Blog

Sabia que o vinagre ajuda a germinar sementes mais rápido?

in Jardim/Horta
Sabia que o vinagre ajuda a germinar sementes mais rápido?

Decerto já lhe aconteceu ter algumas dificuldades em germinar sementes de plantas. Mas nós temos a solução!

Existe uma razão pela qual as sementes não germinam enquanto ainda estão nos pacotes nas prateleiras das lojas. A maioria das sementes possui um grau de dormência interna (endógena), o que significa que as condições devem ser adequadas para haver germinação .

A germinação de sementes depende de vários factores como o tipo de solo, a humidade, a temperatura, luz ideal (ou escuridão, dependendo da espécie de planta), a qualidade das sementes, etc.

Para além disso, as sementes em germinação necessitam de uma boa quantidade de oxigénio para que seu metabolismo acelere. Se alguma delas não estiver boa, não irá germinar.

Em muitos casos, o grau de dormência interna é considerado raso e as sementes germinarão facilmente quando as condições forem favoráveis, mas para certas plantas com uma dormência mais complexa pode ser necessário ajudá-las.

Algumas sementes têm dormência externa (exógena). Os seus tegumentos (camada externa da semente) duros e impermeáveis são inacessíveis à água e ao oxigénio!

Em casa podemos tentar alguns métodos para desfazer ou desgastar o revestimento da semente.

Se a camada exterior da sementes não for extremamente dura, pode ser suficiente mergulhá-las em água morna (não quente) até 24 horas.

As sementes mais duras podem necessitar de um solvente mais forte, como é o caso do vinagre!

Utilidades extraordinárias do vinagre no jardim e na horta

Germinar sementes em vinagre

O vinagre é um alimento básico que é utilizado em todo o mundo na cozinha. Contém cerca de 5 a 8% de ácido acético. O ácido acético faz com que a camada externa das sementes se desfaça ajudando-as a germinar com maior facilidade. Isto também evita a propagação de qualquer agente patogénico e ainda permite que as mudas em desenvolvimento absorvam quaisquer nutrientes que são adicionados durante o processo de germinação.

Como se faz?

Coloque as sementes dentro de um copo e junte uma colher de sopa de vinagre. O objectivo é que as sementes fiquem totalmente cobertas. Deixe em repouso durante uma noite (não excedendo 12h).

Depois disso as sementes devem ser lavadas com água. Por fim, semeie as sementes no dia seguinte após a imersão. Não as armazene!

Esta dica funciona muito bem para aquelas sementes mais chatinhas como o melão, o quiabo e a beringela. Mas pode ser utilizada em todas as sementes que possuam a tal camada externa.

Se quiser aprender mais um pouco sobre as diferentes utilidades do vinagre, leia também:

Sabia que o vinagre ajuda a germinar sementes mais rápido?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *