos 4 ladrões a 50ml de água destilada ou de nascente. Pode utilizar esta solução para gargarejar ou para fazer um spray para as dores de garganta.

Spray para tratar picadas de insectos (melgas, mosquitos, abelhas e vespas)

Este spray ajuda a reduzir a dor, a inflamação, a comichão e a irritação.

Junte 1 gota de óleo dos 4 ladrões + 1 gota de óleo essencial de alfazema a 30ml de água destilada ou de nascente.

Este spray também pode ser utilizado no caso de irritações criadas por certas plantas, como é o caso das urtigas, folhas de tomateiro, etc.

Spray de limpeza desinfectante

Pode adicionar o óleo dos 4 ladrões a uma base de vinagre de vinho branco e fazer um spray desinfectante. A proporção é de uma colher de café de óleo dos 4 ladrões para 250ml de vinagre. Este spray limpa e desinfecta superfícies, elimina odores e purifica o ar.

Pode também ser utilizado na cama do seu animal (não usar se tiver gatos). Como alguns óleos essenciais não são seguros para cães, após o seu uso deve lavar a cama do animal antes que o mesmo a utilize.

Observação: Os óleos essenciais podem representar um risco tóxico para os felinos pois estes são muito mais sensíveis que os cães. A mais pequena quantidade pode tornar-se potencialmente venenosa. Não deve utilizar óleos essenciais quando se trata de gatos!

Se está em busca de uma vida mais sustentável e gosta de fazer os seus próprios produtos de limpeza e de higiene, tanto para si como para o seu animal de estimação, compre o nosso livro:

O nosso livro para além de incluir receitas para adultos e crianças, também inclui receitas para animais de estimação (cães e gatos) como champôs, sprays antipulgas, óleos essenciais seguros e perigosos para os vossos filhos de 4 patas, etc.

Spray repelente de formigas, pulgões e ácaros

Para fazer este spray basta juntar 2 gotas de óleo dos 4 ladrões a 120ml de água destilada ou de nascente.

Pode ser aplicado tanto em plantas como em bancadas, no chão e até no seu colchão.

Óleo dos 4 ladrões - Aprenda a fazer este óleo essencial multiusos

Inalação de vapor

A inalação de vapores pode ser feita com um recipiente com água a ferver juntamente com um ou mais óleos essenciais.

Esta técnica pode aliviar problemas de sinusite e congestão respiratória. Basta juntar algumas gotas à água a ferver. Não exagere na quantidade de óleo para não ficar um aroma demasiado forte. Coloque uma toalha sobre a cabeça e incline-se sobre a tigela com água. Mantenha os olhos fechados e respire profundamente pelo nariz.

Utilizar em caso de nariz entupido, constipações, rinite, etc.

Difusor

Um difusor é um dispositivo que permite que o aroma e as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais se espalhem pela sua casa. Normalmente, os óleos são colocados no difusor junto com a água. A difusão de certos óleos melhora o humor, e reduz estados de stress ou ansiedade.

Para usar óleo de ladrão para difusão, siga cuidadosamente as instruções do produto que vieram com o seu difusor.

A difusão deste óleo essencial multiusos purifica o ar, mata os micróbios e ainda elimina odores.

Espalhe várias gotas do óleo no difusor e deixe a actuar durante 20 a 30 minutos, 3 ou 4 vezes ao dia. Se não tiver um difusor pode colocar algumas gotas numa panela com água a ferver.

Pode utilizar este tratamento em caso de constipações e gripes. Ao primeiro sinal de algum destes problemas de saúde ligue o difusor com este óleo e mantenha-o ligado até que os sintomas diminuam.

Também pode colocar o difusor no quarto de quem está doente, enquanto dormem. Isto irá fornecer um fluxo constante de óleos terapêuticos cicatrizantes para o trato respiratório.

Precauções

Ao usar óleos essenciais para aromaterapia, certifique-se de que a sala em que você está tenha uma boa ventilação.

No caso do uso do difusor pense em quem mais está na sala a inalar os óleos. Alguns óleos essenciais são perigosos para mulheres grávidas, crianças e animais de estimação!

Se está grávida ou a amamentar consulte o seu médico antes de utilizar óleos essenciais.

Mantenha os óleos essenciais em um lugar onde crianças e animais de estimação não possam alcançá-los.

Ao comprar óleos essenciais, especialmente para inalações ou utilizar no corpo opte por óleos bio.

Contra-indicações

Possível aparecimento de reações cutâneas

Tanto o óleo de cravinho como o de canela pode criar irritações em certos tipos de pele. Se a aplicação tópica do óleo dos 4 ladrões causar vermelhidão, inchaço ou comichão, não volte a usá-lo.

Para uso tópico teste uma pequena quantidade do óleo dos 4 ladrões misturada com um óleo base (porções acima descritas) na área do antebraço para verificar a sensibilidade.

  1. Limpe o antebraço com sabão azul e branco.
  2. Adicione uma pequena quantidade do óleo dos 4 ladrões diluído no éleo base numa área do seu antebraço.
  3. Cubra a zona com uma gaze e mantenha a zona coberta durante 24h.
  4. A seguir, remova e verifique se há irritação.

Também é importante observar se está a desenvolver uma sensibilidade a ambos os óleos ao longo do tempo ao final de aplicações repetidas. Se isso acontecer pare de utilizar o óleo topicamente.

Fotossensibilidade

O óleo essencial de limão pode causar fotossensibilidade. Isyo significa que a exposição ao sol ou a outra radiação ultravioleta pode causar queimaduras ou alterações na pigmentação.

Se tiver utilizado o óleo dos 4 ladrões topicamente evite expôr-se à luz solar directa sem protecção adequada.

Óleo dos 4 ladrões - Aprenda a fazer este óleo essencial multiusos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *