Blog

Hoje é dia de São Martinho – saiba porquê!

in Saberes

Hoje é dia de São Martinho - saiba porquê!

Sabe porque festejamos o Dia de São Martinho?

São Martinho foi um dos principais religiosos a espalhar a fé cristã na Gália (actual França) e tornou-se num dos santos mais populares da Europa!

Acredita-se que este santo oferece protecção aos alfaiates, aos soldados e cavaleiros, aos pedintes e aos produtores de vinho.

Dia de São Martinho

Foi a 11 de Novembro que São Martinho foi sepultado na cidade francesa de Tours, a sua terra natal, e é por esse motivo que a data foi a escolhida para celebrar o Dia de São Martinho.

O dia de São Martinho é festejado um pouco por toda a Europa, mas as celebrações variam de país para país.

Castanhas assadas

Em França e Itália, à semelhança de Portugal, comem-se castanhas assadas. Já em Espanha, faz-se a matança de um porco, e na Alemanha acendem-se fogueiras e organizam-se procissões.

 

Em Portugal, o costume do Magusto, que tradicionalmente começava no Dia de Todos-os-Santos, é simultâneamente uma comemoração da chegada do Outono e um ritual de origem religiosa: o dia do Santo Bispo de Tours – São Martinho (França).

Este ritual está historicamente associado à abertura e prova do novo vinho que foi feito em Setembro. Bebe-se água-pé e jeropiga.

A água pé é o resultado da água lançada sobre o bagaço da uva, donde se retirava o pouco de mosto que aí se mantinha. Esta bebida pode ser consumida em plena fermentação ou, depois disso, adicionando-lhe álcool.

Assim, diz o ditado popular:

“No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho

No fundo, com o São Martinho e o Magusto comemora-se a proximidade da época natalícia, e mais uma vez, a sabedoria popular é esclarecedora:

“dos Santos até ao Natal, é um saltinho de pardal!”

Leia também:

Propriedades e indicações terapêuticas das castanhas

Aprenda a fazer jeropiga caseira – uma bebida tradicional portuguesa

Receita de sopa de castanhas

Lenda de São Martinho

Corria o ano de 337, no século IV, e um Outono duro e frio assolava a Europa.

Reza a lenda que um cavaleiro gaulês, chamado Martinho, tentava regressar a casa quando encontrou a meio do caminho, durante uma tempestade, um mendigo que lhe pediu uma esmola. O cavaleiro, que não tinha mais nada consigo, retirou das costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com a espada, e deu-o ao mendigo. Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar. O bom tempo prolongou-se por três dias.

Na noite seguinte, Cristo apareceu a Martinho num sonho. Usando o manto do mendigo, voltou-se para a multidão de anjos que o acompanhavam e disse em voz alta:

“Martinho, ainda catecúmeno [que não foi batizado], cobriu-me com esta veste”.

Lenda de São Martinho

O milagre ficou conhecido como “o verão de São Martinho”. Desde então, por altura de Novembro, o ríspido tempo de Outono vai embora e o sol ilumina-se no céu, como aconteceu quando o cavaleiro ofereceu o manto ao mendigo.

O famoso cavaleiro da história era um militar do exército romano que abandonou a guerra para se tornar num monge católico e dedicar a sua vida a fazer o bem.

É devido a esta lenda que, todos os anos, festejamos o Dia de São Martinho a 11 de Novembro!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *