Aprenda quais são os benefícios do chá de alecrim
Sabia que o alecrim é uma erva aromática que possui diversas propriedades medicinais benéficas para a nossa saúde?
O alecrim há séculos que é usado em fitoterapia na Europa, Ásia e Américas para tratar uma série de doenças.
Nos tempos antigos, o chá de alecrim era usado para tratar tudo, desde queda de cabelo até doenças do sistema digestivo.
O seu chá é rico em vitaminas, ferro e cálcio. É uma óptima forma de aumentar a imunidade do seu organismo e usufruir de todas as suas propriedades terapêuticas. Tem um leve sabor a pinho e o seu aroma é revigorante e rejuvenescedor.
O alecrim pertence à mesma família da hortelã, que também inclui a lavanda (alfazema), tomilho, manjericão e a sálvia.
Benefícios do chá de alecrim
1. Ajuda a eliminar os radicais livres
O chá de alecrim é rico em antioxidantes (polifenóis e flavonóides) que ajudam a melhorar a saúde em geral e prevene danos causados pelos radicais livres.
Os radicais livres são células que causam estragos no corpo, causando stress oxidativo. Este tem sido associado a doenças graves como o Alzheimer, envelhecimento prematuro e até certos tipos de cancro.
A atividade antioxidante do chá de alecrim ajuda a eliminar os radicais livres e a prevenir o aparecimento do stress oxidativo.
2. Promove o crescimento do cabelo
O óleo de alecrim é conhecido como um tratamento natural para condições de perda prematura de cabelo – alopecia. O chá de alecrim pode também oferecer alguns desses mesmos benefícios.
O chá ajuda a aumentar a circulação sanguínea o que estimula os folículos capilares contribuindo para o crescimento do cabelo. O aumento da circulação também fornece nutrientes vitais aos folículos capilares que ajudam a criar cabelos mais fortes.
Este chá também ajuda na eliminação da caspa e a remover a acumulação de produtos que podem deixar o cabelo pesado.
3. Auxilia a digestão
Beber chá de alecrim pode ajudar o sistema digestivo a recuperar após uma doença ou até a melhorar uma dor de estômago.
Este chá melhora a absorção de nutrientes e ajuda a melhorar os processos digestivos que mantêm o intestino saudável. Também contém um fitoquímico que ajuda a equilibrar a microflora e as boas bactérias do intestino.
Um microbioma intestinal saudável faz com que o corpo combata infecções com mais facilidade. Também ajuda na perda de peso pois o organismo processa as gorduras com mais eficiência.
Possui propriedades anti-espasmódicas que ajudam a reduzir gases e inchaço.
4. Ajuda a regular o açúcar no sangue e promove a saúde cardiovascular
O chá de alecrim contém compostos que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue e também ajudar a baixar a pressão arterial.
Este chá age como um anticoagulante no organismo, ajudando a melhorar a circulação e a diminuir o risco de coágulos sanguíneos e ataques cardíacos.
5. Cérebro e sistema nervoso
O alecrim oferece benefícios para o cérebro e sistema nervoso devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e potencial neuroprotetor. Os seus compostos podem melhorar a circulação sanguínea cerebral, proteger contra o stress oxidativo e estimular a cognição. O aroma do alecrim também pode ter efeitos positivos na memória e no desempenho mental.
Como fazer
Ingredientes:
- 2 colheres de chá de alecrim (folhas frescas ou secas)
- 500ml de água a ferver
- mel (opcional)
Coloque o alecrim num tacho e junte a água a ferver. Deixe em repouso durante 5 a 10 minutos. Coe e beba. Junte mel para adoçar.
Contra-indicações
Pessoas alérgicas à aspirina e ao ácido acetilsalicílico devem evitar a toma deste chá.
Se tiver algum sintoma de reação alérgica, como comichão na garganta ou dificuldade em respirar deve parar imediatamente a sua toma.
Grávidas devem evitar este chá pois pode aumentar o risco de aborto e complicações bem como induzir períodos menstruais.
O chá de alecrim também pode causar sangramento uterino quando consumido em grandes quantidades.
Pessoas que sofram de epilepsia também devem evitar o chá de alecrim.