Blog

Aprenda quais são os benefícios do chá de alecrim

in Medicina Natural
Aprenda quais são todos os benefícios do chá de alecrim

Sabia que o alecrim é uma erva aromática que possui diversas propriedades medicinais benéficas para a nossa saúde?

O alecrim há séculos que é usado em fitoterapia na Europa, Ásia e Américas para tratar uma série de doenças.

Nos tempos antigos, o chá de alecrim era usado para tratar tudo, desde queda de cabelo até doenças do sistema digestivo.

O seu chá é rico em vitaminas, ferro e cálcio. É uma óptima forma de aumentar a imunidade do seu organismo e usufruir de todas as suas propriedades terapêuticas. Tem um leve sabor a pinho e o seu aroma é revigorante e rejuvenescedor.

O alecrim pertence à mesma família da hortelã, que também inclui a lavanda (alfazema), tomilho, manjericão e a sálvia.

Benefícios do chá de alecrim

1. Ajuda a eliminar os radicais livres

O chá de alecrim é rico em antioxidantes (polifenóis e flavonóides) que ajudam a melhorar a saúde em geral e prevene danos causados ​​pelos radicais livres.

Os radicais livres são células que causam estragos no corpo, causando stress oxidativo. Este tem sido associado a doenças graves como o Alzheimer, envelhecimento prematuro e até certos tipos de cancro.

A atividade antioxidante do chá de alecrim ajuda a eliminar os radicais livres e a prevenir o aparecimento do stress oxidativo.

2. Promove o crescimento do cabelo

O óleo de alecrim é conhecido como um tratamento natural para condições de perda prematura de cabelo – alopecia. O chá de alecrim pode também oferecer alguns desses mesmos benefícios.

O chá ajuda a aumentar a circulação sanguínea o que estimula os folículos capilares contribuindo para o crescimento do cabelo. O aumento da circulação também fornece nutrientes vitais aos folículos capilares que ajudam a criar cabelos mais fortes.

Este chá também ajuda na eliminação da caspa e a remover a acumulação de produtos que podem deixar o cabelo pesado.

3. Auxilia a digestão

Beber chá de alecrim pode ajudar o sistema digestivo a recuperar após uma doença ou até a melhorar uma dor de estômago.

Este chá melhora a absorção de nutrientes e ajuda a melhorar os processos digestivos que mantêm o intestino saudável. Também contém um fitoquímico que ajuda a equilibrar a microflora e as boas bactérias do intestino.

Um microbioma intestinal saudável faz com que o corpo combata infecções com mais facilidade. Também ajuda na perda de peso pois o organismo processa as gorduras com mais eficiência.

Possui propriedades anti-espasmódicas que ajudam a reduzir gases e inchaço.

4. Ajuda a regular o açúcar no sangue e promove a saúde cardiovascular

O chá de alecrim contém compostos que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue e também ajudar a baixar a pressão arterial.

Este chá age como um anticoagulante no organismo, ajudando a melhorar a circulação e a diminuir o risco de coágulos sanguíneos e ataques cardíacos.

5. Cérebro e sistema nervoso

O alecrim oferece benefícios para o cérebro e sistema nervoso devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e potencial neuroprotetor. Os seus compostos podem melhorar a circulação sanguínea cerebral, proteger contra o stress oxidativo e estimular a cognição. O aroma do alecrim também pode ter efeitos positivos na memória e no desempenho mental.

Aprenda quais são os benefícios do chá de alecrim

Como fazer

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de alecrim (folhas frescas ou secas)
  • 500ml de água a ferver
  • mel (opcional)

Coloque o alecrim num tacho e junte a água a ferver. Deixe em repouso durante 5 a 10 minutos. Coe e beba. Junte mel para adoçar.

Contra-indicações

Pessoas alérgicas à aspirina e ao ácido acetilsalicílico devem evitar a toma deste chá.

Se tiver algum sintoma de reação alérgica, como comichão na garganta ou dificuldade em respirar deve parar imediatamente a sua toma.

Grávidas devem evitar este chá pois pode aumentar o risco de aborto e complicações bem como induzir períodos menstruais.

O chá de alecrim também pode causar sangramento uterino quando consumido em grandes quantidades.

Pessoas que sofram de epilepsia também devem evitar o chá de alecrim.

Aprenda quais são os benefícios do chá de alecrim

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *