Blog

Porque se chamam tripeiros aos habitantes do Porto?

in Saberes

Porque se chamam tripeiros aos habitantes do Porto?

Conheça a história fantástica que deu origem ao nome “tripeiros” dado aos habitantes do Porto.

Em 1415, nas margens do Douro, contruíam-se as naus e os barcos que levariam os portuguesas à conquista de Ceuta e, mais tarde, à epopeia dos Descobrimentos.

A razão destas contruções era sigilosa, uns pensavam que as embarcações serviam para transportar a infanta D. Helena a Inglaterra onde esta se iria casar, outros pensavam que seria para levar El Rei D. João I a Jerusalém para visitar o Santo Sepulcro.

Os boatos eram muitos e havia ainda quem afirmasse que a armada se destinava a tansportar os infantes D. Henrique e D. Pedro a Nápoles para ali se casarem. Foi nessa altura que o infante D. Henrique apareceu de forma inesperada no Porto para acompanhar o andamento das construções e, apesar de satisfeito com os trabalhos, achou que se poderia fazer ainda mais.

 

Porque se chamam tripeiros aos habitantes do Porto?

 

O infante confidenciou ao fiel encarregado do estaleiro, mestre Vaz, que as secretas e verdadeiras razões de tais construções seriam a conquista de Ceuta.

O infante D. Henrique após revelar o segredo pediu ao mestre Vaz e aos seus homens mais empenho e sacrifício. O mestre Vaz descansou o infante dizendolhe que iriam fazer o mesmo que fizeram à cerca de 30 anos atrás na guerra com Castela: iriam fornecer toda a carne da cidade e apenas comeriam as tripas.

Devido a este tamanho sacrifício gerou-se a alcunha de “tripeiros“.

Comovido, o infante D. Henrique disse ao mestre Vaz que o nome “tripeiros” era uma verdadeira honra para o povo do Porto.

 

Porque se chamam tripeiros aos habitantes do Porto?

 

A história de Portugal registou este sacrifício invulgar dos heróicos “tripeiros” que contribuíram de forma notável para que a grande frota do infante D. Henrique, com 20 naus e 7 galés, partisse a caminho da conquista de Ceuta.

Também devido a este facto histórico criou-se um prato tradicional conhecido por Tripas à moda do Porto.

Leia também: Receita de tripas à moda do Porto

 

Tripas à moda do Porto

 

Save

Save

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *