Aprenda a fazer jeropiga caseira – Uma bebida tradicional portuguesa
Sabem o que é jeropiga? Querem aprender como se faz? A jeropiga é uma bebida alcoólica tradicional portuguesa.
É preparada com mosto de uva e aguardente para parar a fermentação, tornando-a numa bebida mais doce e mais alcoólica que o vinho.
Esta bebida acompanhava, tradicionalmente, os magustos. As castanha é o fruto seco associado às comemorações do Magusto e do dia de São Martinho – costumam ser consumidas durante o Outono, assadas ou cozidas.
Leia também:
Propriedades e indicações terapêuticas das castanhas
História da tradição do Dia de São Martinho
Segundo uma notícia em 2003, a comercialização da jeropiga foi proibida devido à sua produção ser caseira. Por este motivo é muito difícil encontrar esta bebida à venda.
Jeropiga caseira
Ingredientes
- 1L de aguardente
- 2L de mosto
- 300g de açúcar
- 1 pau de canela (opcional)
- 1 cravo da índia (opcional)
O mosto guardado após as uvas terem sido bem pisadas deve ser tapado até que comece a fermentar. Normalmente este processo demora uns 2 dias e o preparado começa a cheirar a vinho.
Nessa altura acrescenta-se a aguardente e o açúcar e mistura-se muito bem. Guarde num recipiente hermeticamente fechado e deixe em repouso durante um mês.
Findo esse tempo, coa-se muito bem o preparado e guarda-se em garrafas de vidro.
Discordo completamente, do descrito conforme fazer a aguardente, nomeadamente nas quantidades, É hábito comum dizer que é 3 litros de mosto e um de aguardente: A jeropiga para não estar sujeita a fermentar terá que ter no mínimo 17º de álcool, só a partir deste valor alcoólico é que as leveduras do mosto morrem e não conseguem mais levantar fermentação, se ficar por ex: com 15º pode levantar fermentação e transforma algum açúcar em álcool, ao atingir +/- 17º para, mas nota-se que houve revolta originada de fermentação. Normalmente a aguardente caseira anda pelos 55º, para que a jeropiga fique no mínimo com 17 dividimos 1l de aguardente com 55º por 17º dá 3,2 litros assim será 2,2 litros de mosto e 1 de aguardente, se a aguardente tiver 60º então será 2,5 l por 1 l ficando com 17º mas se ficar com 18 ou 19 ainda melhor, que é o que pelo mesmo fim é o que acontece com o vinho do Porto, que está sempre entre os 18 e 22º.
Retifico, no comentário acima na 1ª linha onde digo aguardente, é jeropiga.