Sabe o que são plantas companheiras ou consociação de plantas?

Algumas plantas são amigas umas das outras e algumas simplesmente não se dão nada bem, tal como as pessoas!

Para garantirmos o sucesso das nossas plantações não basta um bom solo, nutrientes, luz e água. Também é necessário que as plantas se dêem bem umas com as outras – consociação de plantas.

 

Sabe o que são plantas companheiras ou consociação de plantas?

 

A consociação de culturas é um método em que se cultiva duas ou mais plantas próximas umas das outras.

O objectivo deste método é produzir um maior rendimento num determinado pedaço de terra, fazendo uso de recursos que de outra forma não seriam utilizados numa monocultura.

Para que tudo corra bem é necessário fazer um planeamento tendo em conta o tipo de solo, o tipo de culturas, o clima, etc.

 

Sabe o que são plantas companheiras ou consociação de plantas?

 

Uma das regras básicas da consociação de plantas é não ter culturas / plantas a competir umas com outras por água, luz, nutrientes ou espaço físico – plantas companheiras.

Outra regra da consociação é plantar uma cultura com raízes profundas juntamente com uma cultura de raízes rasas. Ou também, plantar uma cultura com altura (ex: milho) com outra que necessite de sombra parcial.

Certas ervas actuam como repelentes naturais de insectos. Estas ervas ajudam a confundir os insectos com odores fortes afastando-os de certas culturas.

A isto se chama trabalhar com a Natureza.

 

Sabe o que são plantas companheiras ou consociação de plantas?

 

A consociação de plantas / plantas companheiras incentiva a biodiversidade, proporcionando um habitat especial para vários insetos e organismos no solo que não estão presentes nas monoculturas. Desta maneira, ajudam a combater surtos de pragas – aumentando a biodiversidade de predadores.

 

Também certas ervas indicadoras, também chamadas de daninhas, ajudam a puxar os nutrientes do fundo do solo. Quando estas ervas morrem, ao se decomporem deixam esses nutrientes na superfície do solo – fazendo com que certas plantas baixas se alimentem deles com maior facilidade.

 

Sabe o que são plantas companheiras ou consociação de plantas?

 

Plantas companheiras

  1. A sálvia reduz as lesões causadas pela traça do repolho;
  2. As chagas actuam como “plantas armadilha” – atraem insectos para si mesmas de forma a que os afastam de outras culturas;
  3. O manjericão e o aneto quando plantados entre os tomateiros podem protegê-los da lagarta do tomate;
  4. As calêndulas quando plantadas perto de outras plantas só trazem benefícios. Ajudam a repelir nemátodos, besouros, e outras pragas. As calêndulas repelem também os ataques de animais de grande porte como é o caso dos veados.
  5. A salsa, as cenouras, as patisnagas e o aneto atraem insectos benéficos, como é o caso das joaninhas, louva-a-deus e aranhas. Estes, por sua vez, irão comer as pragas de insectos que estão a atacar as suas culturas;
  6. Os feijões de arbusto toleram bem a sombra causada pelo milho. Estas duas plantas não competem por água nem por nutrientes pois as raízes destas duas plantas ocupam diferentes níveis no solo;
  7. Os espinafres também toleram bem a sombra causada pelo milho;
  8. As alfaces, rabanetes e outras plantas de crescimento rápido podem ser semeadas entre melões ou abóboras pois amadurecerão e serão colhidas muito antes que estes necessitem de mais espaço.

Sabe o que são plantas companheiras ou consociação de plantas?

 

Plantas antagónicas

  1. As batatas e os feijões crescem mal na companhia de girassóis;
  2. Apesar das couves e a couve-flor estarem intimamente relacionadas, estas não gostam de crescer uma ao pé das outras;
  3. As cebolas e os alhos ajudam a repelir uma série de pragas sendo portanto excelentes vizinhos para a maioria das hortícolas. Mas como existe sempre o reverso da moeda – estes atrofiam o crescimento das ervilhas e dos feijões.

 

Sabe o que são plantas companheiras ou consociação de plantas?

 

A chave do sucesso para a consociaçãp de plantas é a observação! Aponte as combinações que fez na sua horta / jardim e os resultados de ano para ano. Por fim, não se esqueça de compartilhar com os seus amigos jardineiros e agricultores!

O companheirismo é tão importante para os agricultores como para as hortas! 

Tabela de Consociação de Plantas A Senhora do Monte

 

Portanto, que vegetais devemos plantar ao lado uns dos outros? Ou o que posso plantar com batatas para favorecer o seu crescimento?

Terá de esperar pelos nossos próximos artigos!

 

Sabe o que são plantas companheiras ou consociação de plantas?

Escrito por A Senhora do Monte

Uma homenagem ao Portugal das tradições, dos saberes e dos sabores.

  • Magali Azevedo

    adorei aas ´publicacoes parabens