Vinagre de sidra – Propriedades e indicações terapêuticas
O vinagre provém da fermentação de uma bebida alcoólica e, quase sempre, o vinagre mais indicado é feito da sidra (maçã) ou do vinho. Nela, o álcool mistura-se ao oxigénio contido no ar para desaparecer e se transformar em ácido acético e água.
Muito simples de ser preparado, este vinagre é, entre outras coisas, dotado de uma vasta gama de vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais e várias enzimas.
Os poderes curativos e profilácticos provenientes do uso do vinagre vêm desde os tempos mais remotos até ao seu reconhecimento científico dos nossos dias.
Cientistas têm mostrado que se for adicionado vinagre à água onde está mergulhado um osso, o cálcio deste será extraído e ficará depositado no fundo do recipiente. Hipócrates, o pai da medicina costumava tratar os seus pacientes com esta bebida.
É utilizado como desinfectante e, ainda hoje, alguns hospitais usam vinagre devido à sua eficácia não apenas em matéria de saúde e suas qualidades nutrientes, mas também pela sua composição competente para fins anti-sépticos.
Os tipos de vinagre são tão variados quanto as espécies de maçãs; mas uma coisa é certa: quanto mais natural for o produto, mais essas qualidades serão reforçadas. Um teste muito simples para esta confirmação: se não houver nenhum depósito no fundo da garrafa é sinal de que este foi muito filtrado; se houver detritos no fundo da garrafa é sinal que este não foi muito filtrado logo é o melhor dos vinagretes.
O vinagre de sidra tem propriedades muito parecidas com a química dos sucos gástricos segregados pelo estômago daí ser capaz de matar bactérias nocivas à nossa saúde. Tem, também, bastantes benefícios para a saúde pois contém mais de trinta elementos nutritivos importantes bem como vários minerais, ácidos essenciais, vitaminas e enzimas. Alguns médicos ainda hoje recomendam, como antigamente se fazia, a toma de duas colheres de vinagre após as refeições para evitar intoxicações alimentares.
Se quiser aprender a fazer vinagra de maçã/sidra, leia também:
Aprenda a fazer vinagre de maçã saudável e natural
Propriedades e indicações terapêuticas
- ferro
- vitamina B12
- ácido fólico
- cálcio
- anti-séptico
- antibiótico
- artrite
- anemia
- osteoporose
- cancro
- azia
- diarréia
- anti-envelhecimento
- aliviar as cãibras nocturnas das pernas
- acalmar músculos cansados
- tosse
- reduz a hipertensão
- caspa
- esfoliação do couro cabeludo
- calos
- infecções oculares
- cataratas
- anti-fúngico
- anti-oxidante
- infecções da pele
- picadas de insectos (abelhas, vespas, etc): aplicar na zona afectada uma mistura de água com vinagre e expô-la ao sol durante uns breves minutos
- queimaduras: banho de água morna com um copo de vinagre alivia as dores
- preparação de sementes
- neutraliza maus cheiros
- brilho aos cabelos
Leia também:
Soluções ecológicas na limpeza da sua cozinha
Vinagre Aromático para banhos de imersão