Cevada – Propriedades e indicações terapêuticas
A cevada tem o nome científico Hordeum vulgare.
É originária da Etiópia e do Sudeste Asiático, onde tem sido cultivada há mais de 10 mil anos.
As antigas civilizações usavam este cereal como alimento para humanos e animais e para produzir bebidas alcoólicas – o primeiro vinho de cevada foi produzido na Babilónia no ano 2800 a.C.
A água de cevada desde a antiguidade que tem sido utilizada para diversos fins medicinais.
Na Grécia antiga a cevada era considerada como um cereal básico no fabrico de pão e era um alimento importante para os atletas que atribuíam a grande parte da sua força a uma alimentação rica em cevada. Os gladiadores eram conhecidos como “hordearii” – que significa “comedores de cevada”.
Este cereal também foi venerado na antiga China como um símbolo de virilidade devido às suas espigas serem pesadas e conterem numerosas sementes.
Como o trigo era muito caro e pouco abundante na Idade Média, muitos europeus faziam o pão com uma mistura de cevada e centeio.
Já no século XVI os espanhóis introduziram a cevada na América do Sul, e os colonizadores holandeses e ingleses do século XVII levaram-na para os Estados Unidos.
Actualmente os maiores produtores comerciais deste cereal são a Rússia, a França, os Estados Unidos, o Canadá, Espanha e a Alemanha.
Conservação: Deve ser guardada em recipientes de vidro, esterilizados, hermeticamente fechados num local fresco e seco. Também pode ser conservada no frigorífico durante o tempo quente.
Propriedades e indicações terapêuticas
- rica em fósforo, selénio, cobre, manganês e fibras;
- combate a obstipação;
- alivia a impotência e a fraqueza sexual;
- prevenção de cálculos biliares;
- desenvolve e conserva os tecidos;
- previne o aparecimento de doenças cardiovasculares;
- anti-cancerígena (cancro de mama);
- diurética;
- controle de hormonas;
- conferem elasticidade e hidratação à pele e aos cabelos, etc.
Uso Interno:
- Digestão – Ferva 150g de cevada num litro e meio de água durante 10 minutos. Quanto atingir a fervura, retire do lume e deixe em repouso durante alguns minutos. Acrescente uns pingos de limão e açúcar mascavado para adoçar.
Contra-Indicações:
A cevada contem glúten na sua composição logo não deve ser consumida por celíacos.
